Pular para o conteúdo principal

Crescimento na Vida Cristã


Eu creio que você vai concordar comigo que uma das coisas mais tristes da vida é ver uma criança que não se desenvolveu mental ou fisicamente. Nas viagens que eu tenho feito através do Brasil e nos Estados Unidos tenho observado algumas destas pessoas sendo levadas pelos seus pais pelas ruas e lojas da cidade. Tenho visto elas com um ano, cinco anos, quinze anos e até vinte cinco a trinta anos de idade. Não podem ser deixadas sozinhas, não podem ir sozinhas a um lugar qualquer, mas devem ser levadas pela mão.

O meu lamento é ver a mesma doença entre os cristãos, não uma doença física, no entanto espiritual. Tenho observado alguns que tem cinco, dez, quinze, e até vinte e cinco anos de igreja, mas ainda continuam espiritualmente imaturos. O pastor está sempre tendo que cantar uma "canção de ninar", pois estas pessoas necessitam ouvir palavras suaves e doces que agradam aos ouvidos.

O apóstolo Paulo falou o seguinte aos Coríntios: "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido, porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podei; porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo os homens?" (I Coríntios 3:2-3).

Em I Coríntios 1:7 Paulo fala bem a respeito dos Coríntios dizendo: "... De maneira que nenhum dom vos falta..." Note bem que os Coríntios eram usados grandemente por Deus através dos dons espirituais. Eles profetizavam, faziam curas, exercitavam a sua fé, falavam em línguas, interpretavam mensagens de outras línguas, discerniam espíritos malignos e falsos, falavam palavras de sabedoria e demonstravam conhecimento. No entanto, em seguida no capítulo três, Paulo os chama de "nenês"! Ele foi obrigado alimentar esta igreja com leite (no sentido de tratar coisas básicas da fé) porque esta igreja não podia comer alimento sólido. Ele foi muito claro e objetivo em dizer-lhes que só podia dar leite porque eram nenês, totalmente sem aptidão para comer alimento sólido. Alguns criticariam Paulo, alegando que estava julgando. Ao contrário, estava apenas observando o fruto produzido por eles. Infelizmente o fruto que ele viu era tudo carnal e não espiritual.

As condições espirituais no homem interior produzirão fruto espiritual (Veja Gálatas 5:22-23 e compare com Gálatas 5:19-21). Pode-se perdoar determinadas manifestações carnais em uma criança, mas jamais se perdoaria a mesma manifestação de um adulto. Que tal aplicar a mesma regra no mundo espiritual da igreja?

Tenho encontrado ao longo dos anos do meu ministério pessoas que se ofendem por qualquer coisa: o pastor não aperta sua mão, deixa de lhes saudar, não chamou para cantar, não deu oportunidade para testemunhar, e uma outra porção de supostas desculpas que elas determinam ser razões. E também há pessoas que deixam de ir na igreja por causa de uma mensagem pregada pelo pastor. Eles alegam que o pastor vasculhou sua vida para lhes pregar do púlpito. Estas pessoas são tão carnais que não podem compreender e admitir que provavelmente Deus deu a mensagem ao pastor. Elas levam tudo ao lado material e carnal. Estas pessoas não entendem que o mero fato de ficar ofendido com a Palavra de Deus é sinal de imaturidade e carnalidade. Existem aquelas que consideram a igreja e o culto como desculpa de fazer desfile de moda. Para outros é meramente um encontro social, uma oportunidade de colocar as conversas e fofocas em dia. O culto na igreja em muitos lugares, em vez de ser um encontro espiritual com Deus, tem se tornado um evento puramente social, um lugar aonde pode se encontrar com o (a) namorado (a) entre outros amigos. Julgue-me se quiser, mas quando vejo rapazes do mundo se congregando do lado de fora da igreja com a intenção de procurar uma namorada dentre as moças, isto indica que falta algo do lado espiritual das pessoas e consequentemente da igreja.

