Pular para o conteúdo principal

O Jejum e a Oração (parte 2 e final)

O Jejum é um potencializador da oração
Continuando o estudo sobre o jejum, concluirei a mensagem do Pr. Rex Humbard (in memorian). Espero que esteja sendo bênção para a tua vida. Por isso peço que você comente tanto nesta postagem quanto na outra, se for possível. Para comentar você precisa logar com algum e-mail seu vinculado no Google (do Orkut por exemplo) ou do Yahoo. Se tiver dificuldade, envie-me uma mensagem para gersonluiz_garcia@yahoo.com.br. 
Deus te abençõe.
Pastor Gerson Luiz
Deus ouve nossas orações unidas ao jejum
Esdras falou sobre a ocasião quando ele jejuou e orou por Israel: ”Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações” (Esdras 8:23). E Deus prometeu através de Joel: “Todavia, ainda agora diz o Senhor: convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos a o Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Joel 2:12-13).

Se você precisa de resposta de Deus às suas orações, se precisa de misericórdia, perdão, ajuda ou bênçãos, use a chave do jejum e entre! Você encontrará uma dimensão de vida conhecida apenas por poucos cristãos. Eu creio que este é o caminho secreto para a paz, de que Jô falou: “Ave de rapina não conhece essa vereda, e não a viram os olhos do falcão; nunca pisaram feras altivas, nem o feroz leão passou por ela” (Jó 28:7-8).

É um caminho de poder e provisão reservado para aqueles que se colocam à parte, jejuando e orando, assim como aqueles em todo o mundo que aceitam esse desafio.

Nós é que servimos a Deus, Não é Ele que nos serve

Muitas das coisas que Jesus disse e ensinou, enfureceram seus críticos e às vezes confundiram seus discípulos. E isso é especialmente verdadeiro quanto a parábola que Ele sobre um fazendeiro que procurava trabalhadores - Mateus 20.1 ao 16:
1 “Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. 2 E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha. 3 Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados  4 e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram.  5 Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma,  6 e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo?  7 Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha. 8 Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros.  9 Vindos os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário.  10 Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. 11 Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, 12 dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. 13 Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? 14 Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti.  15 Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? 16 Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos].”

A chave para a compreensão dessa estranha parábola encontra-se na explicação do fazendeiro. Ele disse: “Não me é lícito fazer o que eu quero do que é meu?” Em outras palavras, tudo aquilo pertencia ao fazendeiro, e ele poderia fazer o que bem entendesse com os seus bens. Jesus contou essa parábola para enfatiza que Deus é dono de tudo nesse mundo. Não fomos nós que o criamos, Ele é quem nos criou.Desde os primórdios dos tempos, o problema tem sido que o homem quer formar Deus a imagem humana em vez de compreender que Deus o criou à sua própria imagem. Essa foi a primeira tentação no jardim do Éden. Satanás tentou o homem para que ele se fizesse um “deus” ou um manipulador dos eventos e destinos. Em outras palavras, o homem queria colocar Deus numa garrafa, como um gênio mágico das mil-e-uma-noites, e fazer com que Ele aparecesse no momento em que decidisse lhe pedir alguma coisa.

Existem milhões de pessoas neste mundo que vêem a Deus dessa maneira. Essas pessoas não estão interessadas em servir a Deus. Ao invés disso, desejam que Deus sirva a elas. Acham que Ele nada mais é do que um grande benfeitor, manipulando magicamente os eventos e as pessoas segundo a vontade dessas pessoas. E acabam ficando frustradas porque isso simplesmente não acontece da forma como querem. É por isso que Jesus afirmou que este mundo pertence ao Pai, e que Ele fará a Sua vontade. Nós é que devemos servi-lo e não Ele a nós. Esta é a razão também, porque muitos dos jejuns feitos pelo povo de Israel não deram em nada.

Por que o jejum não deu resultado para Israel?

Precisamos entender de forma clara e exata como o jejum funciona e por que ele às vezes não dá resultado.
O profeta Isaías diz que Israel queria que Deus fosse seu “gênio particular”, algo como o de Aladim, atuando de acordo com a vontade do povo. Isso, segundo Isaías, foi a razão pela qual o jejum não deu resultado. 58:3-14:
3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. 4 Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. 5 Seria este o jejum que escolhi que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamar-te-iastu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR? 6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? 7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? 8 Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detenha, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda; 9 então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: eis aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça o falar injurioso; 10 se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. 12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. 13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

Isaías disse que não devemos jejuar com a intenção de fazer com que nossa voz seja ouvida do alto. Pelo contrário, o jejum nos coloca em sintonia com o que Deus que em nossa vida.

O povo de Israel jejuava pelas razões erradas. Eles queriam que Deus atuasse com um servo deles. Mas Deus quer que nos coloquemos de joelhos, e acertemos nossa vida, e então nos levantemos para nos entregarmos a Seu serviço. Observe o que Deus disse para Israel fazer antes de esperar resultados positivos do jejum:
  • Vs. 5      - Arrependimento
  • Vs. 6      - Afastar-se do erro /consertar relacionamentos /cuidar dos pobres necessitados

Apenas então poderiam esperar as bênçãos. Davi sabia a receita: Salmo 51.16-17 e 19.

A obediência é a chave do sucesso no jejum

Não é necessário jejuar para provar a Deus que somos sinceros. Ele sabe disso. Mas o jejum faz com que tenhamos sob controle os nossos pensamentos, imaginação e impulsos, levantando-nos para bem perto de Deus, para que Ele possa aproximar-se de nós.

O jejum nos leva para o lugar onde Deus pode falar conosco

Um dia Elias, o profeta se afastou do lugar em que Deus queria que Elias estivesse. Ele fugiu em grande terror diante das ameaças da perversa Jezabel. Debaixo de uma árvore de zimbro e mergulhado em uma grande depressão, Elias começou a orar para que Deus o deixasse morrer. Finalmente, o Senhor enviou um anjo para ministrar a ele, mas ainda assim o profeta não reagiu. Depois de caminhar por 40 dias e 40 noites, em jejum, ele chegou a um monte e escondeu-se numa de suas cavernas. A narrativa da Bíblia diz “Ali entrou em uma caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo Que fazes aqui Elias?” (1 Reis 19:9).

Elias não estava onde deverias estar. Deus não lhe ordenara que fugisse de Jezabel. A depressão que estava sentindo era causada pela desobediência, auto-piedade e medo. Esta é uma pergunta que Deus nos faz freqüentemente: “O que você está fazendo aqui? Eu lhe disse para estar em outro lugar.” O jejum de Elias nada significou porque ele estava fora do lugar onde Deus poderia atender seus pedidos e suas necessidades. Somente quando Elias recolocou-se em harmonia com o plano de Deus, foi que seu ministério o levou à vitória.

Nós também devemos permanecer no lugar que Deus planejou para nós, para que possamos ter a riqueza de Sua provisão, Seu poder e propósito. O jejum não faz com que Deus se curve aos nossos desejos – mas faz com que nossa vida se alinhe com o desejo, a Palavra e o caminho de Deus para nós. Então começaremos a sentir os resultados! E isso capacita, como indivíduos ou parte de uma família de oração, a ver as respostas às nossas orações.

O jejum é algo muito pessoal

Jesus afirmou que, para ter a atitude correta quanto ao jejum, devemos nos lembrar de que se trata de um tempo muito íntimo de comunhão entre nós e Deus: Mateus 6:16-18 / Esdras 8:23 / Daniel 10:12.

O jejum tem o propósito de abrir-nos para o que Deus tem para nos dar. É um potencializador da oração. <>

Comentários

Suely - HD disse…
Olá Pr.Gerson,

Boa noite,

Graça e Paz!!!

Sou do Ministério Louvor Herdeiros de Deus. Conhecemos seu precioso blog e estaremos sempre por aqui.

Ah! Nao encontrei SEGUIDORES p/ incluir.

Deus abençoe,
Em Jesus
Suely Rezende

http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…