Pular para o conteúdo principal

Virando o Jogo da Vida


Parece tolice, mas vez ou outra todos nós olhamos para as coisas que não deram certo em nossa vida e ficamos a indagar "E se...". Os olhares para o passado não deveriam nos paralisar.Nem por contentamento nem pelas derrotas e dores. Mesmo assim, noto que pessoas demoram-se tanto ao passado que já não conseguem ver e viver o presente, sem deixar que o que se foi exerça influencia muito forte sobre seu hoje. Nada de errado se isso os motiva a olhar com otimismo para seu futuro e lhe arranja forças para o presente.

Todavia, refiro-me aos prisioneiros do tempo que reagem com as pessoas, circunstâncias e oportunidades com o ceticismo baseado nas frustrações e mágoas antigas. As dores e infortúnios do passado corroem as esperanças no futuro e a visão e força do presente. Um círculo vicioso instala-se assombrado pelo medo, desconfiança, amargura e desespero. Falta-lhes coragem para caminhar.

Como sair desse redemoinho que afasta as pessoas e não está na rota da felicidade? Como virar esse jogo e deixar de ser simplesmente levado pela correnteza?

Quero falar sobre isso usando como base a Bíblia em especial o capítulo três do livro de Lamentação de Jeremias. Na primeira parte dessa passagem bíblica encontramos o relato de um homem extremamente amargurado e ressentido, que sempre procurou fazer a vontade de Deus mas que acabou por culpar a Deus por suas vicissitudes e dificuldades.

Que interessante saber que Deus não procurou omitir de sua Palavra nem os desacertos, falhas e limitações daqueles que conhecemos como "homens e mulheres de Deus", os Heróis da Fé. Isso embasa o conceito de que Deus nos ama tanto mesmo sendo falhos e limitados. Seu favor estende-se sobre todos aqueles que, como Jeremias, perderam seu rumo na vida a fim de reconduzí-los no caminho da vida plena.

Jeremias estava tão frustrado com sua vida e culpava a Deus por tudo. Despejou sobre Deus sua indignação: "Eu sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor. Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz." Lamentações 3:1-2

Aqueles que dizem que devemos nos afastar de pessoas negativas, certamente não se aproximariam de Jeremias. Em um momento de humor negro e alta dose de ironia Jeremias despeja: "Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha. " Lamentações 3:12. Imagine a cena: Jeremias correndo de um lado para o outro e Deus praticando tiro ao alvo nele, até que acerta nos rins do pobre profeta. Trágico, mas distorcido.

É preciso de muita paciência com o profeta para aguentar a leitura. No ápice de suas lamentações ele choraminga "Já não sei mais o que é paz e esqueci o que é felicidade.Não tenho muito tempo de vida, e a minha esperança no SENHOR acabou. Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido." Lamentações 3:17-20

"Penso sempre nisso e fico abatido" Está aí, Jeremias, o seu problema (e o de muitas pessoas). Enquanto ficava remoendo suas tristezas e infortúnios, arrumava mais e mais argumentos e deduções de que Deus, pessoas e circunstâncias conspiravam contra ele. Se deixarmo-nos levar por essas "premissas erradas" logo, logo os fatos verdadeiros estarão misturados e influenciados com os devaneios desesperados. Infelizmente muitas pessoas que poderiam ter uma vida maravilhosa estão vendo sua vida escapulir por entre os anos, isso quando eles mesmo fogem da vida.

Voltando ao Profeta, a partir do versículo 21 uma mudança fantástica de posicionamento ocorre quando ele muda sua maneira de pensar: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" Lamentações 3:21-23.

Quando olhou para Deus de maneira diferente, Deus que sempre esteve com ele (Salmos 23:4), Jeremias experimentou os benefícios de mudar seu ponto de vista para as oportunidades de recomeço que a vida oferece a cada manhã, ele abriu mão de sentimentos e disposições mentais às quais se apegava com afinco e eram tão importantes quanto eram ruins. Só assim ele pôde confessar "Bom é ter esperança e aguardar em paz a salvação que vem do Senhor" Lamentações 3:26.

Esse milagre da vida pode acontecer hoje ainda com qualquer um que ousar liberar-se do seu passado. "Bom é ter esperança" foi algo que Jeremias experimentou dentro de si e que fez com que ele virasse o jogo de sua vida no qual ele levava uma severa goleada do fatalismo. Por nada ele voltaria ao seu "inferno" mental. Jamais! Ele aprendeu a ver as coisas de uma maneira mais positiva.

E você? Está precisando virar o jogo? Quer sair desse emaranhado de sentimento, pensamentos e ações frustrantes? Convido-o a entrar na aventura da Fé n'Aquele que oferece "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso." Mateus 11:28-29.

Creia, dê o passo da Fé, largue o que alimenta a disposição frustrante e OUSE A VIVER EM ABUNDÂNCIA DE PAZ.

FAÇA-O AGORA, Tudo está à distância de uma oração. Só depende de você. Ouça Jesus te dizendo: BENDITO E ABENÇOADO venha a mim, pois o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

Espero que essa Palavra tenha lhe inspirado uma nova vontade de viver, espero ainda mais que você agarre-se nela e viva em abundância a aventura da VIDA PLENA por Cristo Jesus, nosso Senhor.



Escreva para gersonluizgl@hotmail.com e compartilhe seu testemunho. Escreva-me também se quiser entregar sua vida a Jesus. Terei a alegria de orar com você conduzí-lo a Cristo e à vida plena n'Ele.

No amor de Cristo Jesus,

Pastor Gerson Luiz G Lima
Twitter @gersonlgarcia
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Facebook da R&V


Se esta Palavra te abençoou
deixe aqui o seu comentário.



Comentários

Parabéns! Seu Blog é muito Edificante. Que Deus te abençoe sempre... já estou te seguindo. Convido-o a visitar o meu também, caso goste, será um prazer tê-lo como seguidor e amigo. A Paz do Senhor! Abraço, Thiago!
http://tmropoderdafe.blogspot.com
Linda palavra, me edificou muito. meu olhar tem esta tendência de me puxar para o que não deu certo. Quero, portanto trazer à memória aquilo que me pode dar esperança...
Que DEUS te use cada vez mais querido pastor... É SÓ ACREDITAR!
UM ABRAÇO.
Sua maninha DALVA.
Vai nessa tua Fé maninha Dalva. A grande sacada da vida é saber que podemos recomeçar... sempre. Tudo à distância de uma oração.

Abração.

Pr Gerson Luiz

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre