Pular para o conteúdo principal

O Viver da Segunda Milha

O Viver da segunda Milha: O poder restaurador do Perdão
Leia na sua bíblia: Mateus 5:41-42; 10:34-39. 

Versículo-chave: Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas (Mateus 5:41). 

A segunda milha tem uma história fascinante. Se não tirarmos tempo para compreender a história por trás das palavras, perderemos o seu significado. Esta parábola baseia-se num quadro de um país ocupado. O verbo "forçar" vem do grego, aggareuein. O substantivo vem de uma palavra persa, que no antigo sistema postal significava estafeta. As estradas eram divididas em estádios cerca de um dia de distância uns dos outros. No final de cada estádio havia provisão de alimento, água e acomodação para o estafeta. 

O costume era que qualquer cidadão e seu cavalo podiam ser forçados a percorrer um estádio. A palavra grega aggareuein representa tal alistamento compulsório. Através dos anos, a palavra passou a indicar trabalho forçado ou fornecimento de bens pelas pessoas de um país ocupado. As forças de ocupação podiam exigir o serviço dos vencidos mediante a força. Na Palestina, a qualquer instante o judeu podia ser forçado ao serviço. Ele não tinha recurso senão cooperar e cumprir o que lhe exigiam. . 

O que Jesus parece estar dizendo é que se caminharmos a milha que alguém nos peça, estaremos apenas cumprindo o que é requerido de um país ocupado. Contudo, se com o fardo nas costas indicarmos a disposição de continuar em serviço, causaremos boa impressão nos outros com nossa disposição amorosa. O mínimo necessário não impressiona a Jesus. Ele -chama o seu povo para manter o fardo nas costas e prosseguir. 

Essa história tem uma implicação prática na questão do ressentimento. Em vez de nos ressentirmos ao ser forçados ao serviço, Jesus sugere que devemos manifestar amor prático pela pessoa de quem nos ressentimos. Vá além das expectativas. Dê a si mesmo além do seu limite e descobrirá que o segundo fôlego do Espírito Santo estará infundindo vida, energia, amor e perdão. 

Pensamento do dia: Cristo nos chama para o viver da segunda milha. 

Extraído do livro "O que Deus tem de Melhor para Sua Vida" de Lloyd John Ogilvie - Editora Vida


Comentários

elizabete disse…
apaz do senhor jesus meu querido irmao amei seu trabalho lindo que deus continue te abençoando e te usando poderosamente jesus te ama e nos tanbem abraços
dalton.curvello disse…
Graça e PAZ, pastor!

Mensagem inspirada e inspiradora! Realmente andar a segunda milha é demonstrar o verdadeiro amor cristão.
BOAS NOVAS disse…
O que não é fácil com certeza, mas o que Jesus quer dizer assim como Moisés na na devolução do animal achado de um inimigo, é não perca a oportunidade de reconciliação ou de ensinar uma lição de amor, que também é pregar o evangelho com atos amorosos, texto muito bom abrs meu amigo
Verdade Pastor Ladislau.

Já faz alguns anos vi uma reportagem de uma revolução dentro de um mosteiro tibetano, com os monges revoltados quebrando tudo e ateando fogo dentro do mosteiro.

Por aí já sabemos que nem reclusão e isolamento nos fazem fugir da necessidade de encararmos as frustrações nos relacionamentos.

Não que eu ache que seja impossível cumprir essa questão da segunda milha, mas fato é que poucos conseguem, e nem um deles sem ter caído pelo caminho. Ainda assim ecoa as Palavras de Jesus, chamando-nos ao recomeço e à segunda milha.

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre