Pular para o conteúdo principal

DÍZIMOS e OFERTAS: Detalhes que influenciam a bênção (divina parte 2)

O Sacrifício que Deus aceita...
Detalhes que influenciam a bênção divina (parte 2)
Por Gerson Luiz Garcia de Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida

PRIORIZANDO A DEUS:

Quando examinamos a Palavra de Deus, não com preguiça ou pensamentos pré-concebidos e já formados, podemos ser confrontados com a urgência de priorizar a Deus.
O texto áureo sobre o dízimo e ofertas, de Malaquias 3:8-12, passa despercebido para muitos hoje, porque já virou tema de debates e embates religiosos. Mas tentarei acender novamente a chama de vitória desse texto, apresentando brevemente algumas observações sobre o mesmo.

Note:

Dízimos são primícias entregues à Deus por aqueles que o servem. Deus tem sido o primeiro na sua vida? Para quem você tem dado as primícias, o melhor de sua vida? Qual o sua perspectiva quando recebe seu salário? As contas, os compromissos, o lazer? Está errado. O dizimista fiel separa primeiro as primícias para Deus e depois vem o resto: (Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas).

Você conquistou algo grande? A quem você primeiro compartilha? Sua família? Errado, primeiro é Deus e depois sua família.

O melhor deve ir para Deus, primeiro. Fidelidade é questão séria.

Muitos não dão o dízimo porque estão confortavelmente bem estabelecidos financeiramente e acham que o dízimo é algo que fazemos para "chamar a bênção financeira". Talvez não falem ou pensem assim conscientemente, mas agem de tal forma. Trazer o Dízimo e Ofertar é um ato de adoração, gratidão e amor. E como já aprendemos amar é dar mesmo sem receber em troca.

Muitos alegam que não dão o dízimo porque "Deus sabe que não podem", pois as coisas estão difíceis, aí estes esquecem que o dízimo é um ato de fé e envolve o sacrifício, termo qual trouxe a definição logo acima.

Muitos deixaram de dar o dízimo porque "não viram mudança", estes confundem requerer a promessa de Deus com barganhar com Deus.

Podemos e devemos reclamar o cumprimento da promessa que Deus deu (e isso vale para qualquer promessa que ele tenha nos outorgado), mas jamais passar a fina linha para o lado da chantagem e barganha, pois "Deus não se deixa escarnecer";

DEUS ESTÁ COMPROMETIDO COM SUA PALAVRA:

Em sua Palavra Deus diz: (Malaquias 3:10-12): - "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. - E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. - E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos."

Bem queridos, na Santa Palavra lemos Deus dizendo: (Jeremias 1:12): - "E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la."

Deus está comprometido com sua Palavra e Ele nos garante que ELE É FIEL: (II Timóteo 2:13) - Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

Sem manipular as palavras da Palavra de Deus: quando lemos no texto acima "FAZEI PROVA DE MIM SE EU NÃO VOS ABRIR AS PORTAS", o que devemos pensar? Que quem é fiel pode fazer prova d´Ele? Sim com toda certeza. Traga o dízimo e faça a prova. É esta a palavra de Deus, seja fiel nisto e faça prova com Deus. Alguns estão na minha frente no assunto de novo, e estão a pensar o que é ser fiel. O que o dicionário nos fala então?

Vamos a ele: fiel, do Lat. fidele: adj. 2 gén., que cumpre aquilo a que se obriga; exato; certo, verídico; firme; leal; fig., que não furta; probo, honesto; pontual; perseverante; afeiçoado, sincero;

RECOMEÇO:

Alguém pode-se perguntar: "E agora, se eu deixei de ser dizimista, se sou mas não sou fiel, ou se nunca fui, o que será de mim?" Esta questão é bem levantada.

Vamos a ela com a Palavra de Deus: (Malaquias 3:8-9) - "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação."

Entendo que aqui, nesse ponto, o povo não estava praticando o ato de Trazer o Dízimo e ofertas a Casa de Deus. Como Deus resolveu o problema? Disse Ele: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa (vers. 10).

Não existe outra coisa a fazer: penitências, renegociação etc.. Comece ou recomece agora mesmo e passe a ser-lhe fiel, passe a ser dizimista da casa de Deus.

Recorrendo novamente ao dicionário define-se dízimo como: dízimo, do Lat. decimu: s. m., a décima parte; contribuição que se paga à Igreja e que consistia na décima parte dos frutos colhidos; adj., décimo.

Leia o que diz a Palavra de Deus em Provérbios 3:9 - "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos".

Neste texto entendemos que a somos chamados a honrar a Deus COM A PRIMEIRA PARTE. Sem dúvida, honrar a Deus é um ato de adoração, pois o dicionário define o termo honrar assim honrar: do Lat. honrare: v. tr., conferir honras a; enobrecer; distinguir; elevar, engrandecer. Esta definição está muito ligada ao termo louvar. 

(continua)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre