Pular para o conteúdo principal

Uma Fé que muda circunstâncias


PESCA MARAVILHOSA - Lições de Fé
Lucas 5:1-11


As histórias bíblicas estão repletas da cooperação mútua entre Deus e o ser humano, que conduziram a alegrias vitórias e sucessos, conquistas e realizações.

Trago a vocês uma dessas histórias para despertar-lhes ainda mais a fé em Jesus:

Após terem pescado uma noite inteira (no melhor horário para se pescar naquela região) Pedro e seus companheiros nada apanharam. Voltaram naquela manhã chateados mas, enfim, "o que se pode fazer não é? Foi uma noite difícil mesmo". Aportaram, desembaraçaram, lavaram e dobraram a rede.

Foi nesse momento que chega um homem chamado Jesus, que era conhecido como o carpinteiro de Cafarnaum e Nazaré, e pede emprestado o barco para poder pregar as palavras "do Reino de Deus". Como eles não pretendiam usá-lo emprestaram o barco ao pregador.

Depois de ter pregado, o Senhor Jesus diz a eles "subam no barco e voltem ao mar e lancem a rede no lado direito do barco". Pedro, pescador experiente, podia ter dito: “Ô carpinteiro, eu não fico dizendo a sua classe como fazer uma casa, vá se meter com o seu nariz".

Podia, mas não fez. Ele disse: "Mestre, ficamos a noite inteira no mar e não apanhamos nada, mas sob a tua Palavra, lançaremos a rede." Quando fizeram isso a rede encheu-se de tantos peixes, que tiveram de pedir ajuda a um outro barco, para que pudessem trazer a pesca para o ancoradouro.

Conhecemos essa história como a pesca maravilhosa.

Dentre as muitas lições que podemos tirar disso tudo, e quem sabe você poderá tirar as suas lições para toda sua vida, eu vejo pelo menos essa: que nenhum milagre aconteceria se eles não tivessem acreditado e voltado ao mar e lançado a rede novamente. Deus providenciou o milagre, mas sem lançar a rede, nada aconteceria.

No contexto nosso, é possível que digamos não dá mais nada mesmo. Porém, se Jesus estiver dizendo "lance a sua rede ao mar" o que você vai fazer, guardar o barco? Ou vai acreditar?

Na oração do Pai nosso dizemos " o pão nosso de cada dia, nos dai hoje", se não tiver fé, isso será apenas uma reza fria e impotente.

A fé que muda circunstâncias lança a rede sob a inspiração da palavra de Deus.

Lembre-se que a pesca era o meio de sobrevivência deles, era o trabalho, o empreendimento deles, o seu ganha pão. Ou era a pesca ou não tinha recursos para suprir seus sonhos, planos, orçamento.

O Jesus deles é o mesmo hoje. É o nosso Jesus. Ele não mudou. Como anda a nossa fé?

Não esqueça: LANCE A REDE

Questões para reflexão e/ou compartilhamento:
1. O que é fé para você?
2. Você está vivendo em fé?
3. A Igreja de hoje está vivendo em Fé?
4. Cite dois conceitos bíblicos de Fé, explique-os e identifique situações em sua vida nos quais você pode colocá-lo em prática.
5. Note a progressão de Paulo no texto abaixo, e identifique o que precisa ser corrigido no caminhar da Igreja no tocante a estes passos.

Leia Romanos 10 - 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. - 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? - 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! - 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? - 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. - 18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.

Progressão:
a) Ir para pregar a Palavra
b) Pregar a Palavra para proporcionar a Fé
c) Ouvir a palavra do Senhor para crer
d) Crer no Senhor para invocar
d) Invocar o nome do Senhor para ser salvo

6. Examine o textos a seguir e identifique o que é necessário para o poder de Deus operar em nós:

  • Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 
  • Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
  • Romanos 10:17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. 
  • Atos 20:27-28 ...(27) porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. (28)Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.


    No amor  de Cristo,
    Pastor Gerson Luiz Garcia de Lima
    SIGA-ME NO TWITTER: @gersonlgarcia

    Comentários

    Anônimo disse…
    E Deus fala comigo quase um ano depois da postagem, novamente.

    Sua Palavra se renova, graças a Deus, que maravilha!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Aparente derrota, Vitória de Fato

    Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

    De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
    Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
    Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
    A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

    Manhã com Deus

    Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

     O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

    Falar é Prata, Escutar é Ouro

    “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
    Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
    Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…