Compromissos criativos e compromissos destrutivos

Leitura bíblica: Apocalipse 2:25-27.

Versículo-chave: Tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha (Apocalipse 2:25).

Um dos problemas mais persistentes da vida cristã é o compromisso. O problema reside na capacidade de descobrir a diferença entre o compromisso criativo e o destrutivo. 

De certa forma, a maturidade cristã nos toma livres para fazer compromissos. Perdemos a necessidade rígida de sempre ter razão e começamos a ver o ponto de vista da outra pessoa. Somos capazes de ter um diálogo e dar inicio a acordos aceitáveis a todos os interessados. Com o amor de Cristo em nosso coração, e tendo a lei do amor como base de nosso pensar, podemos entrar em cada situação, indagando: "O que é que o amor exige?"

O cristão também está livre do compromisso destrutivo. Ele é capaz de permanecer firme quando for tentado a tomar-se parte de uma situação em que as pessoas serão desumanizadas ou frustradas. Ele pode procurar descobrir a vontade de Cristo e fortalecer as suas convicções.

Em Tiatira, os crentes haviam caído nos compromissos destrutivos. A fim de sobreviver economicamente, eles tinham de tomar-se membros das agremiações que faziam o comércio da lã e desenvolviam a indústria da tinta, que traziam fama a Tiatira. Mas essas associações comerciais exigiam de seus membros a participação em cerimônias e sacrifícios a deuses pagãos. As reuniões dessas sociedades começavam e terminavam com sacrifícios, e eram cheias de Imoralidade sexual. Podia o crente participar delas? Muitos haviam participado, e é este o desafio que Jesus lhes dirige. Os crentes tinham ido longe demais. O compromisso estava destruindo o seu relacionamento com Cristo.

Considere as oportunidades que você tem hoje: em quais delas Cristo o chama para se comprometer e em quais ele lhe oferece poder para não se comprometer?

Pensamento do dia: Hoje, Cristo me mostrará a diferença entre um compromisso criativo e um compromisso destrutivo.

Por Lloyd J Ogilvie
do Livro 'O que Deus tem de Melhor para a minha Vida' 
Editora Vida




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Amado com amor inabalável

Manhã com Deus