Pular para o conteúdo principal

PONHA-SE ACIMA DA DEPRESSÃO (parte2)

Nunca me esquecerei da visita que fiz a uma senhora que estava morrendo de câncer. Ela vinha assistindo ao nosso programa por muitos anos. Sua filha tinha me pedido pata visitá-la. A casa ficava no fim de uma rua sem calçamento. Quando entrei, a filha me encaminhou a uma escada. No alto havia um quarto especialmente construído para a mãe. Quando abri a porta, o cheiro de morte dominava o ambiente. Aproximei-me da cama dela. Seu corpo estava destruído pelos efeitos do câncer. Sua voz estava muito fraca e eu quase não podia ouvi-la. Mas demonstrava um espírito forte. 

"Quero que você saiba quanto aprecio o seu programa", ela me disse alegremente. "Ouço você falar no rádio três vezes ao dia." 

Fiquei com ela por quase uma hora. Quando saí, estava tão comovido que não pude conter as lágrimas. 

Eu estava enfrentando muita pressão no meu ministério, e estava me sentindo desanimado quando fui visitar aquela senhora. Mas aqui estava uma mulher confinada a um pequeno quarto, desfigurada pelo câncer, e a poucos dias da morte, entretanto não tinha nada a reclamar. Não sentia pena de si mesma. Saí de lá com uma nova atitude, convencido de que se ela podia sentir-se otimista em tais circunstâncias, eu certamente podia fazer o mesmo. 

Se queremos nos libertar da masmorra da depressão, um dos primeiros passos é quebrar as grades da autocomiseração. Calcula-se que 80 por cento de todas as doenças têm sua origem em problemas emocionais. Mais da metade dos leitos de hospitais nos Estados Unidos são ocupados por pacientes que sofrem de perturbações emocionais. 

Há uma batalha enorme que se trava dentro de cada um de nós. É uma batalha para a conquista da mente, reunindo as forças do desespero, do desânimo e do desapontamento contra os grandes defensores da saúde humana: a alegria, a paz e a esperança. 

Quer estejamos conscientes ou não, é uma luta espiritual comandada, de um lado, pelo diabo, e, do outro lado, por Deus. A depressão é uma poderosa lutadora a favor das forças de Satanás. Você e eu somos o campo de batalha. O apóstolo Paulo torna isso muito claro em 2 Coríntios 10:3-5: "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porém as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus para destruir fortalezas; anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. " 

Quando estamos deprimidos, muitas vezes nos enchemos de pensamentos de inferioridade, desespero e outras atitudes mentais negativas. Cristo quer tomar estes pensamentos e afastá-los da nossa vida. Ele precisa ser Senhor dos nossos pensamentos, para poder ser Senhor da nossa vida. 

Salomão disse que o homem "como imagina em sua alma, assim ele é" (provérbios 23:7). Isto significa que nossos pensamentos podem controlar-nos. 

Se nos demorarmos em coisas negativas, ficaremos deprimidos. Por isso é que Salomão disse em Provérbios 4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração." 

Como, então, podemos nos proteger contra a depressão? Por um lado, precisamos compreender que temos armas divinas. Efésios 6 descreve a armadura espiritual do soldado cristão que inclui o cinturão da verdade, a couraça da justiça, o capacete da salvação, a preparação do evangelho da paz, o escudo da fé e a espada do Espírito. Esta última arma é que me parece ser o segredo. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. Na medida em que a usarmos contra as forças negras da depressão, alcançaremos a vitória. Hebreus 4:12 diz que a Palavra é "apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". A Palavra de Deus nos capacitará a ver claramente qual é o problema que causou a depressão. O Salmo 119:30 diz: "A revelação das tuas palavras esclarece." Na medida em que você lê a Palavra de Deus, ela irá lançar luz sobre o seu problema. A depressão é escuridão espiritual e nenhuma escuridão pode resistir à luz de Deus. 

Ao passo que você compreende que a depressão é uma batalha pelo domínio da sua mente, então começará a ver a necessidade de escapar do seu domínio. 

No próximo post veremos COMO VENCER A DEPRESSÃO. Não deixe de acompanhar.

Abraços,


Pr. Gerson Luiz
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Esta é mais uma mensagem de Rex Humbard (In memorian)

Comentários

Pr Luciano Frota disse…
Pr Gerson, que Nosso Senhor te acrescente cada dia mais para enriquecer a vida de muitos com a palavra de Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…