Pular para o conteúdo principal

Crescendo em sua Vida como filho de Deus



Após nos tornarmos filhos de Deus pela Fé em Jesus, iniciamos uma nova vida. E agora o que devo fazer?, é o que muitos perguntam, por isso separei alguns Princípios Básicos para você que lhe ajudarão a crescer em sua vida com Deus:

1) Procure ter uma vida de oração
Leia em sua Bíblia: Salmo 29:2, Salmo 105:1, Efésios 1:3-14, 1º João 1:9. Efésios 6:19, Filipenses 4:6-7

Quatro tipos básicos de oração

  1. Súplicas – Pedidos específicos. Filipenses 4:6 nos diz: “... sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus”. Muitas orações são desperdiçadas por serem genéricas demais. Por exemplo: “Deus, me dá uma benção?”.
  2. Orações - Isto é uma adição; o termo oração é usado para classificar toda comunicação com Deus. É a expressão do desejo de mantermos com ele uma vida de proximidade, intimidade, dependência dele.
  3. Intercessão – Oração por outras pessoas. Isto é importante por que mantém sua motivação pura e tira nossos olhos egoístas de nós mesmos.
  4. Ação de graças – O Salmo 100:4 deixa-nos entender que a maneira de entrarmos na presença de Deus é através do louvor e ação de graças.
Faça uma lista com todos seus motivos de oração, afim de poder recordar-se deles. Isto será bom para dar consistência à sua vida de oração.

Guarde um registro das orações respondidas. Isto será bom para reforçar a sua fé na habilidade de Deus em responder as nossas orações.

2) Leia regularmente a palavra de Deus que é a Bíblia:

  1. Crescendo pela Palavra de Deus: 1 Pedro 2:1 e Hebreus 5:12
  2. O valor da Palavra de Deus: Salmo 19:7-9
  3. Como a Palavra de Deus age em nós: 2º Timóteo 3:16-17, Hebreus 4:12
  4. A Palavra de Deus em nós gera Fé: Romanos 10:8 e 17
  5. Devemos examinar cuidadosamente os ensinos que recebemos: Atos 17:11
  6. Para estudar a Palavra é necessário dedicação: 1º Timóteo 4:130
  7. A Santificação é fruto de considerarmos a Palavra de Deus em nossas vidas: Deuteronômio 11:18- Salmo 119: 9 a 11 e 111.
  8. Meditar na Palavra revela nossas inclinações: Salmo 1:2 – Josué 1:8

3) Mantenha comunhão e compartilhamento com a igreja e envolvimento com a obra de Deus

Quando estamos unidos com os irmãos em Cristo Jesus nos fortalecemos. Aprendemos o valor da unidade e união, e crescemos em nossa vida com Deus. Estar envolvido na Igreja nos proporciona Encorajamento Mútuo. Leia sobre isso em sua Bíblia: Hebreus 10:24,25 – Tiago 4:11-12 – Gálatas 6:1 - Podemos encorajar uns aos outros através de:

  1. Palavras – Prov. 12:25; 15:23; Efe. 4:29,30
  2. Presença – Rom. 1:11; Fil. 1:25,26; I Tim. 4:9, 21; Tito 2:12; Fm. 22
  3. Provisão – I Cor. 16:
  4. Inspiração Mútua – I Coríntios 15:33
  5. Cuidado Mútuo – Gálatas 6:10
  6. Restauração Mútua – Gálatas 6:1
  7. As Características da Comunhão
  • Aberta – Romanos 15:1-3; Tiago. 2:1-5 ;
  • Verdadeira – Romanos 15:7; 12:9, 10, 14, 15 ;
  • Útil – Romanos 12:13; Filemom 1:27; 1º Tessalonicenses 5:14 ;
  • Voluntário – 1º Coríntios 12:25;
  • Responsável – 1º Coríntios 12:26 e 27;
4) Testemunhando de Cristo para as pessoas

Testemunhar de Cristo é falar com Palavras, Ações e Modo de Viver do que Jesus tem realizado em nossa vida. As pessoas notam a mudança. É muito importante refletir a presença do Senhor JESUS. Quanto mais perto d'Ele, mais parecido com Ele seremos, pois suas características de amor, bondade, e pureza estarão presentes em nós.

Além disso, testermunhar de Cristo é levar a Palavra de Salvação para outras pessoas, e cumprir o IDE de Jesus (Mc. 16:15) de pregarmos o evangelho da todos, e conduzir Àqueles que responderem afirmativamente à mensagem para receberem Cristo como Salvador, a isso chamamos de PRINCÍPIO DA REPRODUÇÃO.

A seguir veja algumas maneiras de TESTEMUNHAR ACERCA DE JESUS:
1. Testemunho Pessoal – A História do que Jesus fez e tem feito por você. Leia João 9: 25. Pontos básicos do testemunho:
  • A vida antes de conhecer a Jesus
  • Como aconteceu o encontro com Jesus
  • Como é viver a nova vida em Cristo
2. Testemunhando com sua maneira de viver – Atitudes e Devoção pessoais. Leia Filipenses 2:14-15

3. Fazendo novos discípulos – Levando pessoas a Cristo e ensinando-as os passos que você aprendeu. Leia 2º Timóteo 2:2 e Atos 10 (leia esse capítulo inteiro).

Esteja certo de que você sua decisão por Cristo Jesus foi a melhor, pois lhe garantiu uma nova vida em seu tempo presente e no porvir, a vida eterna. Escreva-me e me diga como você está crescendo em sua vida com Cristo.

Deus lhe abeçõe ricamente, no amor de Cristo,

Por Pastor Gerson Luiz G. Lima 

(com alguns aproveitamentos de fontes não identificadas)

Leia mais: PASSOS INICIAIS DA VIDA CRISTÃ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…