Pular para o conteúdo principal

Quando a sua Força é o SENHOR

"Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha. | O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. | Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos." Salmo 18: 1-3

Desde o nosso nascimento vamos acumulando impressões, experiências, conhecimentos, eventos e circunstâncias que influenciam profundamente nossa formação de caráter e personalidade. A isso eu chamo de BAGAGEM DA VIDA. E essa bagagem nem sempre é de coisas boas. Há muita coisa ruim, nosso lixo emocional e nossas falhas de caráter. Entre o lixo emocional que acumulamos estão:
  • As críticas (tanto as injustas como as justas, essas últimas muitas vezes temos dificuldades de lidar com elas de maneira correta);
  • A depreciação - fatos ou pessoas que nos desmerecem;
  • Comparações com outros;
  • Estigmas - a uma marca, característica ou reputação que causa que os outros vejam uma pessoa ou grupo de forma negativa.
  • Subestimação -  não dar-se o valor merecido ou não ter-se consideração ou valor próprio;
  • Pessoas que não acreditam em nossa capacidade;
  • Pessoas que não nos dão oportunidades;
  • Rótulos que tentam nos impor: preguiçoso, inútil, coitado, vagabundo, destinado a ser problema, "tem tendência de ser isso ou aquilo", etc.;
  • Superproteção - está ligada a acharem que precisamos sempre de ajuda por não termos competência ou capacidade de lidar com os assuntos da vida (pais e irmãos têm às vezes essa tendência);
E a respeito desses lixos temos duas opções: Cair na armadilha e ficar num "loop", num círculo vicioso que nos escraviza ou escolher a verdade libertadora e transformadora de Deus.

SE CAIRMOS NA ARMADILHA: Ali tem melancolia, revanchismo, autopiedade, transferência de responsabilidade, culpa, e outras coisas semelhantes, e até mesmo de assumir os rótulos que querem nos impor. Ali viveremos e até venceremos, mas os motivos e os troféus não nos satisfarão no íntimo.

DAVI 
Olhando para Davi vemos que ele lidou muito bem com algumas coisas que poderiam afundá-lo numa vida de derrota.

Para começar, quando o profeta Samuel foi a Belém, na casa de seu pai, a fim de ungir um rei a mando de Deus, Davi foi preterido por seu pai. 1 Sam. 16:11. Mas como o Senhor não olha a aparência antes sonda o coração, Davi acabou sendo ungido na frente de seus irmãos. E o Espírito do Senhor tomou a Davi daquele dia em diante - 1 Samuel 16:13. Davi mesmo assim teve de aprender lidar com o superprotecionismo de seu pai, que mesmo sabendo que ele era ungido, continuava a vê-lo como um menino. 1 Samuel 17:13 ao 20. E olha que os outros já enxergavam em Davi o potencial que seu próprio pai não via veja 1 Samuel 16:18-23.

Davi lidava com isso com naturalidade e não deixava que isso demolisse a visão de Deus em sua vida. Quando foi chamado pelo pai para apenas levar comida aos irmãos que estavam na guerra, ele não deixou de providenciar cuidado para suas ovelhas - veja 1 Samuel 17:20. Esse é um dos PRINCÍPIOS DA EXCELÊNCIA que diferencia pessoas comuns das extraordinárias - "O Zelo e o responsabilidade e o cuidado com aquilo que hoje está sob sua responsabilidade". Davi não deixava que os lixos emocionais dirigissem sua vida.

JOSÉ 
De maneira similar, podemos ver em José, filho de Jacó, as mesmas decisões de vida. José sofreu com problemas familiares extremos, a ponto dos irmãos cogitarem matá-lo e por fim definirem um futuro que tinha tudo para ser tenebroso para José: SER VENDIDO COMO ESCRAVO PARA UMA TERRA DISTANTE - Gênesis capítulo 37.

Isso tudo gerou uma infelicidade e desgosto tão grande na vida de seu pai, que Jacó declarou: "... porquanto, com choro hei de descer à sepultura com meu filho", ou seja, a partir daquele momento, aquele evento "arrebentou" a vida de Jacó. Enfim, todos da família foram afetados com isso.

