Pular para o conteúdo principal

Liberte-se da Culpa!

Extraído do Livro "Você pode ter vitória, apesar da confusão"
do Pastor Rex Humard (In Memorian)


“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36

A família de Alfredo estava passeando de carro. Era inverno, e todas as janelas estavam fechadas, e eles não ouviram o apito de um trem que se aproximava do cruzamento. Iam atravessando os trilhos quando o trem chegou e os atingiu.

A mãe e pai morreram imediatamente, mas Alfredo e sua irmã Gláucia sobreviveram. Depois do enterro dos pais, foram morar no sítio dos avós.

A vovó tinha um ganso velho de estimação que subia na varanda e ficava andando por ali à espera de comida.

Certo dia, Alfredo e Gláucia estavam brincando no quintal, quando o velho ganso se aproximou da casa. Alfredo disse à irmã:
- “Olha, Gláucia, eu vou jogar uma pedra no ganso da vovó”. Ele apanhou a pedra e Gláucia gritou:
- “Não faça isso! Não faça isso!” Mas ele atirou.

Ele não pretendia machucar o ganso, mas atingiu-o em cheio e o velho ganso caiu morto.
Alfredo e Gláucia ficaram apavorados.
- “O que vamos fazer?” perguntaram um ao outro. Alfredo correu para o barracão e apanhou uma pá e uma enxada. Levaram o ganso para trás do barracão, fizeram um buraco, enterraram o ganso, e alisaram a terra.

No dia seguinte, a vovó perguntou:
- “Crianças, vocês viram o velho ganso branco da vovó?” Nenhum dos dois disse uma palavra.

Naquela noite, depois do jantar, a vovó disse:
- “Gláucia, tire a mesa e lave a louça.”
Gláucia foi para a varanda, chamou Alfredo e disse:
- “Vá lá dentro e limpe a mesa e lave a louça”.
- “Eu não vou fazer isso”, ele protestou. “Isso é trabalho de mulher, e a vovó disse para você fazer”.
- “Lembra-se do ganso?” Gláucia perguntou. “Se você não lavar a louça, eu conto para a vovó que você matou o ganso”.

Lá se foi o Alfredo. Ele não queria que a vovó descobrisse a história do ganso, por isso foi limpar a mesa a lavar a louça.

Na manhã seguinte, a vovó disse a Gláucia que varresse a cozinha. Ela pegou a vassoura e saiu à procura do Alfredo. Quando o achou, entregou-lhe a vassoura e disse:
- “Tome, Alfredo, a vovó quer a cozinha varrida”.
- “Eu não vou varrer a cozinha. Vovó mandou você fazer isso”, ele respondeu.
“Lembra-se do ganso?” disse Gláucia. E lá foi o Alfredo varrer a cozinha.

Vez após vez, Alfredo acabava fazendo o serviço de Gláucia porque se sentia culpado. Ele não queria que a vovó descobrisse o que tinha feito. Certo dia, o avô preparou a carroça para ir à cidade fazer compras. Perguntou às crianças se queriam ir junto. Gláucia logo disse que sim, e sentou-se ao lado do avô.

Mas Alfredo disse:
- “Não estou me sentindo bem. Eu fico aqui com a vovó”.

Alfredo esperou que a carroça saísse e, quando a perdeu de vista, entrou em casa nervoso. Lá estava a avó, em sua cadeira de balanço, fazendo crochê. Ele fechou a porta, e foi se aproximando da avó, cabisbaixo e mordendo as unhas.

A avó levantou os olhos.
- “O que é que há com você, Alfredo?” ela perguntou. “Venha cá”. Ela pôs de lado o crochê e sentou-se no seu colo.
- “Vovó”, ele começou, “sabe o seu velho ganso branco?” E as lágrimas desceram-lhe pelo rosto, e as palavras saíam com dificuldade. “Não queria fazer isso, mas apanhei uma pedra, joguei-a no ganso e acertei e ele morreu. Nós o enterramos atrás do barracão. Sinto muito. Vovó, se você me perdoar, quando for grande eu vou comprar uma porção de gansos para lhe dar”.

A avó o segurou bem junto a sai até que ele parou de soluçar. Aí então ela disse:
- “Agora, Alfredo, você fez bem de me contar. Mas há problema. Eu perdôo você. Tudo fica esquecido.” Ela o abraçou, deu-lhe um beijo carinhoso, e ele se foi.

Alfredo ficou feliz pela primeira vez em muito tempo.

À tarde, o avô voltou na velha carroça, Gláucia estava ao seu lado com um saco de balas e gritava: “Alfredo, ganhei balas, ganhei balas!” Ela estava toda feliz, porém não sabia que Alfredo estava ainda mais feliz.

Depois do jantar, a avó disse:
- “Gláucia, limpe a mesa e vale a louça”. Como tinha feito tantas vezes, Gláucia chamou o irmão na varanda e disse:
- “Alfredo, vá limpar a mesa e lavar a louça.”
- “Vovó disse para você fazer”, Alfredo replicou. “Faça você mesma”.
Gláucia olhou para ele, surpresa, e perguntou:
- “E o velho ganso?”
Alfredo empertigou-se e disse:
- “O velho ganso? Eu contei tudo à vovó e ela me disse que estava perdoado”.
Gláucia teve de tirar a mesa e lavar a louça naquela noite. Alfredo estava livre do sentimento de culpa.

A culpa é um capataz cruel, que mantém muita gente em cativeiro. A prisão da culpa tem levado milhões a sofrer uma vida inteira de agonia. Ela tem arruinado emoções, conduzindo suas vítimas à autodestruição.

Isso é trágico, especialmente quando sabemos que o perdão pleno e gracioso de Deus está
ao nosso alcance. É só pedir: "Se tão somente a Cristo confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça". (1º João 1:9).

Se você ainda não recebeu a Cristo, hoje mesmo você pode fazê-lo, aí onde você está, a Bíblia nos dá uma ótima notícia: "Mas a todos que o receberam, deu-lhes de serem chamados filhos de Deus, a saber, os que crêem em seu nome" (João 1:12).

Jesus mesmo nos dá suas promessas maravilhosas:
  •  "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". - João 6:37 
  • "Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei". - Mateus 11:28
  • “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. - João 5:24
 Faça essa oração com sinceridade agora:
"Amado Senhor Jesus, confesso-Te os meus pecados, e peço o Teu inteiro perdão. Limpa-me de toda injustiça. Pela fé, eu sei que me perdoaste inteiramente. E eu Te agradeço por isso. Hoje, pela Fé, eu te recebo como meu único e suficiente Salvador, e peço-te que cumpra em mim sua promessa de me tornar filho de Deus, pois creio em Teu Santo Nome. Amém!!!"

Procure agora mesmo uma Igreja próximo a você e saiba mais dos próximos passosFé e comece a servir o Senhor Jesus. Ou entre em contato através desse blog ou pelo e-mail gersonluiz_garcia@yahoo.com.br para saber mais sobre o plano de Salvação.

Comentários

Gilson Marcato disse…
Bom dia!

Meus parabéns pela postagem, muito abençoada. É verdade, só há libertação em Cristo Jesus.

Fica na Paz do Senhor meu irmão.
Grato irmão Gilson.

Quando vemos que a obra de Cristo veio fazer (dar-nos vida em abundância - João 10:10) entendemos essa obra maravilhosa que vewm de dentro para fora e nos habilitar a viver a vida plena. (Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus - Romanos 8:1)
Fabiana Miranda disse…
OLÁ BENÇAO..E UM PRAZER E PRIVILEGIO TAO GRANDE FAZER PARTE DO SEU BLOG..ANDAR E COMPARTILHAR COM HOMENS DE DEUS ..NAO EXISTE ESCOLHA MEHOR.E SABER QUE PESSOAS COMO VOCE TEM SE LEVANTADO COM O UNICO PROPOSITO DE LEVAR A VERDADE DO AMOR DE DEUS AOS CORAÇOES SEDENTOS.QUE CRISTO CONTINUE DANDO FORÇAS AMADO PARA VENCER OS GIGANTES E PROSSEGUIR..SEMPRE. UM ABRAÇO EM CRISTO JESUS...
Depois o irmao poderia me dizer como faço para colocar musicas no blog....
Josué Nogueira disse…
A paz do Senhor , amado Pastor

Achei o seu blog, muito bom o seu texto sobre culpa, realmente é um sentimento perigoso, o melhor é confessarmos como o menino fez.
Em Cristo
Josué Nogueira
Pastor Rivelino disse…
OLÁ GERSON LUIZ.
PASSEI PRA CONHECER SEU BLOG E É MUITO BOM.
QUE O SENHOR JESUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TE DANDO PALAVRAS COMO ESSA PARA NOS EDIFICAR.
ATÉ A PRÓXIMA...
BY, PR. RIVELINO.
Marcelo Marques disse…
Parabéns pelo blog, precisamos todos nos esforçar ao máximo para alcançar o propósito total da propagação do evangelho.

Segue uma frase para nossa reflexão: “A letra que mata é a letra que você não vive e nem o Espírito pode vivificá-lo" Marcelo Marques

www.teologiadaaplicabilidade.blogspot.com
Quero agradecer a todos que têm comentado esse Post.
É impressionante mesmo vermos esse poder maravilhoso de Jesus disponível a todos aqueles que a ele recorrerem.

Abraço fraterno,

Gerson Luiz
Aldo Santos disse…
Parabéns pelo seu blog, Gerson...
Vamos levar aos leigos a palavra do SENHOR, fazendo o ide de JESUS!

Estou seguindo o seu blog. se quiser seguir o meu também, é: www.oguardadeisrael.blogspot.com

DEUS continue lhe abençoando. DEUS é conosco, irmão!
Lu Rodrigues disse…
Nossa, que maravilha me foi ter lido esse texto agora!!
Obrigada por tê-lo postago, irmão!

Nada mais fantástico que sentir a leveza do perdão de Deus através de Jesus!!

Aleluia!!

http://tende-animo.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…