Pular para o conteúdo principal

PONHA-SE ACIMA DA DEPRESSÃO


"Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo."

João 15:11

Winston Churchill, o grande líder da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, fez um discurso que se tornou famoso depois da desastrosa derrota inglesa em Dunquerque. "Lutaremos nas elevações, nunca nos renderemos." Todavia, você sabia que esse homem valente costumava afundar-se em profundos períodos de depressão?

A depressão, em maior ou menor escala, ataca a quase todas as pessoas em algum ponto da jornada da vida.

Por alguma razão, entretanto, nunca pensamos que os personagens bíblicos tivessem este problema. Em nossa mente os imaginamos como estando sempre cheios de esperança, alegria e poder. Mas, não é o que acontece. Na verdade, muitos dos heróis da Bíblia como Elias, Davi, Pedro e Paulo tiveram de enfrentar a depressão.

Um dos maiores milagres na vida de Elias se deu quando ele desafiou os profetas de Baal a um duelo, para ver quem servia o verdadeiro Deus. Tanto Elias como os sacerdotes de Baal construíram um altar no Monte Carmelo. Mas o fogo para consumir o sacrifício deveria descer do céu. Se Baal respondesse com fogo, então o deus deles teria sido o verdadeiro. Os 450 profetas de Baal gritaram e clamaram ao seu deus pedindo que mandasse fogo, porém nada aconteceu. Então chegou a vez de Elias.

Primeiro ele encharcou o sacrifício com água, três vezes, para que todos soubessem que Jeová era o Deus vivo. Ele então clamou a Deus e "caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto" (I Reis 18:38).

Foi um magnífico triunfo e Elias deveria ter-se sentido realizado. Todavia, em I Reis 19 vemos que a vida de Elias foi ameaçada por Jezabel. O poderoso Elias, o mesmo Elias que havia derrotado os profetas de Baal, e tinha vencido a carruagem do rei Acabe, agora estava fugindo. Nós o vemos amedrontado no deserto dizendo: "Basta; toma agora, Ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais" (I Reis 19:4). Elias estava deprimido.

Davi também conhecia os altos e baixos da depressão: "Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águas e a corrente me submerge. Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus" (Salmo 42:11).

Mesmo um apóstolo que andou e falou com Jesus por três anos e O conhecia intimamente teve suas lutas com a depressão. Em Lucas 22, vemos que Pedro tinha negado a Jesus pela terceira vez. Imediatamente, o olhar penetrante de Cristo se encontra com o olhar amedrontado de Pedro. "Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente" (Lucas 22:61,62). Pedro estava deprimido.

Paulo foi talvez o maior de todos os discípulos. Experimentou toda sorte de provas e tribulações, tendo escrito alguns dos seus mais famosos livros em uma prisão romana. Entretanto, mesmo esse extraordinário homem de Deus conhecia as profundezas da depressão. Aos coríntios ele escreve: "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperamos até da própria vida" (1º Coríntios 1:8). Este texto deixa claro que Paulo estava falando tanto de desespero emocional como de perigo físico.

As causas da depressão
Calcula-se que oito milhões de norte-americanos sofrem de depressão anualmente. Centenas de milhares muitas vezes acabam num hospital, para tratamento. Milhões de outros sofrem no emprego ou em casa, receosos de admitir que se sentem derrotados.

Há um grande número de causas para a depressão, tanto de natureza emocional como física.

Elias evidentemente estava cansado quando pediu ao Senhor que lhe tirasse a vida. Numa manifestação de força sobrenatural, ele tinha corrido na frente da carruagem de Acabe desde o Monte Carmelo até Jezreel. Era uma distância de uns 40 quilômetros, que quase corresponde à distância de uma maratona atual. Só acompanhar uma pessoa que percorreu essa distância já deixa a gente cansada. E: preciso uma semana para se recuperar dos efeitos de uma corrida dessas. Por conseguinte, Elias, sem dúvida, estava exausto. Em I Reis 19:5, se diz que ele "deitou-se e dormiu debaixo do zimbro".

Na marcha frenética em que vivemos hoje em dia, quase todos nos sentimos cansados em certas ocasiões. Mães que trabalham fora, não só têm o exaustivo dever de criar os filhos e cuidar da casa, mas também se gastam com as exigências do emprego.

Maridos, para compensar a inflação, trabalham ainda mais para aumentar sua renda. O cansaço físico aumenta grande mente a nossa suscetibilidade à depressão, porque é irritante e fatigante enfrentar qualquer dificuldade.

Elias também estava emocionalmente exausto. A confrontação com os profetas de Baal foi uma experiência estimulante. Foi urna hora de grande expectativa e maravilhosa realização. Mas é exatamente após um clímax emocional desses que muitos caem nas profundezas do desespero. Uma vez que você chega ao alto da montanha, não há outro caminho a não ser a descida.

Quantos de nós temos experimentado episódios semelhantes. Acabamos de atingir um alvo na vida que buscávamos há tempo, como um novo emprego, uma bela casa e, não muito tempo depois, ficamos surpresos de nos sentirmos abatidos. f: simplesmente porque estivemos muito ansiosos e tensos na conquista do alvo, e ficamos emocionalmente gastos quando o alcançamos.

Na realidade, qualquer espécie de tensão pode levar-nos à depressão.

Um eminente professor de psiquiatria na Universidade de Washington apresenta as dez principais causas de tensão como sendo:

1. Morte de um cônjuge
2. Divórcio
3. Separação conjugal
4. Prisão
5. Morte de um membro chegado da família
6. Desastre ou enfermidade
7. Casamento
8. Perda do emprego
9. Reconciliação conjugal
10. Aposentadoria

Sem dúvida há muitas outras, como saúde responsabilidades financeiras, adaptação a uma nova residência, etc. Mas uma dessas causas ou a combinação delas pode causar problemas emocionais e físicos que nos levam facilmente à depressão.

A pessoa em estado de depressão tende a isolar-se desejando estar só. Muitas vezes fica ansiosa e preocupada. Perde a energia e o apetite. Chora facilmente e se sente imprestável. Descuida-se de sua aparência pessoa!

Auto comiseracão
A auto comiseração é um sintoma quase universal ela depressão. As duas se casam como a mão numa luva. Quanto mais pena a pessoa tem de si mesma, pior se torna a depressão.

Não importa que as circunstâncias realmente não sejam tão ruins. Aos seus próprios olhos, ela não consegue imaginar que possam ser piores. A auto comiseração aumenta a depressão. f: um terreno fértil para as sementes do desespero.

É muito fácil cairmos nessa armadilha. Quando algo sai errado ou alguém nos fere, temos a tendência de consolar-nos sentindo pena de nós mesmos. Afinal das contas, se não o fizermos, quem o fará?

Mas não é preciso que seja assim. Em nosso próximo estudo estaremos verificando aspectos da depressão e os recursos que Deus nos disponibilizou para vence-la.

Acesse aqui a continuação dessa mensagem. https://pastorgersonluiz.blogspot.com/2011/10/ponha-se-acima-da-depressao-parte2.html?m=1

Fique na paz.

Pr. Gerson Luiz
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Esta é mais uma mensagem de Rex Humbard (In memorian)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre