Pular para o conteúdo principal

Fé Salvadora

A pessoa é salva só por fé, ou por fé e obediência?

Alguém que faz um estudo completo do plano de Deus de salvação de pecado será convencido que a salvação vem pela fé. Paulo fez esta explicação dizendo, "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2:8). Mas o que é fé econômica? Homem é passivo em regeneração, como alguns afirmam? Crer intelectualmente em Jesus Cristo, e não fazer mais nada, traz salvação?

Fé Torna Possível a Salvação

Para uma resposta às perguntas vitais precedentes deixe-nos ler João 1:12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. De acordo com este verso acreditar em Cristo torna isto possível para uma pessoa se tornar um filho de Deus. Desta maneira, fé só não o salva; antes coloca salvação ao seu alcance. Claro, se não acredita no nome de Jesus Cristo ou no plano de salvação provista por Ele, ele não dará os passos necessário para ser salvo.

Como a Fé Salvou Noé

"Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé " Hebreus 11:7). Como acreditou, em primeiro lugar, que uma inundação destrutiva estava vindo, entretanto ele nunca tinha visto tal. Ele acreditou alem disso que poderia se salvar. A fé dele, então, o levou a conhecer as condições de Deus, e ele foi salvo.

De certa forma, a fé salva o pecador. Claro que, ele tem que aceitar o que Cristo fez por ele primeiro no Calvário, o plano inteiro de salvação é baseado neste neste sacrifício expiatório. Porem a fé do pecador nisso que Cristo fez, sua convicção na promessa de salvação quando ele conhece as condições do o evangelho, conduz a obediência, e esta fé obediente traz salvação.

Como o Carcereiro foi Salvo

Aqueles que afirmam que a salvação vêm por fé mental, que o pecador não precisa fazer nada mais do que aceitar a Cristo e o que Ele fez no Calvário, é propenso para citar as palavras de Paulo ao carcereiro de Filipos: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e será salvo, tu e a tua casa" (Atos 16:31). A conclusão é que tudo o que o carcereiro fez para ser salvo foi crer em Jesus Cristo. Mas os proponentes desta teoria não citam o verso 32 que lemos, "E lhe pregaram a palavra de Deus." Esta "palavra" certamente incluiu a doutrina do batismo em água, para verso 33 estado em que o carcereiro e a família dele foi batizada. E, já que o arrependimento vem antes do batismo em águas, não há dúvida que eles também se arrependeram. Então no verso 34, o carcereiro recebeu uma experiência que o fez alegrar.

Como vimos, a fé deste carcereiro trouxe salvação para ele? Fez assim levando-o a conhecer as condições do evangelho. Fé e obediência trabalharam juntos, e ele foi salvo.

A Confissão tem Que acompanhar a Fé

Romanos 10:9-10 diz, "Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." Essa confissão que traz salvação é o resultado de uma obra de arrependimento que se inicia de dentro para fora." De acordo com esta passagem, há exata conexão entre confissão e salvação. E confissão é um ato, muito superior a simples fé mental.

A Oração tem Que acompanhar a Fé

Continuando o ensino dele acerca da salvação, Paulo disse, "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo " (Romanos 10:13). claro que, uma pessoa pode invocar o Senhor em seu coração, sem esforço físico. Mas a frase "invocar, normalmente insinua o uso da voz, ou a oração vocal. E qualquer uso da voz em eloquência é um ato, além de fé.

Mais adiante, somos ensinados na Palavra de Deus que uma pessoa recebe o Espírito Santo pela fé (Gálatas 3:2, 14). Mas este dom acontece por fé sem qualquer ação?Alguns afirmam que não faz sentido e nem é adequado perguntar para ninguém, sobre um presente já prometido. Mas as palavras de Cristo contesta esta idéia. "Se vós, sendo mau, sabem dar presentes bons as suas crianças: quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem? " (Lucas 11:13).

Fé e Obediência

Que parte, então, fé age em salvação receptora? Uma pessoa tem que acreditar no sacrifício de Cristo e na disponibilidade do presente de salvação. A fé dele o tem que motivar a obedecer a ordem bíblica para arrepender-se, ser batizado no nome de Jesus e receber o Espírito Santo (Atos 2:38). Ele deve acreditar que se ele se arrepender e pedir em oração ele receberá o Espírito. A fé dele conduz obediência e por isso recebe o Espírito e a plenitude de salvação.

Não há nenhuma contradição entre Efésios 2:8 que diz "Porque pela graça sois salvos por meio da fé", e Tiago 2:24 que declara "Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente." A declaração posterior é certamente verdade quando "obras" atos formas de obediência às condições do evangelho. Só aqueles que têm "a obediência de fé" - aqueles que obedecem a doutrina, obedece o evangelho, obedece a Cristo será salvos. (Veja Romanos 6:17 10:16, 16:26; Hebreus 5:9).

A Fé salvadora leva uma pessoa a obedecer o evangelho, e tal fé obediente traz salvação.


por ALC - Tract #1567220703

Word Aflame Press
8855 Dunn Road
Hazelwood, MO 63042-2299 
Este artigo sem direitos autorais está
disponível em formato para impressão em 
Pentecostal Publishing House - www.upci.org/pph//

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…