Pular para o conteúdo principal

Como Enfrentar a Provação


A vida pode tornar alguém mais doce ou mais amargo, tudo depende de suas escolhas

Faça uma leitura de Hebreus 10:32 a 11:1. Note que o assunto se completa. O objetivo da provação é fazer nos esperar o cumprimento da promessa, a materialização daquilo que era invisível ou não existia, o objeto da fé (Hebreus 11:1 e Romanos 4:17).

A perseverança é, enfim, uma demonstração de fé inabalável. A prova da fé pode vir não apenas em circunstâncias as desfavoráveis, mas também em uma perseguição imposta por seres humanos ou por forças do mal pelo fato de estarmos fazendo a obra de Deus. Isso, de fato, tenta nos atingir quando não estamos de sobreaviso, é por isso que muitos de nós somos pegos desprevenidos, achando estranho quando uma avalanche de eventos e situações negativas “Fora do Comum” nos alcança. É como se o mar estivesse calmo e o céu límpido num momento, e no outro, surge uma tempestade com ondas avassaladoras. 

Paulo relata o que devemos fazer quando nos encontrarmos em situações como essas: estar firmes, preparados, disposto e inabaláveis (Efésios 6:10-18 – Leia com seu grupo essa passagem).

Pedro, expressa isso com grande sensibilidade, dizendo: “Meus queridos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês; pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada” 1 Pedro 4:12 e 13 (os versículos 14 ao 16 completam o pensamento).

Pedro continua, ensinando sobre perseverança e atitude na fé dizendo: “Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança”. 1 Pedro 5:10 (leia do 6 ao 11)

Atitudes e Pensamentos Vencedores

Numa época em que se declarar cristão podia ser como “assinar sua sentença de morte” devido a força da idolatria dos povos e do Império Romano, Paulo diz aos Coríntios que se mantenham firmes, pois o Senhor lhes daria um “escape” (1 Coríntios 10:13).
Paulo incentivou os crentes em Roma: “E todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto..., Que diremos pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes entregou por todos nós, como não nos dará com Ele todas as coisas?... Mas em todas estas coisas somos muito mais que vencedores por aquele que nos amou” Romanos 8:28, 30-32 e 37 (Leia depois Romanos 8:24 ao 39).

As provas devem produzir em nós vigor, força, atitudes vencedoras e pensamentos vencedores. Identificamos isso em nós quando agimos com gratidão, com atitude de perdão para com os outros e, conosco mesmos, com disposição de recomeçar, com alegria e paz, atraindo para nós as bênçãos de Deus: isso, certamente, mostrará seus frutos para nós.

A fé é o olho para enxergar o invisível

A comunhão com Deus deve ser no meio em que ele age, a Fé. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).

Moisés “permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível “(Heb.11:27). Se somente crêssemos naquilo que vemos, no que creria um cego? As ondas de rádio enchem seu quarto, mas quem poderia saber sem um receptor?

Um dos grandes nomes de Deus na Bíblia é "o Senhor está ali". Ezequiel 48:35. De que maneira percebe-se isso? Pela Fé. Deus é Espírito invisível, e pronto; e a fé é o meio no qual entendemos isso.

 Foi nesse ponto que os Evangelhos entram em cena. Este Deus se tornou visível. Ele foi "feito carne e habitou entre nós e vimos a Sua glória como a glória do unigênito Filho de Deus" (João 1:14). Este versículo vem do Evangelho de João o qual é inteiramente a respeito de ver. Somente no primeiro capítulo há 18 referências ao ver. João escreve sobre conhecer e ver. Ele escreveu uma carta começando: "o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos ... o Verbo da vida" (1 João 1:1). João viu em Cristo a Palavra da Vida, mas alguns não viram e O crucificaram.

O fato de não ver não é razão para não crer. Ninguém vê radiação. Esperamos por seus efeitos. Ninguém vê Deus, mas milhões sentem seus efeitos em suas vidas. Acontecem coisas que só podem ser da parte de Deus. 


Mesmo uma oração respondida, uma cura, um milagre, uma libertação de vício é evidência de Deus. Mas não é somente uma. Milhões são curados, milhões libertos, milhões de orações são respondidas, milhões têm experiência as quais só podem ser atribuídas a Jesus Cristo ressuscitado da morte.

Escrevendo aos crentes em Roma, justamente a capital que exerceu domínio mundial com rigidez, Paulo disse: “Estou convencido que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura, poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38).

O Novo Testamento somente tem uma palavra para medo: “phobeo” – fobia. Jesus disse: “Não tenha fobia, tenha fé.” Jesus não tinha espaço para covardes. Ele disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28).

Fé não é sentimento. Quando o perigo vem, o medo é inevitável. Então, como a Fé age? Ela tira as algemas dos nossos tornozelos, desafiamos o aperto paralisante do medo e seguimos em frente de qualquer forma.

O medo não nos vai parar, nós o superamos, pois estamos aperfeiçoados na segurança do amor de Deus. Olhe para o rio ou para o mar. A superfície do mar pode estar agitada, mas as profundezas estão paradas.

A Fé opera sem reações emocionais. Secretamente comunica força na mente e paz de espírito. A Fé nos tira do gancho do medo.

PARA REFLETIR: Fé não é somente para o Domingo, mas para a vida toda. Fé não é somente para transpor montanhas (Mateus 21:21), mas é para determinar nosso estilo de vida. “O justo viverá por fé”. Fé é o fator positivo da vida.

Por Gerson Luiz  G Lima
com algumas citações do Evangelista Reinhard Bonnke


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre