Pular para o conteúdo principal

Como vencer a depressão

Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós,
 e o vosso gozo seja completo (João 15:11)
Uma das piores coisas que podemos dizer a uma pessoa que sofre de depressão é: "Liberte-se dela!" Ninguém gosta de estar deprimido e, quando condenamos a pessoa, não conseguimos ajudá-la. 

Quando Elias estava deprimido, Deus não disse: "Pare de frescura Elias e levante-se daí!" Pelo contrário, um anjo veio e lhe deu de comer e beber. Ele comeu, voltou a dormir, e então comeu de novo, quando acordou pela segunda vez. Para a maior parte das pessoas, a depressão se dá por um certo período. Do mesmo modo, para a maior parte, o seu desaparecimento é gradual. A aplicação dos princípios abaixo ajudará a pessoa deprimida no caminho para a recuperação: 

1. Comece a louvar a Deus
Isso pode ser muito difícil para alguém que se sente completamente desanimado. Mas é um mandamento que Deus nos deu: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18). 

É a vontade de Deus que você O louve sem importar como se sente. Isaías 61:3 diz que devemos colocar uma "veste de louvor em vez de espírito angustiado". Comece a louvar a Deus e o espírito angustiado fugirá. 

Paulo e Silas compreenderam que o louvor e a ação de graças podem trazer libertação. Eles tinham acabado de ser presos, açoitados e lançados na prisão com os pés presos no tronco. Se tivesse sido eu, provavelmente estaria pensando em como poderia retribuir o que eles me tinham feito. Mas os dois fizeram algo fora do comum. 

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus" (Atos 16:25). Imediatamente, um terremoto abriu as portas da prisão e as suas cadeias se soltaram. Do mesmo modo, o louvor pode soltar as cadeias do desespero e desânimo que a depressão traz. As portas da escuridão podem abrir-se e fazer o radiante amor de Jesus Cristo brilhar no seu coração. 

2. Espere em Deus
No Salmo 42:11, Davi indaga: "Por que estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim?" E ele mesmo responde à pergunta, dizendo logo em seguida: "Espera em Deus, porque ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Desvie os olhos dos seus problemas e comece a colocar em Deus sua esperança, confiança e fé. 

Quando Paulo disse que estava a ponto de desesperar da própria vida, ele compreendeu também que a sua esperança era confiar no Senhor. "Em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos" (11 Coríntios 1:10). Paulo sabia que Deus não o abandonaria. Os homens sempre irão desapontá-lo, mas Deus nunca! 

"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado" (Romanos 5:5). Esperança em Deus, porque Ele ama você e quer ajudá-lo. 

3. Pense positivamente
A pessoa deprimida em geral está cheia de pensamentos negativos. Não assume uma atitude positiva. Aprenda a dizer com Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Deus não está pedindo que você faça tudo por si mesmo. Ao contrário, Ele diz que você pode fazer tudo através do poder d’Ele. E: o poder de Jesus Cristo, e não o esforço próprio, que lhe dará vitória sobre a depressão. 

Em Filipenses 4:8, Paulo nos diz que devemos focalizar o pensamento nas coisas verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis, de boa fama, virtuosas e louváveis. Deixe de andar na sombra e ande na luz. Isso vai fazer diferença. 

4. Peça a alegria de Jesus
Jesus disse em João 16:24: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." Peça que Cristo ponha a alegria d’Ele em sua vida - não uma emoção artificial, mas real, cem por cento pura, vinda do Senhor. "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (João 15:11). 

Um dos frutos do Espírito é alegria. Peça que essa doçura seja liberada em sua vida. 

Neemias disse que a alegria do Senhor é a nossa força. A alegria do Senhor pode gerar nova vitalidade e energia em seu corpo cansado. 

5. Tome o jugo de Jesus
Muitas pessoas ficam deprimidas porque procuram enfrentar problemas que não podem resolver. A carga se torna pesada demais e elas não sabem como sair da pressão e tensão. 

Jesus não quis que a nossa vida fosse assim. "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30). 

Jesus não permitirá que você enfrente mais dificuldade do que possa suportar. Nós é que colocamos os fardos sobre nós mesmos. 

Aprenda a entregar seus problemas a Cristo. Ele os resolverá e proverá a força emocional e física para tratar deles até que você ache a solução. 

6. Procure ocupar-se
Uma das piores coisas que uma pessoa deprimida pode fazer ficar inativa. A atividade traz alívio de muitas maneiras. Um reservatório de água estagnada gera doença. Isso não acontece com uma correnteza. 

Depois de Elias comer e beber, o anjo lhe disse que teria de fazer uma viagem. Também teria de ungir um rei para a Síria. 

Alguns dias mais tarde, descobriria seu sucessor Eliseu, e o :varia consigo. Deus deu a Elias muitas coisas para fazer. Se Deus o tivesse deixado inativo em seu desespero, ele teria definhado. 

Movimente-se. Talvez você tenha de obrigar-se a fazê-lo, pois o crescimento espiritual às vezes pode ser doloroso. É exatamente o que vai acontecer com a sua depressão. Você verá de um modo novo como Deus realmente cuida de você perceberá o poder que Ele tem para livrá-lo. 

Um período de depressão pode também ser a ocasião em que você ouve novamente a voz de Deus. Elias ainda estava deprimido quando se dirigiu ao Monte Horebe. "E eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida" (1 Reis 19:10). Momentos mais tarde, Deus falou a Elias com "um ciclo tranquilo e suave". 

Você também pode ouvir a voz de Deus, mesmo que seja só um murmúrio. Com a ajuda de Deus, poderá dizer com Davi: "Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus." 

Como vencer a depressão 
1. Comece a louvar a Deus. 
2. Espere em Deus. 
3. Pense positivamente. 
4. Peça a alegria de Jesus. 
5. Tome o jugo de Jesus. 
6. Procure ocupar-se. 

Faça esta oração com sinceridade 
"Amado Senhor, estou desanimado, mas tenho uma nova esperança que Tu podes libertar-me desse jugo de depressão. Por isso, eu me proponho a desviar os olhos de mim mesmo e meus problemas, e vou olhar para Ti como a fonte da minha alegria. Quero Te agradecer, Senhor, que eu posso recorrer a Ti em minhas horas de necessidade, e quero Te louvar por todas as Tuas bênçãos e por tudo que fizeste por mim. Quero dedicar minha vida para Te servir, e oro para que Tu me enchas com a Tua alegria, e com a Tua paz, que excede todo o entendimento. E desde já eu Te agradeço Senhor, porque me libertaste da depressão. Em nome de Jesus, Amém."


Pr. Gerson Luiz
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Esta é mais uma mensagem de Rex Humbard (In memorian)

Comentários

Amém pastor, parabéns por esta importante lição. É a mais pura verdade. Deus te abençoe.

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre