Pular para o conteúdo principal

Quando a sua Força é o SENHOR

"Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. | O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. | Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos." Salmo 18: 1-3


INTRODUÇÃO:

Desde o nosso nascimento vamos acumulando impressões, experiências, conhecimentos, eventos e circunstâncias que influenciam profundamente nossa formação de caráter e personalidade. A isso eu chamo de BAGAGEM DA VIDA

Essa bagagem nem sempre é de coisas boas. Há muita coisa ruim, nosso lixo emocional e nossas falhas de caráter.

Entre o lixo emocional que acumulamos estão:

• As críticas (tanto as injustas como as justas, essas últimas muitas vezes temos dificuldades de lidar com elas de maneira correta);
• A Depreciação - fatos ou pessoas que nos desmerecem;
• Comparações com outros;
• Estigmas -
• Subestimação;
• Pessoas que não acreditam em nossa capacidade;
• Pessoas que não nos dão oportunidades;
• Rótulos que tentam nos impor: preguiçoso, inútil, coitado, vagabundo, destinado a ser problema, "tem tendência de ser isso ou aquilo", etc.;
• Superproteção - está ligada a acharem que precisamos sempre de ajuda por não termos competência ou capacidade de lidar com os assuntos da vida (pais e irmãos têm às vezes essa tendência);

E a respeito desses lixos temos duas opções: Cair na armadilha e ficar num "loop", num círculo vicioso que nos escraviza ou escolher a verdade libertadora e transformadora de Deus.

SE CAIRMOS NA ARMADILHA: Ali tem melancolia, revanchismo, autopiedade, transferência de responsabilidade, culpa, e outras coisas semelhantes, e até mesmo de assumir os rótulos que querem nos impor. Ali viveremos e até venceremos, mas os motivos e os troféus não nos satisfarão no íntimo.


DAVI

Olhando para Davi vemos que ele lidou muito bem com algumas coisas que poderiam afundá-lo numa vida de derrota.
Para começar, quando o profeta Samuel foi a Belém, na casa de seu pai, a fim de ungir um rei a mando de Deus, Davi foi preterido por seu pai. 1 Sam. 16:11. Mas como o Senhor não olha a aparência antes sonda o coração, Davi acabou sendo ungido na frente de seus irmãos. E o Espírito do Senhor tomou a Davi daquele dia em diante - 1 Samuel 16:13.

Davi mesmo assim teve de aprender lidar com o superprotecionismo de seu pai, que mesmo sabendo que ele era ungido, continuava a vê-lo como um menino. 1 Samuel 17:13 ao 20. E olha que os outros já enxergavam em Davi o potencial que seu próprio pai não via veja 1 Samuel 16:18-23.

Davi lidava com isso com naturalidade e não deixava que isso demolisse a visão de Deus em sua vida. Quando foi chamado pelo pai para apenas levar comida aos irmãos que estavam na guerra, ele não deixou de providenciar cuidado para suas ovelhas - veja 1 Samuel 17:20. Esse é um dos PRINCÍPIOS DA EXCELÊNCIA que diferencia pessoas comuns das extraordinárias - "O Zelo e o responsabilidade e o cuidado com aquilo que hoje está sob sua responsabilidade". Davi não deixava que os lixos emocionais dirigissem sua vida.


JOSÉ

De maneira similar, podemos ver em José, filho de Jacó, as mesmas decisões de vida.

José sofreu com problemas familiares extremos, a ponto dos irmãos cogitarem matá-lo e por fim definirem um futuro que tinha tudo para ser tenebroso para José: SER VENDIDO COMO ESCRAVO PARA UMA TERRA DISTANTE - Gênesis capítulo 37.

Isso tudo gerou uma infelicidade e desgosto tão grande na vida de seu pai, que Jacó declarou: "... porquanto, com choro hei de descer à sepultura com meu filho", ou seja, a partir daquele momento, aquele evento "arrebentou" a vida de Jacó. Enfim, todos da família foram afetados com isso.

José poderia também viver assim. Mas ele decidiu viver. Chegando ao Egito as coisas insistiam em piorar, mas mesmo assim José não se deixava levar pelos lixos emocionais, e mesmo num buraco de prisão ele se sentia amparado pelo Senhor Veja Gênesis 39:19-23: "E o senhor de José (Potifar) o entregou na casa do cárcere (20)... O Senhor Deus, porém era com José e estendeu sobre ele sua benignidade (21)... Porquanto o Senhor era com ele e tudo o que fazia o Senhor prosperava (23). Esta é a primeira parte do segredo: RECONHECER QUE DEUS ERA COM ELE. E isso nada tem haver com CIRCUNSTÂNCIAS.

Após sua ascensão no Egito, José já como um "vencedor reconhecido" revela-nos em GÊNESIS 41:50-52, quais as outras duas partes do segredo de ser vencedor. E isso, nada tinha a ver com ser SUPER HERÓI, mas em ser DEPENDENTE DE DEUS e não se deixar influenciar pelos lixos emocionais a que foi exposto. José casou com uma moça chamada Azenate e teve dois filhos.

No nome de cada um de seus filhos estão os segredos:

Seu primeiro filho foi MANASSÉS (vers 51) que quer dizer "Deus me fez esquecer de todo o sofrimento da casa de meu pai", ou como eu digo LARGUEI A CARGA DO PASSADO

O segundo filho foi EFRAIM (vers. 52) que quer dizer "Deus me fez prosperar na terra da minha aflição", ou VENCENDO MESMO EM TEMPOS DE CRISE


A RELEMBRAR:

Temos então as três partes de seu segredo (de José) para ser vencedor:

1. RECONHEÇA QUE DEUS ESTÁ COM VOCÊ INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS E PESSOAS
2. DEIXE DEUS TE LIBERTAR DAS CARGAS DE SEU PASSADO
3. DEIXE DEUS TE ENSINAR A VENCER MESMO EM TEMPOS DE AFLIÇÃO

Voltando a Davi e ao Salmo 18, vemos que seu segredo era:

1. AMAR AO SENHOR E RECONHECÊ-LO COMO SUA FORÇA EM TUDO - Sl. 18:1-3
2. NÃO SE APARTAR DO SENHOR SEU DEUS POR NADA - Sl. 18:21-26
3. CERTEZA DE QUE COM DEUS TUDO É POSSÍVEL - Sl. 18:28-39
4. LOUVAR CONTINUAMENTE - Sl. 18:49
5. FAZER O MELHOR SEMPRE E NÃO ABANDONAR SEU POSTO - PRINCÍPIO DA EXCELÊNCIA - 1 Samuel 17:20

Em CRISTO JESUS nós podemos vencer e CRUZAR A FRONTEIRA DO EMOCIONAL. Podemos isso hoje.

Paulo nos revela sua receita em Efésios 3:14-21:

1. SER FORTALECIDOS PELO ESPÍRITO SANTO EM NOSSO INTERIOR
2. TER CRISTO NO CORAÇÃO PELA FÉ
3. ESTAR ARRAIGADOS E ALICERÇADOS EM AMOR
4. CONTEMPLAR A IMENSIDÃO DO AMOR DE DEUS ALÉM DO ENTENDIMENTO HUMANO
5. ALCANÇAR A PLENITUDE DE DEUS
6. ESTAR CERTO DE QUE TUDO É NOSSO, SEGUNDO O PODER QUE EM NÓS OPERA.

• Que a paz de Cristo seja o árbitro em nossas decisões - Colossenses 3:15
• Tenhamos a certeza de que CRISTO EM NÓS é a ESPERANÇA DA GLÓRIA - Colossenses 1:27
• Quando assumimos nossa identidade de filhos de Deus e vencedores NOSSAS LUTAS E TRIBULAÇÕES SÃO EXPERIÊNCIAS QUE NOS LEVARÃO A CONSOLAR A OUTROS - 2 Coríntios 1:3-11
• A VITÓRIA chega a nós após a provação Hebreus 10:32 e 36-37 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições... Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardar.


Você quer isso para sua vida? Quer se tornar um VENCEDOR nos moldes de Deus?  Reconheça que você precisa de Deus, e que precisa hoje. Busque-o em oração. Clame a Ele. Jesus disse: "Aquele que vem a mim de maneira alguma eu o lanço fora" e disse também "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei". Se ainda não conhece a Jesus, receba-o em seu coração como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR e confesse isso com seus lábios e voz. A partir desse momento você se torna filho de Deus, crendo no nome de Jesus - Leia isso na Bíblia: "... mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de serem chamados filhos de Deus, a saber os que crerem no seu nome. Os quais não nasceram da vontade humana, mas nasceram de Deus." João 1: 12-13
Para Refletir: QUANDO A SUA FORÇA É O SENHOR VOCÊ SE TORNA UM VALENTE NO SENHOR. Não importa o quão limitado possa ser ou se sentir. Uma aliança com Deus muda tudo.
Por Gerson Luiz Garcia de Lima
Pastor da Comunidade Evangélica Restauração e Vida.


Letra                                                                             
Senhor venha mudar, mudar meus pensamentos
Restaura os meus sonhos e meus sentimentos
Vem encher o vaso, é o que eu mais quero
Por onde tenho andado sempre estás por perto
Renova-me Senhor, venha curar as minhas feridas
Eu quero ser melhor, renova-me Senhor.
                             

Conjunto Voz da Verdade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…