Pular para o conteúdo principal

Ouvindo a Voz do Senhor Deus para fazer a Sua Obra


O Início da Obra de Deus na Macedônia
Adaptado por Gerson Luiz Garcia de Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida

Texto: Atos 16:1-40 (para um bom estudo, 
leia todo o capítulo)

"16.6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, 16.7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. 16.8 E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. 16.9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. 16.10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho".

Manter-se firme ao chamado de Deus é importante demais. Precisamos de estar ligados em comunhão com o Senhor para fazermos aquilo que Ele inspira. Caso contrário estaremos fazendo a obra para Deus mas não a obra de Deus. Na passagem acima vemos os missionários discernindo portas fechadas como um sinal de que Deus tinha algo diferente do que eles intentavam. Como de fato se comprovou a seguir. Quando receberam a confirmação clara do Senhor, não demoraram-se em agir.

Veja como foi a primeira experiência dos missionários no continente Europeu, conforme Atos dos Apóstolos.

A PRIMEIRA CONVERSÃO NA EUROPA:
A primeira pessoa convertida na Europa foi Lídia, que morava em Filipos, uma cidade da Macedônia, que ficava a uns 15 quilômetros da beira do mar. Esta foi a primeira cidade da Europa na qual Paulo pregou. Uma boa igreja foi estabelecida, e foi a essa igreja que Paulo escreveu a epístola aos Filipenses.

Filipos tinha uma colônia de judeus muito pequena. Não havia os dez homens necessários para levantar uma sinagoga, e por isso cada sábado os judeus adoravam a Deus ao ar livre, junto do rio. Entre eles estava Lídia, judia, natural de Tiatira. Essa cidade foi famosa por ter excelentes fábricas de tinta de púrpura e de fazenda da mesma cor. Lídia era vendedora de púrpura. Aparentemente, era mulher virtuosa, mas apesar disso precisava ser salva. Escutou a Palavra de Deus, e o Senhor lhe abriu o coração. Geralmente, nós pensamos numa pessoa abrindo as portas do seu coração ao Senhor. Mas nesse caso o próprio Senhor abriu o coração de Lídia. Foi batizada, com toda a sua casa.

Devemos notar os passos na conversação de Lídia:
1. Ouviu a Palavra de Deus;
2. Seu coração foi aberto;
3. Foi batizada.

Logo depois de ser salva, convidou Paulo e os outros missionários para ficarem na sua casa (Atos 16:15-40).

OPOSIÇÃO DE SATANÁS: Atos 16:16-22
Quando o Senhor está operando, geralmente, o diabo se opõe a trabalhar também. Uma jovem possessa de espírito adivinhador seguia os servos de Deus por muitos dias. Elogiava-os como verdadeiros ministros do caminho da salvação. Porém, a aprovação do diabo é ainda menos desejável do que a sua oposição. Apesar da jovem estar falando a verdade, o evangelho estava sendo prejudicado pelas suas palavras, porque colocava a mensagem do evangelho no mesmo nível de sua adivinhação. Por fim, Paulo ficou perturbado com ela, e mandou o espírito sair dela. Isto imediatamente desfez o meio de vida dos seus senhores, os quais acusaram os missionários de estarem falando palavras ilegais.

CANTANDO A MEIA-NOITE: Atos 16:22-25
Paulo e Silas foram presos, açoitados cruelmente, e jogados numa masmorra. Os pretores não fizeram qualquer investigação das acusações feitas contra eles. Mas os mandaram para serem açoitados e presos. O cárcere interior era um buraco embaixo da terra, escuro, úmido e sem janelas. 

Com suas costas feridas e sangrando, os apóstolos foram jogados nesse cárcere interior, e seus pés presos no tronco. A agonia que sofreram deve ter sido além do que se pode descrever.

Em vez de gemer e resmungar, ou meramente sofrer em silêncio, com pena de si mesmos, esses pregadores oravam e cantavam louvores a Deus. Dizem que a hora da meia-noite é a hora mais escura. E, nesta hora, quando os missionários do Senhor cantavam e louvavam, que a libertação veio.

LIBERTADOS POR UM TERREMOTO: Atos 16:26-30
Deus sacudiu os alicerces do cárcere com um grande terremoto, que abriu todas as portas e soltou todas as cadeias dos prisioneiros. O terremoto também despertou do sono o carcereiro que, vendo as portas do cárcere abertas, concluiu que todos os prisioneiros tinham fugido.

O carcereiro puxou a sua espada e ia suicidar-se, quando foi advertido por uma voz alta, vinda dos lábios de Paulo: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos”. Estas palavras trouxeram o carcereiro tremendo aos pés daqueles a quem tinha tratado tão brutalmente na noite anterior. Clamou “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Não foi o terremoto que fez o carcereiro temer, mas sim, a voz de Paulo.

UM CARCEREIRO RUIM SE CONVERTEU: Atos 16:31-34
Mais do que apenas um milagre aconteceu nesta historia do carcereiro. O terremoto que abriu as portas do cárcere foi, certamente, um milagre. Mas o fato de Paulo saber que o carcereiro ai suicidar-se foi milagre também. Não havia luz, e estavam na masmorra. Isto foi uma manifestação da Palavra de conhecimento, um dos dons do Espírito, que Paulo possuía. Também foi milagre que nenhum dos outros prisioneiros escaparam. 

Porém, o milagre maior foi à conversão do carcereiro de Filipos.

Foi um cruel, duro ruim carcereiro, mas em quase um momento de tempo, mudou completamente. Estudemos exatamente o que aconteceu:
1. O carcereiro estava desesperado, e no extremo do seu desespero ia suicidar-se;
2. A Palavra de esperança foi-lhe trazida;
3. Reconheceu a sua necessidade de salvação e clamou por uma direção;
4. Pediu uma luz. A primeira necessidade na sua vida era luz;
5. Foi ordenado a crer no Senhor Jesus Cristo;
6. Escutou o evangelho pregado pelos apóstolos (Atos 16:32);
7. Lavou os vergões dos açoites dos apóstolos. Esta é uma evidência de arrependimento verdadeiro, fazendo assim restituição;
8. Foi batizado imediatamente;
9. Manifestou grande alegria, crendo em Deus (Atos 16:34)

QUE DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?
Há muitos que usam esta história tentado provar que tudo que uma pessoa necessita fazer é crer. 

No entanto, esta história revela que há algo mais na salvação do que somente crer.

A fé que salva não é uma fé passiva, mas uma fé ativa que alcança e toma posse da graça de Deus, fazendo com que esta possa agir na vida da pessoa. Note que o carcereiro de Filipos, com sua família, foram batizados na mesma hora. Nem esperaram amanhecer .

Jesus, dando a Grande Comissão, disse, “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

Quais os fatos Bíblicos apresentados, que mostra como esse homem foi salvo?
1. Reconheceu a sua necessidade;
2. Clamou por instruções;
3. For ordenado a crer;
4. Lavou os vergões dos açoites dos apóstolos, revelando arrependimento;
5. Foi batizado na mesma hora;
6. Manifestou grande alegria, crendo em Deus.

UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA:
Como é maravilhoso ser sensível à voz do Espírito Santo de Deus. Os missionários nos mostram que tinham unidade entre si e também muita comunhão com o Senhor, pois souberam reconhecer suas instruções. Impedimentos e portas fechadas podem ser um sinal do Senhor para seguirmos adiante onde Ele nos abrirá uma porta que não pode ser fechada.

Mesmo ao obedecer a voz do Senhor, haverá oposição do inimigo, mas devemos permanecer firmes no propósito que Ele nos orienta. Louvemos e salmodiemos ao Senhor em nossas "meia-noites" de dificuldade e dor. O Senhor responderá com um "terremoto" de salvação.

Comentários

Gilson Marcato disse…
Graça e Paz, Gerson.
Como prometi, estive em seu blog e quero lhe parabenizar por esta postagem muito instrutiva e abençoada e pelo blog como um todo, está ótimo.
Continue postando o evangelho de nosso Senhor no seu blog, pois creio que este é um grande ministério.

Abraços!
Grato Irmão Gilson.
É uma honra falar do Evangelho de Jesus e partilhar o que ele nos dá.
Deus também continue te abençoando.
Abraço fraterno,
Gerson Luiz
Que benção! Seu blog está cada vez melhor!
Fique na paz.

BLOG: www.tribunadorio.blogspot.com
TWITTER: www.twitter.com/tribunadorio
UBE: http://ning.it/czmyCa
Dou graças a Deus por haver seres humanos transformados por Jesus Cristo
e empenhados em proclamar esse Nome Glorioso. Que nosso Deus continue a usar o irmão como uma benção gloriosa em Cristo,estive a ler algumas partes de seu blog. quando ouvimos a voz de Deus e queremos obedecê-la, geralmente haverá sempre oposião.
Mas Ele nos dá força, e se esforça por nós. Um abraço, e muita paz.

Quero apresentar-lhe também a verdade que liberta, se tiver vagar de dar uma olhadela.
http://wwwblogaverdadequeliberta.blogspot.com/
Obrigado por seguir meu blog. Quero dizer ao meu irmão, que o endereço da web não fonciona, alguma coisa está mal.Uma boa noite.

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…