Se estas pessoas começassem a se alimentar com a Palavra de Deus, com oração e jejum aconteceria maravilhas espirituais em vez da visual de fruto carnal. Tenho sempre encorajado meu próprio filho, Jonathan, a comer alimento sadio, como feijão, beterra­ba, alface, batata, arroz, etc. Se eu tivesse deixado ele só com leite não teria desenvolvido no menino sadio que é hoje. E este é o desejo de Deus com nossa vida espiritual. A sua Palavra nos exorta, nos corrige, e até nos castiga, mas é para o nosso bem, e de nosso crescimento e desenvolvimento espiritual. Veja mais uma vez uma palavra forte, mas que foi nos dado para nossa reflexão e subsequente bem-estar: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, devido ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança." (Hebreus 5:12-13).

É hora de sermos adultos neste caminhar cristão. Chega de ofensas, de invejas e contendas. Deus tem para nós grandes coisas a experimentar, mas não podemos permanecer­ como nenês na fé. Como nenês, podemos desejar o puro leite espiritual (I Pedro 2:2), mas sendo adultos podemos nos alimentar de alimento sólido. A Palavra nos fala mais uma vez: "Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." (Hebreus 5:14)

Não esqueça que a Palavra de Deus nos manda a perdoar nosso irmão, até antes que ele nos ofenda! E quando andamos perdoando aos outros, Deus também nos livra de todo o nosso pecado. Vamos amar uns aos outros. Deixe as ofensas. Esqueça as injustiças que fizeram contra você. Injustiçaram também a Jesus e ele tudo suportou. Deixe que Ele viva em você! Perdoe ao seu irmão. Ame como Cristo amou!

Leia novamente, e com muita atenção I Coríntios 13. Se não entender todas a palavras, procure-as em um dicionário, para que fique intereirado acerca desta passagem e verdade maravilhosa.



Por Michael D. Walmer
extraído do site  www.simfiel.com.br
com autorização do Pr. Phillip D. Walmer

Comentários

Anônimo disse…
Olá bençao..que prazer esta compartilhando com o irmao mais uma vez.

Certa vez ouvi um pastor dizer que nos ja somos mesmo crentes que teriamos que nos alimentar de comida solida..mas ainda estam...

Fabiana Miranda
Anônimo disse…
Pastor Gerson:

Saudações cristãs em o nome de Jesus Cristo.

Fico agradecido por ter me mandado o conteúdo do seu blog. Para bens por trabalho bem feito. Creio que está sendo uma bênção para muitas pessoas. Também agradeço o irmão por ter creditado SIMFIEL e por ter direcionado pessoas para o site. Com o passar dos dias estamos recebendo mais e mais cartas e comentários de como o site está abençoando pessoas. Eis o nosso alvo e damos graças a Deus por isso. Temos muito trabalho pela frente, muitas mudança para fazer no site, que por falta de recursos financeiras não fizemos ainda, mas vamos chegar lá com a ajuda do Senhor.

Tenha um bom dia e uma semana de bênçãos.

Philip D. Walmer
Fabiana,
Acredito que todos nós temos lampejos de criancisse espiritual, e às vezes ficamosde "bico". Mas realmente alguns tem o problema de forma crônica.

Em tempo: seu blog está muito bacana tbm. A mensagem sobre namoro está muito legal.

No amor de Cristo
Pastor Philip,
Realmente esta mensagem está tendo um grande acesso aqui noblog e imagino que no www.simfiel.com.br esteja também muito procurada.
Que Deus os inspire cada dia mais para abençoar o povo de Deus.
Grato pelo comentário,

Pr.Gerson Luiz
Pastor Rivelino disse…
QUERIDO AMIGO,PR. GERSON LUIZ,GRAÇA E PAZ!
QUE BELA MENSAGEM.VERDADEIRAMENTE MUITOS CRENTES,APESAR DE TEREM MUITO TEMPO DE CONVERTIDOS,APRESENTAM UMA IMATURIDADE QUE IMPRESSIONA.
A VONTADE DE DEUS É QUE CRESÇAMOS NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO,PARA,RESOLVERMOS NOSSAS QUESTÕES DE UM MODO QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA EXALTADO.
UM FORTE ABRAÇO,MEU AMIGO.
BY, PR. RIVELINO.
Anônimo disse…
parabens pelos bons textos. abraços. ja estou seguindo lamarque

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre