Pular para o conteúdo principal

Privilégios da Intimidade com Deus para as horas de desafio



"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria." Salmos 46:1-3


O Salmo 46 fala alegria pelo livramento concedido pelo Senhor ao Seu povo em tempos de batalhas, onde Jerusalém pode ter sido sitiada. O reformador Martinho Lutero, quando estava escondido em um castelo, deve ter feito a analogia com esse salmo quando compôs o hino "Castelo forte é o nosso Deus". O salmista usa três pausas no salmo, chamadas de SELÁ, cada uma delas tem um sentido no Louvor a Deus como aquele que é o refúgio e fortaleza e uma confissão na dependência do Senhor.

Nesse post vamos falar sobre isso:
  • O privilégio da intimidade com Deus: Provérbios 3:32, Salmo 25:14, Gênesis 18:7 
  • Como discernir a voz de Deus: João 10:27 
  • Ousando pela confiança no Senhor: Zacarias 2:4-5 
  • O que fazer quando tudo parece insistir em dar errado ou quando não há uma orientação clara? – Salmo 32:8 

O privilégio da intimidade com Deus


"Muitas pessoas receberam a Jesus como Senhor e Salvador. Elas irão para o céu mas, nunca aproveitarão da capacidade plena do Espirito Santo que está disponível para elas ou experimentarão o verdadeiro sucesso que Deus quer que elas usufruam na Terra. Simples assim, muitas estarão a caminho do céu mas, não aproveitarão a jornada.

Pessoas que são auto suficientes, com frequência, pensam que depender de Deus é sinal de fraqueza. Mas a verdade é que ao utilizar da habilidade do Espirito Santo, elas podem conquistar mais em suas vidas do que sequer poderiam trabalhando por conta própria.

Eu encorajo você a depender Dele e não de sua própria força. Seja qual for a situação que esteja vivendo, você não precisa passar por ela sozinho.

A Palavra de Deus para você hoje é: Seu pior dia vivido com Deus será melhor do que o seu melhor dia sem Ele. O Espirito Santo está aqui para falar com você e ajudá-lo hoje de todas as formas que precisar."
Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer. Direitos Autorais de Joyce Meyer, 2010.

Nós não costumamos revelar nossos planos, sonhos e segredos para pessoas que não sejam de nossa mais alta confiança e intimidade conosco. Da mesma maneira o Senhor deseja que cultivemos uma relacionamento profundo com Ele, para que ele revele a nós sua vontade e planos. Ele diz: "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança."Salmos 25:14.


Quando desenvolvemos nossa intimidade com Ele, Ele nada nos ocultará: "Então o Senhor disse: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas." Gênesis 18:17,18

E como discernir a voz de Deus?

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." João 10:27. Conforme vamos crescendo na intimidade com Deus, aprendemos a reconhecer como Ele fala conosco.

"Deus fala de muitas maneiras; apenas lembre se - Ele nunca vai contradizer a Bíblia." (Joyce Meyer )

Conforme você vai se aprofundando no conhecimento do Senhor (Oséias 6:3a), você vai aprendendo a discernir entre o certo e o errado. E sobre qual decisão tomar, mesmo em tempos “sem sinais”. 1º Reis 3:9, Hebreus 5:14, Salmo 34:8

Ousando pela confiança no Senhor: Zacarias 2:4-5

Todos almejamos ver que nossa vida tem um propósito, e queremos crescer, evoluir, prosperar. Todavia, em contrapartida, não queremos nos sentir vulneráveis demais. Ansiamos por Segurança e Proteção. Crescer e expandir é importante mas a proteção também.

Crescimento e expansão nos expõem a riscos diversos: Risco de fracassar, de nos frustrarmos ou magoarmo-nos, por exemplo. Por outro lado "os Muros" que levantamos para nos proteger nos limitam.

Nesta Palavra do Senhor em Zacarias capítulo dois ele nos incentiva a sonhar, planejar, a recomeçar a vida na segurança de que Ele será o muro de fogo que nos permite crescer e nos dá a certeza de sua presença gloriosa em nosso meio.

Mas, o que fazer quando tudo parece insistir em dar errado ou quando não há uma orientação clara?
Uma Leitura de Atos capítulo 27 (se possível use a Nova Tradução na Linguagem de hoje - NTLH) será emocionante e contundente. Deus vai falar com você.

Paulo, junto com outros presos, foi enviado a Roma para comparecer perante César. Não eram presos comuns pois seriam ouvidos pelo próprio César.

No versículo 7, vemos que a viagem começou a ficar difícil pois os "ventos eram contrários" com dificuldade chegaram a um lugar sem muita estrutura, mas ainda seguros. O inverno estava chegando e Paulo recomendou ao centurião que invernassem ali, mas este não quis dar-lhe ouvidos. Isso foi muito custoso, pois insistindo na viagem foram atingidos por um vento chamado EUROAQUILÃO que casou graves transtornos, perigos da vida, desvio de rota, e por fim toda a aparelhagem de condução do navio foi jogada ao mar. Por vários dias eles ficaram sem sol e estrelas (que eram seus "instrumentos de orientação de navegação naquele tempo). 

Então, o centurião, o capitão e o dono do navio tiveram de ouvir de Paulo: "Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo.Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído." Atos 27:?21-22.

Isso muitas vezes é uma analogia à vida de muitos. Entram em situações difíceis, machucam-se, perdem anos tentando consertar ou amenizar as coisas e têm de encarar a realidade que além do tempo, dos perigos enfrentados, muita coisa nunca mais será a mesma. E mais, pessoas queridas são afetadas pois estão junto no mesmo barco. O recomeço não é fácil, aliás, extremamente difícil, mas tudo começa a mudar, se resolvem cair em si e dar atenção aos conselhos vindos de Deus.

Atos 27:20-44, o que é necessário fazer?


  • Enfrentar a provação ainda que demore Muitos dias, ainda que pareça não ter solução e orientação e que o “O vento continuava soprando forte”, mesmo que se perca de TODA esperança de sermos salvos; 
  • Estabelecer-se em Fé e na sua Identidade em Cristo; 
  • NÃO TENHA MEDO, lembra de Josué 1:1-10?; 
  • Volte para a comunhão com Deus. Você vai cumprir o seu propósito; 
  • Deus na sua bondade te confiou pessoas. Você não apenas receberá o renovo de seu propósito de vida mas influenciará quem estiver com você "nesse barco"; 
  • Tenha Coragem e Tenha Confiança 
  • Fique no barco para se salvar - Não pule fora do processo. Paulo disse para os navegantes: "Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se". Atos 27:31; 
  • Alimente-se da Palavra de Deus para continuar vivendo espiritualmente; 
  • Não a tempestade que dure pra sempre. Se você ficar no processo (no barco), e for se aprofundando em seu relacionamento com Deus você estará são e salvo após a tormenta passar. Paulo termina dizendo “E foi assim que TODOS NÓS chegamos em terra SÃOS E SALVOS” Atos 27:44b NTLH 

DESAFIO


  • Na confiança de que Deus é com você e será sempre o teu socorro, comece a: 
  • Desenvolver sua Fé e Coragem 
  • Inspirar e Edificar pessoas, Fortalecendo-as 
  • Frutifique no lugar onde Deus tem te plantado 
Espero que essa Palavra seja bênção sobre a sua vida. Se assim for. Deixe seu comentário ao final.
No amor de Cristo,

Pastor Gerson L G Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida de Curitiba


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…