Pular para o conteúdo principal

A Verdadeira Alegria no Senhor


“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” João 15:11

O capítulo 15 do evangelho é o capítulo da permanência e intimidade com Jesus. Nos versículos 4 e 5 Jesus nos diz que é impossível dar frutos sem estarmos vitalmente ligados a Ele. No versículo 6 a lição é que uma vida independente do Senhor é uma vida sem sentido, seca. No versículo 7 Jesus nos fala dessa intimidade e completa integração nossa em sua Palavra para que nossas vida possa ser suprida por Ele. No versículo 8 Ele fala sobre dar frutos e discipulado. Nos versículos 9 e 10 Ele fala que essa permanência é uma permanência em seu amor e é notada se obedecermos às suas instruções e mandamentos.

Com que propósito? No versículo 11 Jesus nos explica. “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.”


Reflita

Você já se perguntou porque então você não tem sido capaz de vivenciar esse privilégio da ALEGRIA COMPLETA, prometida pelo Senhor? Você já sentiu essa alegria transbordante que não tem explicação nas circunstâncias e nem nos sentimentos? Onde você tem procurado essa alegria? Nunca esqueça que é presença do Senhor que encontramos a plenitude de alegria (Salmo 16: 2, 9 e 11).

Moisés desejou a presença de Deus mais do que a Canaã – a terra prometida (Êxodo 33:15); Davi, embora fosse um rei próspero, um guerreiro cheio de vitória, com família, glória e riquezas disse “NÃO TENHO OUTRO BEM ALÉM DE TI”. (Salmo 16:2). Eles sabiam o que era a verdadeira riqueza!

Escolha passar tempo de qualidade com o Senhor, para ler sua Palavra, ouvir canções de adoração, ficar em silencio para ouvir com o coração, falar com Ele sobre sua vida (vitórias ou derrotas, alegrias ou tristezas, acertos e erros) a fim de receber direção, conforto e correção. As nossas próprias lágrimas regam nossa alegria, Salmo 126 , versículos 5 e 6.  Até mesmo em momentos de sofrimento não saia de seu propósito. O Senhor há de recompensá-lo e você colherá os frutos da alegria apesar dos sofrimentos.

Um relacionamento de intimidade com Jesus nos restaura à vida Plena. Toda a comunhão perdida por Adão e Eva nos é devolvida quando temos um relacionamento vital com o Senhor. O primeiro passo é recebe-lo como Senhor e Salvador – João 1:12

Para o Senhor não importou o estado pecaminoso em que estávamos. Ele nos buscou e nos achou para nos conduzir a um relacionamento restaurado com Deus. Ele nos alcançou e, mesmo sujos pelo pecado, nos ofereceu um nova vida (2º Co. 5:17-21 e Efésios 2:1-2). É por isso que não importa se está doente ou sadio, com ou sem dinheiro, satisfeitos ou não, calmo ou desesperado, a verdadeira vida só temos em Jesus. 
O vazio que está dentro do homem (ser humano) não pode ser preenchido por nada na vida a não ser por Ele mesmo.

Por ter conhecido Jesus como sua fonte de vida o apóstolo João faz algumas declarações tão poderosas quanto a isso: “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” João 1:4,5 e “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.” 1 João 1:1-3

Escolha entregar a sua vida a Cristo e a Alegria escolherá você. Isaías em seu livro no capítulo 12 fala o que acontece quando somos salvos por Jesus:
  1. A ira de Deus se afasta de nós e se transforma em graça;
  2. Deus se torna nosso Salvador pessoal;
  3. Recebemos a verdadeira alegria que tem como fonte a SALVAÇÃO;
Jesus disse “mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:14

Novas de grande Alegria

O anjo que anunciou o nascimento de Jesus, falou aos pastores disse nesses termos: EIS QUE VOS TRAGO NOVAS DE GRANDE ALEGRIA – Lucas 2:10 e 14

Quando Jesus, o motivo da Alegria, começou a pregar, Ele começou pela Galiléia “o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz".  Logo após lemos que “Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo". 

Que revelação! · “Só podemos experimentar a verdadeira alegria se houver um VERDADEIRO ARREPENDIMENTO. Deixe essa Luz raiar para você também!
Por fim quero falar algo sobre o povo de Jerusalém nos tempos de Neemias. Quando a restauração das muralhas foram enfim terminadas em Jerusalém Neemias o próprio povo se ajuntou na PORTA DAS ÁGUAS e pediram para que Esdras lesse a Lei para eles. Ele a leu em voz alta do raiar do sol até o meio dia. Foi um tempo de louvor, adoração, arrependimento, restauração. Neemias lhes disse “Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". Neemias 8:10. As muralhas então foram reconstruiídas e vidas restauradas, então brotou neles um desejo de ir mais além em seu relacionamento com Deus (Neemias 8):  Pediram para ouvir a Lei de Deus. Quem sabe lembrando do que salmista dizia "A lei do SENHOR é perfeita, e revigora todo o ser. As palavras que vêm do SENHOR são dignas de confiança, e transformam os mais humildes em sábios. Os preceitos do SENHOR são justos, e proporcionam alegria ao coração. Os mandamentos do SENHOR são cristalinos e iluminam o entendimento".  Salmo 19:7-8. Um verdadeiro arrependimento veio sobre eles despertando um desejo pelos conselhos do Senhor e depois de profundamente tocados pela Palavra de Deus, Neemias lhes disse A ALEGRIA DO SENHOR OS FORTALECERÁ.

Desprenda-se de tudo o que toma o lugar do Senhor em tua vida e você descobrirá a VERDADEIRA VIDA E A VERDADEIRA ALEGRIA. A partir de um relacionamento vital com Cristo, amaremos as pessoas da maneira correta, e viveremos a plenitude de vida e alegria prometida nas escrituras.

A verdadeira alegria só é possível à partir de um relacionamento vital com Jesus.

Fiquem com Deus.
Pastor Gerson L G Lima

Comentários

Unknown disse…
Perfeito!
Que possamos alimentar nossa intimidade com o Senhor, tendo em nossas vidas a constante presença do Espírito Santo e com isso tenhamos a plenitude da verdadeira alegria e paz!
Que Deus abençoe grandemente sua vida!
Unknown disse…
Perfeito!
Que possamos alimentar nossa intimidade com o Senhor, tendo em nossas vidas a constante presença do Espírito Santo e com isso tenhamos a plenitude da verdadeira alegria e paz!
Que Deus abençoe grandemente sua vida!

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre