Pular para o conteúdo principal

Ouvindo a Voz do Senhor Deus para fazer a Sua Obra


O Início da Obra de Deus na Macedônia
Adaptado por Gerson Luiz Garcia de Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida

Texto: Atos 16:1-40 (para um bom estudo, 
leia todo o capítulo)

"16.6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, 16.7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. 16.8 E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. 16.9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. 16.10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho".

Manter-se firme ao chamado de Deus é importante demais. Precisamos de estar ligados em comunhão com o Senhor para fazermos aquilo que Ele inspira. Caso contrário estaremos fazendo a obra para Deus mas não a obra de Deus. Na passagem acima vemos os missionários discernindo portas fechadas como um sinal de que Deus tinha algo diferente do que eles intentavam. Como de fato se comprovou a seguir. Quando receberam a confirmação clara do Senhor, não demoraram-se em agir.

Veja como foi a primeira experiência dos missionários no continente Europeu, conforme Atos dos Apóstolos.

A PRIMEIRA CONVERSÃO NA EUROPA:
A primeira pessoa convertida na Europa foi Lídia, que morava em Filipos, uma cidade da Macedônia, que ficava a uns 15 quilômetros da beira do mar. Esta foi a primeira cidade da Europa na qual Paulo pregou. Uma boa igreja foi estabelecida, e foi a essa igreja que Paulo escreveu a epístola aos Filipenses.

Filipos tinha uma colônia de judeus muito pequena. Não havia os dez homens necessários para levantar uma sinagoga, e por isso cada sábado os judeus adoravam a Deus ao ar livre, junto do rio. Entre eles estava Lídia, judia, natural de Tiatira. Essa cidade foi famosa por ter excelentes fábricas de tinta de púrpura e de fazenda da mesma cor. Lídia era vendedora de púrpura. Aparentemente, era mulher virtuosa, mas apesar disso precisava ser salva. Escutou a Palavra de Deus, e o Senhor lhe abriu o coração. Geralmente, nós pensamos numa pessoa abrindo as portas do seu coração ao Senhor. Mas nesse caso o próprio Senhor abriu o coração de Lídia. Foi batizada, com toda a sua casa.

Devemos notar os passos na conversação de Lídia:
1. Ouviu a Palavra de Deus;
2. Seu coração foi aberto;
3. Foi batizada.

Logo depois de ser salva, convidou Paulo e os outros missionários para ficarem na sua casa (Atos 16:15-40).

OPOSIÇÃO DE SATANÁS: Atos 16:16-22
Quando o Senhor está operando, geralmente, o diabo se opõe a trabalhar também. Uma jovem possessa de espírito adivinhador seguia os servos de Deus por muitos dias. Elogiava-os como verdadeiros ministros do caminho da salvação. Porém, a aprovação do diabo é ainda menos desejável do que a sua oposição. Apesar da jovem estar falando a verdade, o evangelho estava sendo prejudicado pelas suas palavras, porque colocava a mensagem do evangelho no mesmo nível de sua adivinhação. Por fim, Paulo ficou perturbado com ela, e mandou o espírito sair dela. Isto imediatamente desfez o meio de vida dos seus senhores, os quais acusaram os missionários de estarem falando palavras ilegais.

CANTANDO A MEIA-NOITE: Atos 16:22-25
Paulo e Silas foram presos, açoitados cruelmente, e jogados numa masmorra. Os pretores não fizeram qualquer investigação das acusações feitas contra eles. Mas os mandaram para serem açoitados e presos. O cárcere interior era um buraco embaixo da terra, escuro, úmido e sem janelas. 

Com suas costas feridas e sangrando, os apóstolos foram jogados nesse cárcere interior, e seus pés presos no tronco. A agonia que sofreram deve ter sido além do que se pode descrever.

Em vez de gemer e resmungar, ou meramente sofrer em silêncio, com pena de si mesmos, esses pregadores oravam e cantavam louvores a Deus. Dizem que a hora da meia-noite é a hora mais escura. E, nesta hora, quando os missionários do Senhor cantavam e louvavam, que a libertação veio.

LIBERTADOS POR UM TERREMOTO: Atos 16:26-30
Deus sacudiu os alicerces do cárcere com um grande terremoto, que abriu todas as portas e soltou todas as cadeias dos prisioneiros. O terremoto também despertou do sono o carcereiro que, vendo as portas do cárcere abertas, concluiu que todos os prisioneiros tinham fugido.

O carcereiro puxou a sua espada e ia suicidar-se, quando foi advertido por uma voz alta, vinda dos lábios de Paulo: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos”. Estas palavras trouxeram o carcereiro tremendo aos pés daqueles a quem tinha tratado tão brutalmente na noite anterior. Clamou “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Não foi o terremoto que fez o carcereiro temer, mas sim, a voz de Paulo.

UM CARCEREIRO RUIM SE CONVERTEU: Atos 16:31-34
Mais do que apenas um milagre aconteceu nesta historia do carcereiro. O terremoto que abriu as portas do cárcere foi, certamente, um milagre. Mas o fato de Paulo saber que o carcereiro ai suicidar-se foi milagre também. Não havia luz, e estavam na masmorra. Isto foi uma manifestação da Palavra de conhecimento, um dos dons do Espírito, que Paulo possuía. Também foi milagre que nenhum dos outros prisioneiros escaparam. 

Porém, o milagre maior foi à conversão do carcereiro de Filipos.

Foi um cruel, duro ruim carcereiro, mas em quase um momento de tempo, mudou completamente. Estudemos exatamente o que aconteceu:
1. O carcereiro estava desesperado, e no extremo do seu desespero ia suicidar-se;
2. A Palavra de esperança foi-lhe trazida;
3. Reconheceu a sua necessidade de salvação e clamou por uma direção;
4. Pediu uma luz. A primeira necessidade na sua vida era luz;
5. Foi ordenado a crer no Senhor Jesus Cristo;
6. Escutou o evangelho pregado pelos apóstolos (Atos 16:32);
7. Lavou os vergões dos açoites dos apóstolos. Esta é uma evidência de arrependimento verdadeiro, fazendo assim restituição;
8. Foi batizado imediatamente;
9. Manifestou grande alegria, crendo em Deus (Atos 16:34)

QUE DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?
Há muitos que usam esta história tentado provar que tudo que uma pessoa necessita fazer é crer. 

No entanto, esta história revela que há algo mais na salvação do que somente crer.

A fé que salva não é uma fé passiva, mas uma fé ativa que alcança e toma posse da graça de Deus, fazendo com que esta possa agir na vida da pessoa. Note que o carcereiro de Filipos, com sua família, foram batizados na mesma hora. Nem esperaram amanhecer .

Jesus, dando a Grande Comissão, disse, “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

Quais os fatos Bíblicos apresentados, que mostra como esse homem foi salvo?
1. Reconheceu a sua necessidade;
2. Clamou por instruções;
3. For ordenado a crer;
4. Lavou os vergões dos açoites dos apóstolos, revelando arrependimento;
5. Foi batizado na mesma hora;
6. Manifestou grande alegria, crendo em Deus.

UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA:
Como é maravilhoso ser sensível à voz do Espírito Santo de Deus. Os missionários nos mostram que tinham unidade entre si e também muita comunhão com o Senhor, pois souberam reconhecer suas instruções. Impedimentos e portas fechadas podem ser um sinal do Senhor para seguirmos adiante onde Ele nos abrirá uma porta que não pode ser fechada.

Mesmo ao obedecer a voz do Senhor, haverá oposição do inimigo, mas devemos permanecer firmes no propósito que Ele nos orienta. Louvemos e salmodiemos ao Senhor em nossas "meia-noites" de dificuldade e dor. O Senhor responderá com um "terremoto" de salvação.

Comentários

Unknown disse…
Graça e Paz, Gerson.
Como prometi, estive em seu blog e quero lhe parabenizar por esta postagem muito instrutiva e abençoada e pelo blog como um todo, está ótimo.
Continue postando o evangelho de nosso Senhor no seu blog, pois creio que este é um grande ministério.

Abraços!
Grato Irmão Gilson.
É uma honra falar do Evangelho de Jesus e partilhar o que ele nos dá.
Deus também continue te abençoando.
Abraço fraterno,
Gerson Luiz
Que benção! Seu blog está cada vez melhor!
Fique na paz.

BLOG: www.tribunadorio.blogspot.com
TWITTER: www.twitter.com/tribunadorio
UBE: http://ning.it/czmyCa
Dou graças a Deus por haver seres humanos transformados por Jesus Cristo
e empenhados em proclamar esse Nome Glorioso. Que nosso Deus continue a usar o irmão como uma benção gloriosa em Cristo,estive a ler algumas partes de seu blog. quando ouvimos a voz de Deus e queremos obedecê-la, geralmente haverá sempre oposião.
Mas Ele nos dá força, e se esforça por nós. Um abraço, e muita paz.

Quero apresentar-lhe também a verdade que liberta, se tiver vagar de dar uma olhadela.
http://wwwblogaverdadequeliberta.blogspot.com/
Obrigado por seguir meu blog. Quero dizer ao meu irmão, que o endereço da web não fonciona, alguma coisa está mal.Uma boa noite.

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre