Pular para o conteúdo principal

Entrando na realidade da Vida Abundante

As Palavras de JESUS “... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10, denotam uma promessa espetacular feita por Jesus, mas parecem confrontar o estilo de vida com que muitos cristãos vivem hoje em dia. Essas palavras de Jesus estão no contexto de João capítulo 10, na parábola de Jesus sobre O BOM PASTOR. Ele usa uma metáfora com a realidade da criação de ovelhas naqueles dias: o aprisco oriental era cercado de pedras, no qual há uma porta. As ovelhas entram ali ao anoitecer e são vigiadas pelo porteiro que guarda a entrada. O pastor volta pela manhã, e para ele o porteiro abre a porta. O ladrão tentaria pular uma parte do muro longe da entrada. A maneira de entrar no curral revela quem é o verdadeiro pastor. 

As ovelhas conhecem o pastor, pois lhe reconhecem a voz . O genuíno pastor conhece as suas ovelhas, chama-as pelos nomes e as conduz para fora. A liberdade da ovelha depende do pastor, é somente por seu intermédio que a ovelha desfruta de liberdade segura. O pastor vai adiante de suas ovelhas para guiá-las, e elas o seguem. 

Como o nosso BOM PASTOR (João 10:11), o propósito de Cristo é de nos proporcionar em abundância tudo o que enriquece a vida. Jesus se revela como o bom pastor que dá a sua vida pelas ovelhas como sendo o SENHOR DEUS sobre quem Davi escreveu no Salmo 23.

Deixe-me propor-lhe uma Investigação: Nos últimos tempos Você sentiu algo parecido com o que vou descrever a seguir?
  • Frustração e sentimento de que não está avançando em alguma área de sua vida. Algo como se tivesse plantado muito e tivesse uma expectativa de grande colheita mas ficou “arrasado” ao ver que a colheita foi pouca e ruim?
  • Insatisfação generalizada com a vida, consigo mesmo, com Deus e/ou com a Igreja. Como ter comido muito e não ter se saciado? Como se tivesse um alimento mas que você queria mais “algo gostoso”? Uma sensação de fome e de falta de provisão, no sentido de significado da vida? Uma rotina na qual não se percebe o mover de Deus na sua vida e nem ao redor?
  • Tudo parece estar certo, mas uma sensação de que tudo está mesmo é errado. Sabe aquela sensação de que “a cirurgia foi um sucesso mas o paciente morreu”. Como se observasse uma árvore está cheia de frutos, mas todos minguados, bichados, ruins? 
  • Indignação com a realidade de sua fé. Simplesmente não tem identificados frutos e parece que definitivamente a fé não funciona?
Se você tem sido frequente e constantemente inquietado com sentimentos ou pensamentos iguais ou semelhantes aos que relacionei acima, Deus vai despertá-lo para aquilo que deveria ser a sua realidade de vida. Prossigamos nossa investigação. 

CONTRASTE: Há um forte contraste entre o que Jesus prometeu e o que você está vivendo?
Jesus afirma que veio para que os homens tivessem vida e para que a tivessem com abundância. Esta frase é uma expressão grega que significa ter um excedente, uma superabundância de algo. Seguir a Jesus, saber quem é e o que significa deveria ser para todos uma experiência de vida superabundante. Afinal, ou Jesus é quem diz ser e essa Palavra se cumpre em nós ou a Fé é um mero conto de fadas. Para isso é muito importante que você faça o Check List a seguir:
  1. Você é ovelha de Jesus? Entregou de fato sua vida a Ele? Se ainda não fez a entrega de sua vida Esse é o momento: João 1:12, João 10:27-29
  2. Tem dado ouvido a Palavra de Deus a ponto dessa Palavra mudar e afetar suas decisões e vontades? João 10:2,3,4,9,14,27
  3. Você busca mais as coisas de Deus ou mais as coisas desse mundo? Nossas inclinações mostram nossas escolhas: “Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, no lugar em que cair ficará”. Eclesiastes 11:3
  4. Você investe tempo para as coisas de Deus no seu dia a dia?
  5. Tem tempo de oração consistente? Ou apenas dedica tempo a filmes e games, por exemplo
  6. Lê a Bíblia e medita em alguns textos da Palavra? Ou prefere notícias policiais e das desgraças desse mundo?
  7. Ouve e canta louvores diariamente? Ou só ouve canções mundanas? “Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” Salmo 34:1.
  8. Seus conselheiros a quem dá ouvidos são cristãos maduros?
Se suas respostas foram negativas realmente a FÉ não funcionará para você aliás, possivelmente você não tem um FÉ saudável. Afinal, se tudo o que você faz não se relaciona com a Fé, como pode funcionar mesmo, não é mesmo?

Que toda plenitude de Jesus está à nossa disposição nós já sabemos. Mas por que, então, muitos vivem uma fé tão rasa e um relacionamento tão sem sentido com Deus? A resposta é dividida em duas partes: Uns não ouviram falar de Jesus... Enquanto outros, como JÓ, só ouviram falar (Jó 42:5). Hoje é o dia de voltar e dizer a Deus "quero conhecer-te meu Senhor, profundamente", pois em sua Palavra está escrito que os conselhos do Senhor são para os íntimos, aos quais ele revela seus segredos (Salmos 25:14). Mas isso nós sabemos, não é?      Dê o primeiro passo: João 1:12, Mat. 11:28.

Hoje é dia de voltar pra casa do pai celestial, como alguém que sabe que precisa respirar para viver.

DECISÕES DE VIDA. Viver a vida cristã definitivamente não é viver a religiosidade. Religiosidade traz culpa e vazio. Mas também não é viver uma liberdade mundana. Isso é uma liberdade insegura. A Vida Cristã é uma vida de Amor (A Deus, ao próximo e a si mesmo), de Paz Interior, de Ânimo para Viver, de Força para Suportar e enfrentar a Vida, para reinventar-se e reerguer-se no poder do nome de Jesus e pelo seu glorioso Espírito Santo.

Jesus é o nome da nossa vitória: Precisa ser citado em nossas declarações, nossas orações, em nosso louvor e adoração. JESUS é um nome de PODER. Não é um amuleto, mas esse nome JESUS traz em si mesmo o próprio significado da Vida Abundante. Mencionar o nome de JESUS poderosamente é saber QUEM ELE É e saber QUEM NÓS SOMOS NELE.

 A vida abundante virá e, como o meu sogro Luiz diz: "nunca mais teremos fome nem sede, pois a fonte da vida estará em nós": (JOÃO 4:14) - Libertação, Cura E Vida Saudável no corpo, na alma e no espírito, nos relacionamentos, finanças e em todas as dimensões de vida são nossos por meio daquele que nos promete Vida, e vida com abundância. 

Entre na Realidade da Vida Abundante em Cristo Jesus. Agora. Tudo à distância de uma oração, mas um tipo de Oração prevalecente, constante e diária que procura a intimidade com o Senhor.

Deus te abençoe.

Por Gerson Luiz G Lima.
Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre