Vivendo e Andando no Espírito (parte 1)

Versículo Chave: "Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." Gálatas 5:25

Cultivar um relacionamento com Deus promove a ação do seu Espírito Santo em nosso interior  (Efésios 3:16-17), gerando seu fruto em nós. 

Em Efésios 4:17 a 5:21 o apóstolo Paulo torna em termos práticos como deve ser nosso viver/proceder diário. No versículo 4:30 lemos: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”.

O crente causa tristeza ou pesar ao Espírito Santo quando não da importância à sua presença, ou não ouve à sua voz e direção (Gálatas 6:6-7, Romanos 8:5-9). 

O próximo passo de quem entristece ao Espírito Santo é acabar resistindo a Deus (Atos 7:51). O homem de dura cerviz é a descrição da pessoa orgulhosa demais para se deixar corrigir. Mesmo sabendo o que é o certo ou sendo convencido pela Palavra ainda assim a pessoa não se arrepende. Dissimula e vive a aparência, não deixando que a Palavra de Deus o transforme. 

Esse endurecimento (Hebreus 3:7-16) pode conduzir a ‘extinguir’ o Espírito Santo na vida da pessoa (1 Tessalonicenses 5:19,20), pois esta começará a desprezar a palavra profética. Lembrando que "Profecia" não é somente o conjunto das predições sobre o futuro da Terra e da humanidade. A profecia caracteriza-se também por ser uma mensagem de admoestação, exortação e correção. O profeta é a voz e o dedo de Deus que confronta, aponta e corrige. Resistir ao Espírito Santo caracteriza-se por impedir seu agir, não dando mais ouvidos a sua Palavra, acaba extinguindo-o de sua vida.

Isso é, de fato, um grande perigo na vida dessa pessoa, pois a obra do Espírito Santo em nós é que nos prepara e habilita para a redenção final, o arrebatamento dos santos: "Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória." Efésios 1:13-14

O Espírito Santo é Deus fazendo a obra em nossas vidas, pois ele:
  1. Convence o Pecador - João 16:8-13 
  2. Regenera (transforma à imagem de Deus) - João 3:5 e Tito 3:5 
  3. Habita os Filhos de Deus - Romanos 8:9, 1 Coríntios 3:16 e 6:19, Efésios 2:20-22 
  4. Sela (aprova) - Efésios 1:13 e 4:30 
  5. Dá poder para testemunhar - Atos 1:8 
  6. Batiza - 1 Coríntios 12:13 
  7. Guia os filhos de Deus - João 16:13, Atos 13:2-4 e 16:6, Romanos 8:14
O apóstolo João em sua primeira epístola capítulo 5 e versículo 16-17, fala que: “Há pecado para a morte e por esse não digo que ore” (1 João 5:16b). Jesus disse: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada” Mateus 12:31-32. No verso 34 entendemos que reputar as obras de Deus ao diabo é a causa.

O escritor de Hebreus fala do “agravo ao Espírito da Graça” e indaga que quem comete merece mais que a morte (Hebreus 10:27-31). E em Atos 5:3-4 lemos que o mentir ao Espírito Santo trouxe morte a Ananias e Safira.

A obscuridade na mente da pessoa leva-a a agir cruelmente contra a fé (2 Tessalonicenses 2:2) e pode conduzi-la a um ponto onde Deus não mais agirá nela, rejeitando-a para sempre. O Senhor sabia que Judas Iscariotes tinha uma predisposição a ser um traidor (João 6:64) mas deixou-o com outros que também eram descrentes, para trabalhar-lhe o arrependimento. Porém, Judas resistiu-lhe até o fim, quando então o diabo entrou nele (Lucas 22:3). Após isso, ele entregou Jesus aos seus algozes, com sadismo e, por fim, preferiu suicidar-se a arrepender-se.

O crente pode chegar a cometer pecado mas, se sua inclinação é para Deus, ele deixa-se ser tocado, quebrantado e conduzido ao arrependimento. O apóstolo João fala que “Se confessarmos os nossos pecados Ele(o Senhor) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a justiça” 1 João 1:7. Veja também Ezequiel 18:21-23. Nossas ações demonstram quais foram nossas escolhas.

Examine em sua Bíblia mais algumas referências que demonstram qual seja a vontade de Deus para nós nesse assunto: Salmo 51, 2 Crônicas 7:14, Mateus 5:3-5, Romanos 6, 1 João 1:6 a 2:2.

Há uma luta entre o Espírito e a natureza carnal. Quem vencer mostrará seus resultados. Isso depende de quem vamos deixar agir em nós. Se o Espírito, o Fruto do Espírito; se a carne, as obras da carne.

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Deuteronômio 30:19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Amado com amor inabalável

Manhã com Deus