José poderia também viver assim. Mas ele decidiu viver. Chegando ao Egito as coisas insistiam em piorar, mas mesmo assim José não se deixava levar pelos lixos emocionais, e mesmo num buraco de prisão ele se sentia amparado pelo Senhor 

Veja Gênesis 39:19-23: "E o senhor de José (Potifar) o entregou na casa do cárcere (20)... O Senhor Deus, porém era com José e estendeu sobre ele sua benignidade (21)... Porquanto o Senhor era com ele e tudo o que fazia o Senhor prosperava (23). 

Esta é a primeira parte do segredo: RECONHECER QUE DEUS ERA COM ELE. E isso nada tem haver com CIRCUNSTÂNCIAS.

Após sua ascensão no Egito, José já como um "vencedor reconhecido" revela-nos em GÊNESIS 41:50-52, quais as outras duas partes do segredo de ser vencedor. E isso, nada tinha a ver com ser SUPER HERÓI, mas em ser DEPENDENTE DE DEUS e não se deixar influenciar pelos lixos emocionais a que foi exposto. 

José casou com uma moça chamada Azenate e teve dois filhos. No nome de cada um de seus filhos estão os segredos: Seu primeiro filho foi MANASSÉS (vers 51) que quer dizer "Deus me fez esquecer de todo o sofrimento da casa de meu pai", ou como eu digo LARGUEI A CARGA DO PASSADO. O segundo filho foi EFRAIM (vers. 52) que quer dizer "Deus me fez prosperar na terra da minha aflição", ou VENCENDO MESMO EM TEMPOS DE CRISE

A RELEMBRAR:
Temos então as três partes de seu segredo (de José) para ser vencedor:
1. Reconheça que o Senhor Deus está com você independente das circunstâncias e pessoas
2. Deixe Deus te libertar das cargas de seu passado
3. Deixe Deus te ensinar a vencer mesmo em tempos de aflição


Voltando a Davi e ao Salmo 18, vemos que seu segredo era:

1. Amar ao Senhor e reconhecê-lo como sua força em tudo - Sl. 18:1-3
2. Não se apartar do Senhor seu Deus por nada - Sl. 18:21-26
3. Certeza de que com Deus tudo é possível - Sl. 18:28-39
4. Louvar continuamente - Sl. 18:49
5. Fazer o melhor sempre e não abandonar seu posto - princípio da excelência - 1 Samuel 17:20

Em CRISTO JESUS nós podemos vencer e CRUZAR A FRONTEIRA DO EMOCIONAL. Podemos isso hoje.

Paulo nos revela sua receita em Efésios 3:14-21:
1. Ser Fortalecidos pelo Espírito Santo em nosso interior;
2. Ter Cristo no coração pela fé
3. Estar arraigados e alicerçados em Amor
4. Contemplar a imensidão do Amor de Deus além do entendimento humano
5. Alcançar a plenitude de Deus
6. Estar certo de que tudo é nosso, segundo o poder que em nós opera.
  • Que a paz de Cristo seja o árbitro em nossas decisões - Colossenses 3:15
  • Que tenhamos a certeza de que CRISTO em nós é a Eperança da Glória - Colossenses 1:27 
  • Quando assumimos nossa identidade de filhos de Deus e vencedores então nossas lutas e tribulações serão experiências que nos levarão a consolar a outros - 2 Coríntios 1:3-11
Mas é certo que a vitória sobre essas limitações chega a nós após a provação: "Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições... Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardar". (Hebreus 10:32 e 36-37)

Você quer isso para sua vida? Quer se tornar um VENCEDOR nos moldes de Deus? Reconheça que você precisa de Deus, e que precisa hoje. Busque-o em oração. Clame a Ele. Jesus disse: "Aquele que vem a mim de maneira alguma eu o lanço fora" e disse também "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei". 

Se ainda não conhece a Jesus, receba-o em seu coração como ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR e confesse isso com seus lábios e voz. A partir desse momento você se torna filho de Deus, crendo no nome de Jesus - Leia isso na Bíblia: 

"... mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de serem chamados filhos de Deus, a saber os que crerem no seu nome. Os quais não nasceram da vontade humana, mas nasceram de Deus." João 1: 12-13
 
Quando a sua Força é o SENHOR entã você se tornar um valente guerreiro nEle. Não importa o quão limitado possa ser ou se sentir. Uma aliança com Deus muda tudo.

Por Gerson Luiz Garcia de Lima
Pastor da Comunidade Evangélica Restauração e Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre