Pular para o conteúdo principal

VENÇA A PREOCUPAÇÃO


Vença a Preocupação
Entregue o seu fardo a Deus
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 1 Pedro 5:7
Diz-se que 90% das coisas que perturbam as pessoas nunca chegam de fato a acontecer.
Deixamos que as coisas cresçam dentro de nós ao invés de as levarmos a Deus e oração e deixarmos com Ele.
Muitos de nós nos esquecemos dos valores reais da vida, tais como o amor de um casal, ou de um filho ou filha, o valor da visão e da audição, e acima de tudo da oportunidade de viver para Cristo e receber Seu dom gratuito da salvação.
Você pode ser como um termômetro ou um termostato. O termômetro simplesmente reflete o ambiente ao seu redor. Você pode se preocupar e se afligir porque as coisas ao seu redor não estão certas. Ou pode ser um termostato, e mudar as coisas para melhor.
Quando os problemas surgirem, e certamente surgirão, você não deve deixar que eles o confundam, nem mudem o seu senso de valores. Você não deve deixar que eles o levem a focalizar em coisas erradas.
Muitas vezes enfrentamos problemas por causa de coisas sobre as quais não temos controle. Quando isso acontece, não devemos deixar que elas afetem o nosso ânimo. Se isso acontecer, os resultados podem nos trazer doença, e até mesmo encurtar a vida. Muitos médicos dizem que a preocupação, a ansiedade, a tensão e a ira podem fazê-lo mais doente do que um vírus.
Todos temos de escolher entre ser pessoas preocupadas como Marta ou pessoas piedosas como Maria. Em Lucas 10, Jesus tinha ido visitar Seus bons amigos Lázaro, Maria e Marta. Ambas tinham trabalhos para fazer e sabiam que Jesus só podia ficar com eles por pouco tempo.
Maria resolveu que o seu trabalho poderia esperar para mais tarde. Sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo-O e falando com Ele. Ela poderia se lembrar e ser fortalecida pelo resto da vida, como resultado daqueles momentos na presença de Jesus.
Mas sua irmã Marta deu prioridade a lavar a louça, limpar panelas, fazer pão, preparar comida, varrer o chão, e assim por diante.
Não só ela continuou fazendo essas coisas, mas deixou que a sua atitude a afetasse ainda mais. Começou a sentir pena de si mesma e se irritou porque Maria não a ajudava. Por isso ficou murmurando. Finalmente foi a Jesus e acusou-O de não Se interessar por ela e tudo que tinha para fazer. Jesus voltou-Se para Marta e disse: “Marta, Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada.”
...Leva-me às águas tranquilas...


A pessoa que se preocupa pode
tomar um pequeno problema
e desenvolvê-lo ao ponto de
parecer uma impossibilidade.
  


Lemos em 1 Pedro 5:6,7: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele ,em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
Jesus quer levar o seu fardo. Ele não quer que você esteja sobrecarregado com os cuidados desta vida. Ele faz este convite a você:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
Paulo escreveu em Filipenses 4:6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

Como Vencer A Preocupação

  1. Tenha um relacionamento correto com Deus.
  2. Leve os seus fardos e preocupações ao Senhor em oração, e deixe-os com Ele.
  3. Fique firme nas promessas da Palavra de Deus.
  4. Mantenha sua confiança no Senhor, seja qual for o problema.
  5. Aprenda a aceitar o que não pode mudar.
  6. Em vez de ficar parado, cheio de preocupação, faça alguma coisa e exerça alguma atividade. Arranje um passatempo. Leia a Bíblia. Saia e ande para que o vento leve as teias de aranha da sua mente.
  7. Compartilhe suas preocupações com um amigo de confiança. Converse com um pastor.
  8. Estabeleça um equilíbrio entre seu trabalho e lazer. Toda pessoa precisa e descanso.
  9. Evite a auto medicação. Os comprimidos nunca irão ensiná-lo a vencer a tensão e a preocupação. Procure um médico. Por amor a si mesmo e à sua família, certifique-se de que não tem nada. Muitas preocupações têm uma causa física.
  10. Evite ficar obcecado consigo mesmo. Quando estiver preocupado, faça alguma coisa por alguém. Você acabará como o homem que disse: “Eu reclamei que não tinha sapatos até me encontrar com alguém que não tinha pés”.
  11. Fuja da solidão. Quando estiver preocupado, saia e vá para onde há gente. Desenvolva interesse pelos outros.
  12. Descanse. Você ficará surpreso de ver quantas preocupações desaparecem com uma boa noite de sono.
  13. Cuide da sua alimentação. Uma dieta pobre ou mal planejada pode ser a causa de mais preocupação e tensão do que você pensa.
  14. Viva sua vida um dia de cada vez. Não se preocupe com o que possa acontecer amanhã. Viva cada dia como um dom de Deus.
  15. Por que preocupar-se quando você pode orar e confiar em Deus?
Promessas da Palavra de Deus
  • “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.” (Salmos 4:8)
  • “Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmos 55:22)
  • “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente; diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Salmos 91:1,2)
  • “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3)
  • “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”(Mateus 6:25-34)
  • “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim...Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:1 e 27)
  • “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1)
  • “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)
  • “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Romanos 14:17-19
  • “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:6,7,19)
  • “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15)
  • “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. (Tiago 1:5)
  • “Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, que é grande. Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Salmos 25:11,12)
  • “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” (Salmos 91:14-16)
  • "Tu Senhor, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o Meu Deus, salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito, a palavra do SENHOR  é provada; Ele é escudo para todos os que n'Ele se refugiam." (2 Samuel 22:29-31).
  • “Este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.” (Salmos 48:14)
  •  “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam” (Isaías 58:11)
Texto de Rex Humbard (In memorian), adaptado por  Gerson Luiz - Restauração e Vida

Comentários

Anônimo disse…
Graça e Paz Gerson,

Que Blog maravilhoso o seu, essa postagem que você colocou hoje sobre a preocupação veio de encontro a minha necessidade. Como vc sabe eu envio a palavra do dia para muitas pessoas todos os dias, mas as vezes quem precisa de uma palavra somos nós. Não é?
Que Deus continue te abençoando.

Abraço,

(da minha amiga e irmã em Cristo, MICHELE COUTINHO - Michele escreve o devocional diário no BLOG PALAVRA DO DIA)
Maurinei Tumenas disse…
Uma benção de mensagem meu irmão!
Como diz um velho ditado:"Não conte a Deus o tamanho do seu problema, mas conte ao problema o tamanho do Seu Deus" infelizmente muitos tem feito o contrário.
Obrigado pela palavra.
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
Sonhos De Deus disse…
Bom Dia!


Eu espero que você tenha um belo amanhecer ,
E que , amanhecendo , você desperte sorrindo ...

E que , sorrindo , você siga o seu caminho ,
A sua jornada de trabalho ,
Contagiando todos a sua volta ...passei pr me abençoar com o post, que por sinal está uma benção,te desejar uma semana de muitas mais, muitas vitórias,fica com Deus,meu amigo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre