Pular para o conteúdo principal

Fé Salvadora

A pessoa é salva só por fé, ou por fé e obediência?

Alguém que faz um estudo completo do plano de Deus de salvação de pecado será convencido que a salvação vem pela fé. Paulo fez esta explicação dizendo, "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8). Mas o que é fé econômica? Homem é passivo em regeneração, como alguns afirmam? Crer intelectualmente em Jesus Cristo, e não fazer mais nada, traz salvação?

Fé Torna Possível a Salvação

Para uma resposta às perguntas vitais precedentes deixe-nos ler João 1:12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. De acordo com este verso acreditar em Cristo torna isto possível para uma pessoa se tornar um filho de Deus. Desta maneira, fé só não o salva; antes coloca salvação ao seu alcance. Claro, se não acredita no nome de Jesus Cristo ou no plano de salvação provista por Ele, ele não dará os passos necessário para ser salvo.

Como a Fé Salvou Noé

"Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé " Hebreus 11:7). Como acreditou, em primeiro lugar, que uma inundação destrutiva estava vindo, entretanto ele nunca tinha visto tal. Ele acreditou alem disso que poderia se salvar. A fé dele, então, o levou a conhecer as condições de Deus, e ele foi salvo.

De certa forma, a fé salva o pecador. Claro que, ele tem que aceitar o que Cristo fez por ele primeiro no Calvário, o plano inteiro de salvação é baseado neste neste sacrifício expiatório. Porem a fé do pecador nisso que Cristo fez, sua convicção na promessa de salvação quando ele conhece as condições do o evangelho, conduz a obediência, e esta fé obediente traz salvação.

Como o Carcereiro foi Salvo

Aqueles que afirmam que a salvação vêm por fé mental, que o pecador não precisa fazer nada mais do que aceitar a Cristo e o que Ele fez no Calvário, é propenso para citar as palavras de Paulo ao carcereiro de Filipos: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e será salvo, tu e a tua casa" (Atos 16:31). A conclusão é que tudo o que o carcereiro fez para ser salvo foi crer em Jesus Cristo. Mas os proponentes desta teoria não citam o verso 32 que lemos, "E lhe pregaram a palavra de Deus." Esta "palavra" certamente incluiu a doutrina do batismo em água, para verso 33 estado em que o carcereiro e a família dele foi batizada. E, já que o arrependimento vem antes do batismo em águas, não há dúvida que eles também se arrependeram. Então no verso 34, o carcereiro recebeu uma experiência que o fez alegrar.

Como vimos, a fé deste carcereiro trouxe salvação para ele? Fez assim levando-o a conhecer as condições do evangelho. Fé e obediência trabalharam juntos, e ele foi salvo.

A Confissão tem Que acompanhar a Fé

Romanos 10:9-10 diz, "Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." Essa confissão que traz salvação é o resultado de uma obra de arrependimento que se inicia de dentro para fora." De acordo com esta passagem, há exata conexão entre confissão e salvação. E confissão é um ato, muito superior a simples fé mental.

A Oração tem Que acompanhar a Fé

Continuando o ensino dele acerca da salvação, Paulo disse, "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo " (Romanos 10:13). claro que, uma pessoa pode invocar o Senhor em seu coração, sem esforço físico. Mas a frase "invocar, normalmente insinua o uso da voz, ou a oração vocal. E qualquer uso da voz em eloquência é um ato, além de fé.

Mais adiante, somos ensinados na Palavra de Deus que uma pessoa recebe o Espírito Santo pela fé (Gálatas 3:2, 14). Mas este dom acontece por fé sem qualquer ação?Alguns afirmam que não faz sentido e nem é adequado perguntar para ninguém, sobre um presente já prometido. Mas as palavras de Cristo contesta esta idéia. "Se vós, sendo mau, sabem dar presentes bons as suas crianças: quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem? " (Lucas 11:13).

Fé e Obediência

Que parte, então, fé age em salvação receptora? Uma pessoa tem que acreditar no sacrifício de Cristo e na disponibilidade do presente de salvação. A fé dele o tem que motivar a obedecer a ordem bíblica para arrepender-se, ser batizado no nome de Jesus e receber o Espírito Santo (Atos 2:38). Ele deve acreditar que se ele se arrepender e pedir em oração ele receberá o Espírito. A fé dele conduz obediência e por isso recebe o Espírito e a plenitude de salvação.

Não há nenhuma contradição entre Efésios 2:8 que diz "Porque pela graça sois salvos por meio da fé", e Tiago 2:24 que declara "Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente." A declaração posterior é certamente verdade quando "obras" atos formas de obediência às condições do evangelho. Só aqueles que têm "a obediência de fé" - aqueles que obedecem a doutrina, obedece o evangelho, obedece a Cristo será salvos. (Veja Romanos 6:17 10:16, 16:26; Hebreus 5:9).

A Fé salvadora leva uma pessoa a obedecer o evangelho, e tal fé obediente traz salvação.


por ALC - Tract #1567220703

Word Aflame Press
8855 Dunn Road
Hazelwood, MO 63042-2299 
Este artigo sem direitos autorais está
disponível em formato para impressão em 
Pentecostal Publishing House - www.upci.org/pph//

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre