Pular para o conteúdo principal

Entrando na realidade da Vida Abundante

As Palavras de JESUS “... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10, denotam uma promessa espetacular feita por Jesus, mas parecem confrontar o estilo de vida com que muitos cristãos vivem hoje em dia.

Essas palavras de Jesus estão no contexto de João capítulo 10.

Na parábola de Jesus sobre O BOM PASTOR ele usa uma metáfora com a realidade da criação de ovelhas naqueles dias: o aprisco oriental era cercado de pedras, no qual há uma porta. As ovelhas entram ali ao anoitecer e são vigiadas pelo porteiro que guarda a entrada. O pastor volta pela manhã, e para ele o porteiro abre a porta. O ladrão tentaria pular uma parte do muro longe da entrada. A maneira de entrar no curral revela quem é o verdadeiro pastor.

As ovelhas conhecem o pastor, pois lhe reconhecem a voz . O genuíno pastor conhece as suas ovelhas, chama-as pelos nomes e as conduz para fora. A liberdade da ovelha depende do pastor, é somente por seu intermédio que a ovelha desfruta de liberdade segura. O pastor vai adiante de suas ovelhas para guiá-las, e elas o seguem.

Como o nosso BOM PASTOR (João 10:11), o propósito de Cristo é de nos proporcionar em abundância tudo o que enriquece a vida. Jesus se revela como o bom pastor que dá a sua vida pelas ovelhas como sendo o SENHOR DEUS sobre quem Davi escreveu no Salmo 23.

Deixe-me propor-lhe uma Investigação: Nos últimos tempos Você sentiu algo parecido com o que vou descrever a seguir?

· FRUSTRAÇÃO E SENTIMENTO DE QUE NÃO ESTÁ AVANÇANDO EM ALGUMA ÁREA DE SUA VIDA?

Algo como se tivesse plantado muito e tivesse uma expectativa de grande colheita mas ficou “arrasado” ao ver que a colheita foi pouca e ruim?

· INSATISFAÇÃO GENERALIZADA COM A VIDA, CONSIGO MESMO, COM DEUS E COM A IGREJA?

Como ter comido muito e não ter se saciado? Como se tivesse um alimento mas que você queria “algo gostoso”? Uma sensação de fome e de falta de provisão, no sentido de significado da vida?  Uma rotina na qual não se percebe o mover de Deus na sua vida e nem ao redor?

· TUDO PARECE ESTAR CERTO, MAS UMA SENSAÇÃO DE QUE TUDO ESTÁ MESMO É ERRADO?

Sabe aquela sensação de que “a cirurgia foi um sucesso mas o paciente morreu”. Como se observasse uma árvore está cheia de frutos, mas todos minguados, bichados, ruins?

· INDIGNAÇÃO COM A REALIDADE DE SUA FÉ: SIMPLESMENTE NÃO TEM FRUTOS E QUE PARECE QUE DEFINITIVAMENTE A FÉ NÃO FUNCIONA?

Se você tem sido frequente e constantemente inquietado com sentimentos ou pensamentos iguais ou semelhantes aos que relacionei acima, Deus vai despertá-lo para aquilo que deveria ser a sua realidade de vida. Prossigamos nossa investigação.

CONTRASTE: O que Jesus prometeu e o que você está vivendo

Jesus afirma que veio para que os homens tivessem vida e para que a tivessem com abundância. Esta frase é uma expressão grega que significa ter um excedente, uma superabundância de algo. 

Seguir a Jesus, saber quem é e o que significa deveria ser para todos uma experiência de vida superabundante. Afinal, ou Jesus é quem diz ser e essa Palavra se cumpre em nós ou a Fé é um mero conto de fadas. Para isso é muito importante que você faça o Check List a seguir:

  1. Você é ovelha de Jesus? Entregou de fato sua vida a Ele? 
    1. Se ainda não fez a entrega de sua vida Esse é o momento: João 1:12, João 10:27-29
  2.  Tem dado ouvido a Palavra de Deus a ponto dessa Palavra mudar e afetar suas decisões e vontades? João 10:2,3,4,9,14,27
  3. Você busca mais as coisas de Deus ou mais as coisas desse mundo? Nossas inclinações mostram nossas escolhas: “Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, no lugar em que cair ficará”. Eclesiastes 11:3
  4. Você investe tempo para as coisas de Deus no seu dia a dia? 
  5.  Tem tempo de oração consistente? Ou apenas dedica tempo a filmes e games, por exemplo
  6. Lê a Bíblia e medita em alguns textos da Palavra? Ou prefere notícias policiais e das desgraças desse mundo?
  7. Ouve e canta louvores diariamente? Ou só ouve canções mundanas? “Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” Salmo 34:1.
  8. Seus conselheiros a quem dá ouvidos são cristãos maduros?

Aí reclamamos que a FÉ não funciona para nós. Mas se tudo o que fazemos não se relaciona com a Fé como pode funcionar mesmo, não é? 

Que toda plenitude de Jesus está à nossa disposição nós já sabemos. Mas por que, então, muitos vivem uma fé tão rasa e um relacionamento tão sem sentido com Deus?

A resposta é dividida em duas partes: Uns não ouviram falar de Jesus... Enquanto outros, como JÓ, só ouviram falar (Jó 42:5). Hoje é o dia de voltar e dizer a Deus "quero conhecer-te meu Senhor, profundamente", pois em sua Palavra está escrito que os conselhos do Senhor são para os íntimos, aos quais ele revela seus segredos (Salmos 25:14). Mas isso nós sabemos, não é? Nós mesmos não compartilhamos nossa vida mais profunda com quem não nos é íntimo. É tempo de buscar a intimidade com Deus. Dê o primeiro passo: João 1:12, Mat. 11:28.

Hoje é dia de voltar pra casa do pai celestial, como alguém que sabe que precisa respirar para viver. 

DECISÕES DE VIDA

Viver a vida cristã definitivamente não é viver a religiosidade. Religiosidade traz culpa e vazio. Mas também não é viver uma liberdade mundana. Isso é uma liberdade insegura. 

A VIDA CRISTÃ é uma vida de AMOR (A Deus, ao próximo e a si mesmo), PAZ INTERIOR, de ÂNIMO PARA VIVER, DE FORÇA PARA SUPORTAR E ENFRENTAR A VIDA, PARA REINVENTAR-SE E REERGUER-SE NO PODER DO NOME DE JESUS.

Jesus é o nome da nossa vitória: Precisa ser citado em nossas declarações, nossas orações, em nosso louvor e adoração. JESUS é um nome de PODER. Não é um amuleto, mas esse nome traz em si mesmo O PRÓPRIO SIGNIFICADO DA VIDA ABUNDANTE.

Mencionar o nome de JESUS poderosamente é saber QUEM ELE É e saber QUEM NÓS SOMOS NELE. 

A Vida abundante virá e como o meu sogro, "seo" Luiz Morona diz NUNCA MAIS TEREMOS FOME NEM SEDE, pois a fonte da vida estará em nós: JOÃO 4:14 - LIBERTAÇÃO, CURA E VIDA SAUDÁVEL no corpo, na alma e no espírito, nos relacionamentos, finanças e em todas as dimensões de vida são nossos por meio daquele que nos promete VIDA, E VIDA COM ABUNDÂNCIA.

Entre na Realidade da Vida Abundante em Cristo Jesus. Agora. Tudo à distância de uma oração.

Deus te abençoe.

Por Gerson Luiz G Lima. 
Pastor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…