Pular para o conteúdo principal

Os Discípulos de Jesus e o Sermão do Monte

Gostaria de compartilhar algo sobre o tema SER DISCÍPULO de Jesus, do excelente livro SER É O BASTANTE do pastor e escritor Carlos Queiroz. Esse livro foi recomendado pela minha filha Raquel e tem sido já nesses primeiros capítulos uma aventura de fé muito boa.

"...E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava..." Mateus 5:1-2

Os Discípulos de Jesus são cidadãos do Reino de Deus. 

O Sermão da Montanha, por exemplo, é um conjunto de instruções que Cristo deixou para seus discípulos e, sem exagero, somente os discípulos de Jesus entenderão de fato a proposta  e se regozijarão com ela .

Somente os discípulos aceitam a ideia de:
  • Se tornarem SENSÍVEIS (Bem aventurados os que choram);
  • O gesto nobre de PEDIR PERDÃO;
  • O ato Liberador de PERDOAR;
  • A atitude de AMAR E ORAR PELOS INIMIGOS;
  • Andar com o inimigo "DUAS MILHAS";
Somente os discípulos ENTENDERÃO e ACEITARÃO a possibilidade de SEREM PERSEGUIDOS por causa do NOME DE JESUS.

Os ensinos do Sermão do Monte desafiam os discípulos a um estilo de vida diferenciado dos demais: "Não vos assemelheis a eles". Esta frase é repetida várias vezes no Sermão. Mas a quem o discípulo não deve se assemelhar e por que? 1) Aos escribas e Fariseus - Mateus 6:1-2 e 2) aos gentios, profanos e publicanos - Mateus 5:46. O discípulo de Jesus não carrega sobre si a imagem de religioso (vida de aparência e hipocrisia), nem é, ao mesmo tempo, um publicano ou gentio (isto é, de vida devassa, desregrada e incrédula). Seu estilo de vida deve romper com a superficialidade da religião e a futilidade do não religioso. Por isso o discípulo é mal compreendido pelos religiosos e não aceito pelos não-religiosos.

O discípulo é aquele que abraça o projeto anunciado por Jesus anunciado em to o Sermão do Monte... Os discípulos são agentes pensantes... 

No evangelho há uma hierarquia, sem dúvida, todavia é uma invertida: os maiores serão os menores; os últimos serão os primeiros; os membros menos decorosos merecedores de maior honras; e assim por diante. O amor a Deus, relacionamentos comunitários profundos e serviço ao próximo são marcas da nova comunidade de discípulos.

Mensagem extraída Do Livro SER É O BASTANTE 
de Carlos Queiroz, páginas 35 e 36, Encontro Publicações

Segue também a canção DISCÍPULO TEU do grupo PRISMA de 1988.

Discipulo Teu
Prisma Brasil

Mestre, quero ser um discípulo Teu
Mestre, quero ser um discípulo Teu

Talvez a minha vida são seja o que Tu queres
Talvez ainda esteja de Ti distanciado
No entanto ao ouvir o Teu chamado
Pensei em ser aquilo que Tu queres que eu seja
Quero ser um novo ser, que eu quero estar onde estás.

Mestre, quero ser um discípulo Teu


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…