Virando o Jogo da Vida


Parece tolice, mas vez ou outra todos nós olhamos para as coisas que não deram certo em nossa vida e ficamos a indagar "E se...". Os olhares para o passado não deveriam nos paralisar.Nem por contentamento nem pelas derrotas e dores. Mesmo assim, noto que pessoas demoram-se tanto ao passado que já não conseguem ver e viver o presente, sem deixar que o que se foi exerça influencia muito forte sobre seu hoje. Nada de errado se isso os motiva a olhar com otimismo para seu futuro e lhe arranja forças para o presente.

Todavia, refiro-me aos prisioneiros do tempo que reagem com as pessoas, circunstâncias e oportunidades com o ceticismo baseado nas frustrações e mágoas antigas. As dores e infortúnios do passado corroem as esperanças no futuro e a visão e força do presente. Um círculo vicioso instala-se assombrado pelo medo, desconfiança, amargura e desespero. Falta-lhes coragem para caminhar.

Como sair desse redemoinho que afasta as pessoas e não está na rota da felicidade? Como virar esse jogo e deixar de ser simplesmente levado pela correnteza?

Quero falar sobre isso usando como base a Bíblia em especial o capítulo três do livro de Lamentação de Jeremias. Na primeira parte dessa passagem bíblica encontramos o relato de um homem extremamente amargurado e ressentido, que sempre procurou fazer a vontade de Deus mas que acabou por culpar a Deus por suas vicissitudes e dificuldades.

Que interessante saber que Deus não procurou omitir de sua Palavra nem os desacertos, falhas e limitações daqueles que conhecemos como "homens e mulheres de Deus", os Heróis da Fé. Isso embasa o conceito de que Deus nos ama tanto mesmo sendo falhos e limitados. Seu favor estende-se sobre todos aqueles que, como Jeremias, perderam seu rumo na vida a fim de reconduzí-los no caminho da vida plena.

Jeremias estava tão frustrado com sua vida e culpava a Deus por tudo. Despejou sobre Deus sua indignação: "Eu sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor. Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz." Lamentações 3:1-2

Aqueles que dizem que devemos nos afastar de pessoas negativas, certamente não se aproximariam de Jeremias. Em um momento de humor negro e alta dose de ironia Jeremias despeja: "Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha. " Lamentações 3:12. Imagine a cena: Jeremias correndo de um lado para o outro e Deus praticando tiro ao alvo nele, até que acerta nos rins do pobre profeta. Trágico, mas distorcido.

É preciso de muita paciência com o profeta para aguentar a leitura. No ápice de suas lamentações ele choraminga "Já não sei mais o que é paz e esqueci o que é felicidade.Não tenho muito tempo de vida, e a minha esperança no SENHOR acabou. Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido." Lamentações 3:17-20

"Penso sempre nisso e fico abatido" Está aí, Jeremias, o seu problema (e o de muitas pessoas). Enquanto ficava remoendo suas tristezas e infortúnios, arrumava mais e mais argumentos e deduções de que Deus, pessoas e circunstâncias conspiravam contra ele. Se deixarmo-nos levar por essas "premissas erradas" logo, logo os fatos verdadeiros estarão misturados e influenciados com os devaneios desesperados. Infelizmente muitas pessoas que poderiam ter uma vida maravilhosa estão vendo sua vida escapulir por entre os anos, isso quando eles mesmo fogem da vida.

Voltando ao Profeta, a partir do versículo 21 uma mudança fantástica de posicionamento ocorre quando ele muda sua maneira de pensar: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" Lamentações 3:21-23.

Quando olhou para Deus de maneira diferente, Deus que sempre esteve com ele (Salmos 23:4), Jeremias experimentou os benefícios de mudar seu ponto de vista para as oportunidades de recomeço que a vida oferece a cada manhã, ele abriu mão de sentimentos e disposições mentais às quais se apegava com afinco e eram tão importantes quanto eram ruins. Só assim ele pôde confessar "Bom é ter esperança e aguardar em paz a salvação que vem do Senhor" Lamentações 3:26.

Esse milagre da vida pode acontecer hoje ainda com qualquer um que ousar liberar-se do seu passado. "Bom é ter esperança" foi algo que Jeremias experimentou dentro de si e que fez com que ele virasse o jogo de sua vida no qual ele levava uma severa goleada do fatalismo. Por nada ele voltaria ao seu "inferno" mental. Jamais! Ele aprendeu a ver as coisas de uma maneira mais positiva.

E você? Está precisando virar o jogo? Quer sair desse emaranhado de sentimento, pensamentos e ações frustrantes? Convido-o a entrar na aventura da Fé n'Aquele que oferece "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso." Mateus 11:28-29.

Creia, dê o passo da Fé, largue o que alimenta a disposição frustrante e OUSE A VIVER EM ABUNDÂNCIA DE PAZ.

FAÇA-O AGORA, Tudo está à distância de uma oração. Só depende de você. Ouça Jesus te dizendo: BENDITO E ABENÇOADO venha a mim, pois o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

Espero que essa Palavra tenha lhe inspirado uma nova vontade de viver, espero ainda mais que você agarre-se nela e viva em abundância a aventura da VIDA PLENA por Cristo Jesus, nosso Senhor.



Escreva para gersonluizgl@hotmail.com e compartilhe seu testemunho. Escreva-me também se quiser entregar sua vida a Jesus. Terei a alegria de orar com você conduzí-lo a Cristo e à vida plena n'Ele.

No amor de Cristo Jesus,

Pastor Gerson Luiz G Lima
Twitter @gersonlgarcia
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Facebook da R&V


Se esta Palavra te abençoou
deixe aqui o seu comentário.



Comentários

Parabéns! Seu Blog é muito Edificante. Que Deus te abençoe sempre... já estou te seguindo. Convido-o a visitar o meu também, caso goste, será um prazer tê-lo como seguidor e amigo. A Paz do Senhor! Abraço, Thiago!
http://tmropoderdafe.blogspot.com
Linda palavra, me edificou muito. meu olhar tem esta tendência de me puxar para o que não deu certo. Quero, portanto trazer à memória aquilo que me pode dar esperança...
Que DEUS te use cada vez mais querido pastor... É SÓ ACREDITAR!
UM ABRAÇO.
Sua maninha DALVA.
Vai nessa tua Fé maninha Dalva. A grande sacada da vida é saber que podemos recomeçar... sempre. Tudo à distância de uma oração.

Abração.

Pr Gerson Luiz

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Amado com amor inabalável

Manhã com Deus