Pular para o conteúdo principal

O desafio de manter a chama acesa

O fogo arderá continuamente no altar, não se apagará
A uns meses atrás tivemos um retiro abençoado da Restauração e Vida na Chácara Moriá perto de Curitiba/Pr. Foram dias de bênçãos pelas ministrações, pelo tempo dedicado à comunhão e à busca da presença de Deus.
Muitos irmãos foram renovados em seu ânimo e serviço, outros tantos tomados da presença gloriosa do Espírito Santo que moveu ali poderosamente, e todos com ao discurso de que a partir dali as coisas seriam diferentes em suas vidas.
Quando saíamos para vir embora, uma chuva forte precipitou-se sobre a região e, com a estrada de acesso da chácara à rodovia precisando de manutenção, fez com que nosso ônibus atolasse numa subida, com algum sacrifício e estratégia vencemos o primeiro obstáculo no desafio de manter a chama acesa.
E veio-me a reflexão: o avivamento experimentado naquele retiro pela grande maioria e que fora precedido de oração e jejum conseguiria subir daquela chácara e acompanhar-nos rumo a Curitiba, ou ficaria ele atolado pelo caminho?
A resposta muito dependeria de como as pessoas reagiriam então. Estariam dispostas a continuar na busca pessoal da presença e da vontade de Deus?
Os maiores problemas de Israel sempre surgiram no AT após grandes conquistas com um relaxamento no posicionamento e na obediência e busca da vontade de Deus. Com isso eram capazes de ir dos altos montes a profundo abismos em pouco tempo. Recordo da maravilhosa vitória sobre Jericó com a caída das intransponíveis muralhas ao som da trombeta de Deus. Recordo também do fracasso e fiasco na luta contra o povo de AI (ai ai ai) logo em seguida e tudo porquê? Pecado escondido, desleixo na vida com Deus, presunção, orgulho entre outras coisas.
Então, seguiram-se já algumas semanas após o retiro, e notamos que a guerra apenas começou. Dependência de Deus, atitudes de perseverança e submissão à Palavra de Deus são necessários, lembrando que ANDAMOS POR FÉ E NÃO POR VISTA. Muitos têm sido provados naquilo em que são deficientes: Submissão, coragem, perseverança, santidade, comunhão, adorar em meio a tribulações, líderes têm sido provados em seu caráter etc..
Valnice Milhomens escreveu que os grandes generais são aqueles forjados no fulgor da batalha. Minha amiga, pastora Célia disse que “meninos não vão à guerra”.
Quando olho em 2º Samuel 23 sobre “os valentes de Davi”, vejo homens compromissados demais com seu rei, e voltar atrás era algo impensável. Foi por isso foram capazes de fazer proezas inigualáveis dignas de campeões.
E o fim disso tudo, você me pergunta, o que deu? Não posso dizer nada em relação aos outros, mas quanto a mim, faço uso das palavras de Gideão “cansado, mas ainda perseguindo” (Juízes 8:4), sabendo que “O desafio de manter a chama acesa”.
No amor de Cristo,
Pastor Gerson Luiz Garcia ( Twiter: @gersonlgarcia)

Comentários

Oi Pastor, a paz do Senhor! Quantas lutas o povo de Deus têm passado não é mesmo? Mas a vitória é nossa em nome de Jesus. Saber ser um servo é um grande começo então como surgiria um grande líder? Penso que com Davi foi assim, pois não lhe faltou dedicação, obediência, indignação contra àqueles que se levantavam contra o seu povo e O nosso Deus. Também estamos no desafio de manter a chama acesa. Abraços (dalva)
Maurinei Tumenas disse…
Ótima mensagem pastor Gerson!
Também faço parte dos valentes e sigo neste desafio de manter a chama acesa!!! "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Salmos 34:19"
Um forte abraço pastor!
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
Geferson e Dalva
Normalmente toda decisão de desistir é mais fácil.
Mas graças a Deus pelas pessoas que como vocês assumiram o desafio de MANTER A CHAMA ACESA.

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…