Pular para o conteúdo principal

Crescimento na Vida Cristã


Eu creio que você vai concordar comigo que uma das coisas mais tristes da vida é ver uma criança que não se desenvolveu mental ou fisicamente. Nas viagens que eu tenho feito através do Brasil e nos Estados Unidos tenho observado algumas destas pessoas sendo levadas pelos seus pais pelas ruas e lojas da cidade. Tenho visto elas com um ano, cinco anos, quinze anos e até vinte cinco a trinta anos de idade. Não podem ser deixadas sozinhas, não podem ir sozinhas a um lugar qualquer, mas devem ser levadas pela mão.

O meu lamento é ver a mesma doença entre os cristãos, não uma doença física, no entanto espiritual. Tenho observado alguns que tem cinco, dez, quinze, e até vinte e cinco anos de igreja, mas ainda continuam espiritualmente imaturos. O pastor está sempre tendo que cantar uma "canção de ninar", pois estas pessoas necessitam ouvir palavras suaves e doces que agradam aos ouvidos.

O apóstolo Paulo falou o seguinte aos Coríntios: "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido, porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podei; porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo os homens?" (I Coríntios 3:2-3).

Em I Coríntios 1:7 Paulo fala bem a respeito dos Coríntios dizendo: "... De maneira que nenhum dom vos falta..." Note bem que os Coríntios eram usados grandemente por Deus através dos dons espirituais. Eles profetizavam, faziam curas, exercitavam a sua fé, falavam em línguas, interpretavam mensagens de outras línguas, discerniam espíritos malignos e falsos, falavam palavras de sabedoria e demonstravam conhecimento. No entanto, em seguida no capítulo três, Paulo os chama de "nenês"! Ele foi obrigado alimentar esta igreja com leite (no sentido de tratar coisas básicas da fé) porque esta igreja não podia comer alimento sólido. Ele foi muito claro e objetivo em dizer-lhes que só podia dar leite porque eram nenês, totalmente sem aptidão para comer alimento sólido. Alguns criticariam Paulo, alegando que estava julgando. Ao contrário, estava apenas observando o fruto produzido por eles. Infelizmente o fruto que ele viu era tudo carnal e não espiritual.

As condições espirituais no homem interior produzirão fruto espiritual (Veja Gálatas 5:22-23 e compare com Gálatas 5:19-21). Pode-se perdoar determinadas manifestações carnais em uma criança, mas jamais se perdoaria a mesma manifestação de um adulto. Que tal aplicar a mesma regra no mundo espiritual da igreja?

Tenho encontrado ao longo dos anos do meu ministério pessoas que se ofendem por qualquer coisa: o pastor não aperta sua mão, deixa de lhes saudar, não chamou para cantar, não deu oportunidade para testemunhar, e uma outra porção de supostas desculpas que elas determinam ser razões. E também há pessoas que deixam de ir na igreja por causa de uma mensagem pregada pelo pastor. Eles alegam que o pastor vasculhou sua vida para lhes pregar do púlpito. Estas pessoas são tão carnais que não podem compreender e admitir que provavelmente Deus deu a mensagem ao pastor. Elas levam tudo ao lado material e carnal. Estas pessoas não entendem que o mero fato de ficar ofendido com a Palavra de Deus é sinal de imaturidade e carnalidade. Existem aquelas que consideram a igreja e o culto como desculpa de fazer desfile de moda. Para outros é meramente um encontro social, uma oportunidade de colocar as conversas e fofocas em dia. O culto na igreja em muitos lugares, em vez de ser um encontro espiritual com Deus, tem se tornado um evento puramente social, um lugar aonde pode se encontrar com o (a) namorado (a) entre outros amigos. Julgue-me se quiser, mas quando vejo rapazes do mundo se congregando do lado de fora da igreja com a intenção de procurar uma namorada dentre as moças, isto indica que falta algo do lado espiritual das pessoas e consequentemente da igreja.

Se estas pessoas começassem a se alimentar com a Palavra de Deus, com oração e jejum aconteceria maravilhas espirituais em vez da visual de fruto carnal. Tenho sempre encorajado meu próprio filho, Jonathan, a comer alimento sadio, como feijão, beterra­ba, alface, batata, arroz, etc. Se eu tivesse deixado ele só com leite não teria desenvolvido no menino sadio que é hoje. E este é o desejo de Deus com nossa vida espiritual. A sua Palavra nos exorta, nos corrige, e até nos castiga, mas é para o nosso bem, e de nosso crescimento e desenvolvimento espiritual. Veja mais uma vez uma palavra forte, mas que foi nos dado para nossa reflexão e subsequente bem-estar: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, devido ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança." (Hebreus 5:12-13).

É hora de sermos adultos neste caminhar cristão. Chega de ofensas, de invejas e contendas. Deus tem para nós grandes coisas a experimentar, mas não podemos permanecer­ como nenês na fé. Como nenês, podemos desejar o puro leite espiritual (I Pedro 2:2), mas sendo adultos podemos nos alimentar de alimento sólido. A Palavra nos fala mais uma vez: "Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." (Hebreus 5:14)

Não esqueça que a Palavra de Deus nos manda a perdoar nosso irmão, até antes que ele nos ofenda! E quando andamos perdoando aos outros, Deus também nos livra de todo o nosso pecado. Vamos amar uns aos outros. Deixe as ofensas. Esqueça as injustiças que fizeram contra você. Injustiçaram também a Jesus e ele tudo suportou. Deixe que Ele viva em você! Perdoe ao seu irmão. Ame como Cristo amou!

Leia novamente, e com muita atenção I Coríntios 13. Se não entender todas a palavras, procure-as em um dicionário, para que fique intereirado acerca desta passagem e verdade maravilhosa.



Por Michael D. Walmer
extraído do site  www.simfiel.com.br
com autorização do Pr. Phillip D. Walmer

Comentários

Anônimo disse…
Olá bençao..que prazer esta compartilhando com o irmao mais uma vez.

Certa vez ouvi um pastor dizer que nos ja somos mesmo crentes que teriamos que nos alimentar de comida solida..mas ainda estam...

Fabiana Miranda
Anônimo disse…
Pastor Gerson:

Saudações cristãs em o nome de Jesus Cristo.

Fico agradecido por ter me mandado o conteúdo do seu blog. Para bens por trabalho bem feito. Creio que está sendo uma bênção para muitas pessoas. Também agradeço o irmão por ter creditado SIMFIEL e por ter direcionado pessoas para o site. Com o passar dos dias estamos recebendo mais e mais cartas e comentários de como o site está abençoando pessoas. Eis o nosso alvo e damos graças a Deus por isso. Temos muito trabalho pela frente, muitas mudança para fazer no site, que por falta de recursos financeiras não fizemos ainda, mas vamos chegar lá com a ajuda do Senhor.

Tenha um bom dia e uma semana de bênçãos.

Philip D. Walmer
Fabiana,
Acredito que todos nós temos lampejos de criancisse espiritual, e às vezes ficamosde "bico". Mas realmente alguns tem o problema de forma crônica.

Em tempo: seu blog está muito bacana tbm. A mensagem sobre namoro está muito legal.

No amor de Cristo
Pastor Philip,
Realmente esta mensagem está tendo um grande acesso aqui noblog e imagino que no www.simfiel.com.br esteja também muito procurada.
Que Deus os inspire cada dia mais para abençoar o povo de Deus.
Grato pelo comentário,

Pr.Gerson Luiz
Pastor Riva disse…
QUERIDO AMIGO,PR. GERSON LUIZ,GRAÇA E PAZ!
QUE BELA MENSAGEM.VERDADEIRAMENTE MUITOS CRENTES,APESAR DE TEREM MUITO TEMPO DE CONVERTIDOS,APRESENTAM UMA IMATURIDADE QUE IMPRESSIONA.
A VONTADE DE DEUS É QUE CRESÇAMOS NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO,PARA,RESOLVERMOS NOSSAS QUESTÕES DE UM MODO QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA EXALTADO.
UM FORTE ABRAÇO,MEU AMIGO.
BY, PR. RIVELINO.
Lamarque disse…
parabens pelos bons textos. abraços. ja estou seguindo lamarque

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…