Uma Fé que muda circunstâncias


PESCA MARAVILHOSA - Lições de Fé
Lucas 5:1-11


As histórias bíblicas estão repletas da cooperação mútua entre Deus e o ser humano, que conduziram a alegrias vitórias e sucessos, conquistas e realizações.

Trago a vocês uma dessas histórias para despertar-lhes ainda mais a fé em Jesus:

Após terem pescado uma noite inteira (no melhor horário para se pescar naquela região) Pedro e seus companheiros nada apanharam. Voltaram naquela manhã chateados mas, enfim, "o que se pode fazer não é? Foi uma noite difícil mesmo". Aportaram, desembaraçaram, lavaram e dobraram a rede.

Foi nesse momento que chega um homem chamado Jesus, que era conhecido como o carpinteiro de Cafarnaum e Nazaré, e pede emprestado o barco para poder pregar as palavras "do Reino de Deus". Como eles não pretendiam usá-lo emprestaram o barco ao pregador.

Depois de ter pregado, o Senhor Jesus diz a eles "subam no barco e voltem ao mar e lancem a rede no lado direito do barco". Pedro, pescador experiente, podia ter dito: “Ô carpinteiro, eu não fico dizendo a sua classe como fazer uma casa, vá se meter com o seu nariz".

Podia, mas não fez. Ele disse: "Mestre, ficamos a noite inteira no mar e não apanhamos nada, mas sob a tua Palavra, lançaremos a rede." Quando fizeram isso a rede encheu-se de tantos peixes, que tiveram de pedir ajuda a um outro barco, para que pudessem trazer a pesca para o ancoradouro.

Conhecemos essa história como a pesca maravilhosa.

Dentre as muitas lições que podemos tirar disso tudo, e quem sabe você poderá tirar as suas lições para toda sua vida, eu vejo pelo menos essa: que nenhum milagre aconteceria se eles não tivessem acreditado e voltado ao mar e lançado a rede novamente. Deus providenciou o milagre, mas sem lançar a rede, nada aconteceria.

No contexto nosso, é possível que digamos não dá mais nada mesmo. Porém, se Jesus estiver dizendo "lance a sua rede ao mar" o que você vai fazer, guardar o barco? Ou vai acreditar?

Na oração do Pai nosso dizemos " o pão nosso de cada dia, nos dai hoje", se não tiver fé, isso será apenas uma reza fria e impotente.

A fé que muda circunstâncias lança a rede sob a inspiração da palavra de Deus.

Lembre-se que a pesca era o meio de sobrevivência deles, era o trabalho, o empreendimento deles, o seu ganha pão. Ou era a pesca ou não tinha recursos para suprir seus sonhos, planos, orçamento.

O Jesus deles é o mesmo hoje. É o nosso Jesus. Ele não mudou. Como anda a nossa fé?

Não esqueça: LANCE A REDE

Questões para reflexão e/ou compartilhamento:
1. O que é fé para você?
2. Você está vivendo em fé?
3. A Igreja de hoje está vivendo em Fé?
4. Cite dois conceitos bíblicos de Fé, explique-os e identifique situações em sua vida nos quais você pode colocá-lo em prática.
5. Note a progressão de Paulo no texto abaixo, e identifique o que precisa ser corrigido no caminhar da Igreja no tocante a estes passos.

Leia Romanos 10 - 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. - 14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? - 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! - 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? - 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. - 18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.

Progressão:
a) Ir para pregar a Palavra
b) Pregar a Palavra para proporcionar a Fé
c) Ouvir a palavra do Senhor para crer
d) Crer no Senhor para invocar
d) Invocar o nome do Senhor para ser salvo

6. Examine o textos a seguir e identifique o que é necessário para o poder de Deus operar em nós:

  • Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 
  • Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
  • Romanos 10:17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. 
  • Atos 20:27-28 ...(27) porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. (28)Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.


    No amor  de Cristo,
    Pastor Gerson Luiz Garcia de Lima
    SIGA-ME NO TWITTER: @gersonlgarcia

    Comentários

    Anônimo disse…
    E Deus fala comigo quase um ano depois da postagem, novamente.

    Sua Palavra se renova, graças a Deus, que maravilha!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Aparente derrota, Vitória de Fato

    Amado com amor inabalável

    Manhã com Deus