Pular para o conteúdo principal

E Ele não abriu a sua boca

"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca." Isaías 53:7

Cristo Jesus, Nosso Senhor, deu-nos o exemplo para seguirmos suas pisadas, e disse "aprendei de mim que sou manso e humilde de espírito", logo não podemos separar nosso viver cristão das implicações do nossso viver diário.

Dias desses, durante o período doloroso de recuperação pós cirurgia no ombro direito, eu estava ansioso por retomar a vida e pelas necessidades de minha família. E você sabe não é?, um assunto leva a outro e, precisando tomar algumas decisões e dar fluência a alguns afazeres no campo profissional e financeiro, comecei a fazer algumas ligações telefônicas e enviar alguns e-mails, etc.. Enfim, comecei a trabalhar, mesmo no momento imediato após a cirurgia em que o médico recomendava "repouso absoluto". Tentei me convencer de que ninguém segue as orientações à risca e de que meus pares comerciais poderiam estar esperando mais ação de minha parte, além do que, precisava trabalhar para conseguir dinheiro, pois não tenho renda fixa.

As respostas de meus contatos não estavam sendo as que eu esperava e somando a algumas outras portas fechadas e as dores decorrentes da cirurgia, isso tudo "encheu copo" e bastou uma gota mímima para transbordar.

Refletia sobre os cinco últimos anos de minha vida. Por quase vinte anos eu trocara minha profissão diplomada de Químico para trabalhar no comércio, e a cinco anos atrás aceitei o convite para trabalhar em uma empresa iniciante com uma boa idéia, na qual eu atuaria como um gerente geral, implantando todas as rotinas e processos e trabalhando com as demandas de pessoas.

Embora a mudança da rotina tivesse me dado muito mais tempo para ficar com minha família e fazer a obra de Deus e de eu estar motivado com a oportunidade, em exatos dois anos e meio, levei um revés daqueles de deixar a gente procurando saber onde está. O transcorrer disso tudo gerou à minha família enormes prejuízos, dívidas, e não conseguíamos vencer a correnteza que nos "embargou" sonhos e projetos e deixou nossa vida cheia de limitações.

Quando fazemos um processo de reflexão sobre nossa vida devemos tomar cuidado para não cairmos na vala da amargura e da autocomiseração procurando culpados, ou não os liberando quando sabendo quem são, ficando a choramingar "por quê eu?" "por quê comigo?", etc.. Isso é sermos nosso próprio carrasco.

Retomando o pensamento: Enquanto lamentava as últimas portas fechadas, essas lembranças todas vieram-me à mente e discerni o momento. Ou eu daria vazão aos iminentes sentimentos regidos pela amargura, ou eu levaria o fardo a Jesus, e me reportaria humildemente a Ele como a canção que diz "resoluto mas submisso... tudo entregarei".

Nesse momento vieram-me à mente os versículos de Isaías 53:7 "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca." e de Mateus 11:29 "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."

Quando meditei em "Ele não abriu a sua boca", entendi o que o Senhor espera de nós. Dependência e Permanência absolutas n'Ele e d'Ele são as atitudes mentais que devem reger nosso comportamento, análise e decisões diante das circunstâncias e eventos da vida e de pessoas, quer estas passem por nós deixando boas ou más impressões.

Como um servo dedicado, Jesus como homem, aprendia a obedecer, leia Hebreus 5:8, dependia em tudo de seu Pai divino e entendia que sua missão era fazer a vontade d'Aquele que o havia enviado. Embora lhe fosse difícil o momento da entrega para o martírio vicário, Ele disse "não seja feita a minha vontade mas a sua".

Penso nas pessoas que tiveram suas vidas completamente alteradas por eventos fortuitos e inesperados como doenças, acidentes que causaram morte, deficiência física, separação dos pais, perdas e mais perdas.

Apenas um olhar de fé para Jesus e todo seu caminho do Getsemâni ao Calvário basta para saltarmos o nosso olhar para a eternidade e para o maravilhoso momento em que "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Apocalipse 7:17 e 21:4.

Retomar a vida depois dessa meditação foi estimulante  e reconfortante, os desafios não sumiram, não, mas a Palavra de Deus, que é espírito e vida, trouxe-me uma renovação da passagem de Romanos 8:28 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito"

Quero convidá-lo a refletir sobre sua vida considerando-a à luz de "Ele não abriu a sua boca".

Espero que esta Palavra o tenha abençoado.

No amor de Cristo Jesus,

Pastor Gerson Luiz G. Lima


Quando tudo parece estranho ao redor | Buscar tua face é preciso Deus
Quando agente não sabe o que está ocorrendo | Buscar tua face é preciso Deus
Quando a fúria dos ventos vem contra nós | E a vontade é sumir e calar a voz

É nessa hora que agente precisa lutar | E jamais desistir
Justamente agora é o momento de se humilhar | E busca a face de Deus

Mira no alvo das portas do inferno | E arremeter com fúria e fé contra elas
Completamente ungido e revestido de poder | Equipado com as armas de guerra

Não parar de orar | Não parar de adorar | Não parar de profetiza
Não para de interceder | Não parar de vigiar | Não parar de lutar
Não parar de sonhar, não parar | Não desistir do chamado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre