Pular para o conteúdo principal

Como vencer a depressão

Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós,
 e o vosso gozo seja completo (João 15:11)
Uma das piores coisas que podemos dizer a uma pessoa que sofre de depressão é: "Liberte-se dela!" Ninguém gosta de estar deprimido e, quando condenamos a pessoa, não conseguimos ajudá-la. 

Quando Elias estava deprimido, Deus não disse: "Seu vagabundo, levante-se daí!" Pelo contrário, um anjo veio e lhe deu de comer e beber. Ele comeu, voltou a dormir, e então comeu de novo, quando acordou pela segunda vez. Para a maior parte das pessoas, a depressão se dá por um certo período. Do mesmo modo, para a maior parte, o seu desaparecimento é gradual. A aplicação dos princípios abaixo ajudará a pessoa deprimida no caminho para a recuperação: 

1. Comece a louvar a Deus
Isso pode ser muito difícil para alguém que se sente completamente desanimado. Mas é um mandamento que Deus nos deu: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18). 

É a vontade de Deus que você O louve sem importar como se sente. Isaías 61:3 diz que devemos colocar uma "veste de louvor em vez de espírito angustiado". Comece a louvar a Deus e o espírito angustiado fugirá. 

Paulo e Silas compreenderam que o louvor e a ação de graças podem trazer libertação. Eles tinham acabado de ser presos, açoitados e lançados na prisão com os pés presos no tronco. Se tivesse sido eu, provavelmente estaria pensando em como poderia retribuir o que eles me tinham feito. Mas os dois fizeram algo fora do comum. 

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus" (Atos 16:25). Imediatamente, um terremoto abriu as portas da prisão e as suas cadeias se soltaram. Do mesmo modo, o louvor pode soltar as cadeias do desespero e desânimo que a depressão traz. As portas da escuridão podem abrir-se e fazer o radiante amor de Jesus Cristo brilhar no seu coração. 

2. Espere em Deus
No Salmo 42:11, Davi indaga: "Por que estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim?" E ele mesmo responde à pergunta, dizendo logo em seguida: "Espera em Deus, porque ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Desvie os olhos dos seus problemas e comece a colocar em Deus sua esperança, confiança e fé. 

Quando Paulo disse que estava a ponto de desesperar da própria vida, ele compreendeu também que a sua esperança era confiar no Senhor. "Em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos" (11 Coríntios 1:10). Paulo sabia que Deus não o abandonaria. Os homens sempre irão desapontá-lo, mas Deus nunca! 

"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado" (Romanos 5:5). Esperança em Deus, porque Ele ama você e quer ajudá-lo. 

3. Pense positivamente
A pessoa deprimida em geral está cheia de pensamentos negativos. Não assume uma atitude positiva. Aprenda a dizer com Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Deus não está pedindo que você faça tudo por si mesmo. Ao contrário, Ele diz que você pode fazer tudo através do poder d’Ele. E: o poder de Jesus Cristo, e não o esforço próprio, que lhe dará vitória sobre a depressão. 

Em Filipenses 4:8, Paulo nos diz que devemos focalizar o pensamento nas coisas verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e louváveis. Deixe de andar na sombra e ande na luz. Isso vai fazer diferença. 

4. Peça a alegria de Jesus
Jesus disse em João 16:24: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." Peça que Cristo ponha a alegria d’Ele em sua vida - não uma emoção artificial, mas real, cem por cento pura, vinda do Senhor. "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11). 

Um dos frutos do Espírito é alegria. Peça que essa doçura seja liberada em sua vida. 

Neemias disse que a alegria do Senhor é a nossa força. A alegria do Senhor pode gerar nova vitalidade e energia em seu corpo cansado. 

5. Tome o jugo de Jesus
Muitas pessoas ficam deprimidas porque procuram enfrentar problemas que não podem resolver. A carga se torna pesada demais e elas não sabem como sair da pressão e tensão. 

Jesus não quis que a nossa vida fosse assim. "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30). 

Jesus não permitirá que você enfrente mais dificuldade do que possa suportar. Nós é que colocamos os fardos sobre nós mesmos. 

Aprenda a entregar seus problemas a Cristo. Ele os resolverá e proverá a força emocional e física para tratar deles até que você ache a solução. 

6. Procure ocupar-se
Uma das piores coisas que uma pessoa deprimida pode fazer ficar inativa. A atividade traz alívio de muitas maneiras. Um reservatório de água estagnada gera doença. Isso não acontece com uma correnteza. 

Depois de Elias comer e beber, o anjo lhe disse que teria de fazer uma viagem. Também teria de ungir um rei para a Síria. 

Alguns dias mais tarde, descobriria seu sucessor Eliseu, e o :varia consigo. Deus deu a Elias muitas coisas para fazer. Se Deus o tivesse deixado inativo em seu desespero, ele teria definhado. 

Movimente-se. Talvez você tenha de obrigar-se a fazê-lo, pois o crescimento espiritual às vezes pode ser doloroso. É exatamente o que vai acontecer com a sua depressão. Você verá de um modo novo como Deus realmente cuida de você perceberá o poder que Ele tem para livrá-lo. 

Um período de depressão pode também ser a ocasião em que você ouve novamente a voz de Deus. Elias ainda estava deprimido quando se dirigiu ao Monte Horebe. "E eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida" (1 Reis 19:10). Momentos mais tarde, Deus falou a Elias com "um ciclo tranquilo e suave". 

Você também pode ouvir a voz de Deus, mesmo que seja só um murmúrio. Com a ajuda de Deus, poderá dizer com Davi: "Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus." 

Como vencer a depressão 
1. Comece a louvar a Deus. 
2. Espere em Deus. 
3. Pense positivamente. 
4. Peça a alegria de Jesus. 
5. Tome o jugo de Jesus. 
6. Procure ocupar-se. 

Faça esta oração com sinceridade 
"Amado Senhor, estou desanimado, mas tenho uma nova esperança que Tu podes libertar-me desse jugo de depressão. Por isso, eu me proponho a desviar os olhos de mim mesmo e meus problemas, e vou olhar para Ti como a fonte da minha alegria. Quero Te agradecer, Senhor, que eu posso recorrer a Ti em minhas horas de necessidade, e quero Te louvar por todas as Tuas bênçãos e por tudo que fizeste por mim. Quero dedicar minha vida para Te servir, e oro para que Tu me enchas com a Tua alegria, e com a Tua paz, que excede todo o entendimento. E desde já eu Te agradeço Senhor, porque me libertaste da depressão. Em nome de Jesus, Amém."



Pr. Gerson Luiz
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Esta é mais uma mensagem de Rex Humbard (In memorian)

Comentários

Amém pastor, parabéns por esta importante lição. É a mais pura verdade. Deus te abençoe.

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…