Pular para o conteúdo principal

Vivendo e Andando no Espírito (parte 1)

Versículo Chave: "Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." Gálatas 5:25

Cultivar um relacionamento com Deus promove a ação do seu Espírito Santo em nosso interior  (Efésios 3:16-17), gerando seu fruto em nós. 

Em Efésios 4:17 a 5:21 o apóstolo Paulo torna em termos práticos como deve ser nosso viver/proceder diário. No versículo 4:30 lemos: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”.

O crente causa tristeza ou pesar ao Espírito Santo quando não da importância à sua presença, ou não ouve à sua voz e direção (Gálatas 6:6-7, Romanos 8:5-9). 

O próximo passo de quem entristece ao Espírito Santo é acabar resistindo a Deus (Atos 7:51). O homem de dura cerviz é a descrição da pessoa orgulhosa demais para se deixar corrigir. Mesmo sabendo o que é o certo ou sendo convencido pela Palavra ainda assim a pessoa não se arrepende. Dissimula e vive a aparência, não deixando que a Palavra de Deus o transforme. 

Esse endurecimento (Hebreus 3:7-16) pode conduzir a ‘extinguir’ o Espírito Santo na vida da pessoa (1 Tessalonicenses 5:19,20), pois esta começará a desprezar a palavra profética. Lembrando que "Profecia" não é somente o conjunto das predições sobre o futuro da Terra e da humanidade. A profecia caracteriza-se também por ser uma mensagem de admoestação, exortação e correção. O profeta é a voz e o dedo de Deus que confronta, aponta e corrige. Resistir ao Espírito Santo caracteriza-se por impedir seu agir, não dando mais ouvidos a sua Palavra, acaba extinguindo-o de sua vida.

Isso é, de fato, um grande perigo na vida dessa pessoa, pois a obra do Espírito Santo em nós é que nos prepara e habilita para a redenção final, o arrebatamento dos santos: "Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,
que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória." Efésios 1:13-14

O Espírito Santo é Deus fazendo a obra em nossas vidas, pois ele:
  1. Convence o Pecador - João 16:8-13 
  2. Regenera (transforma à imagem de Deus) - João 3:5 e Tito 3:5 
  3. Habita os Filhos de Deus - Romanos 8:9, 1 Coríntios 3:16 e 6:19, Efésios 2:20-22 
  4. Sela (aprova) - Efésios 1:13 e 4:30 
  5. Dá poder para testemunhar - Atos 1:8 
  6. Batiza - 1 Coríntios 12:13 
  7. Guia os filhos de Deus - João 16:13, Atos 13:2-4 e 16:6, Romanos 8:14
O apóstolo João em sua primeira epístola capítulo 5 e versículo 16-17, fala que: “Há pecado para a morte e por esse não digo que ore” (1 João 5:16b). Jesus disse: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada” Mateus 12:31-32. No verso 34 entendemos que reputar as obras de Deus ao diabo é a causa.

O escritor de Hebreus fala do “agravo ao Espírito da Graça” e indaga que quem comete merece mais que a morte (Hebreus 10:27-31). E em Atos 5:3-4 lemos que o mentir ao Espírito Santo trouxe morte a Ananias e Safira.

A obscuridade na mente da pessoa leva-a a agir cruelmente contra a fé (2 Tessalonicenses 2:2) e pode conduzi-la a um ponto onde Deus não mais agirá nela, rejeitando-a para sempre. O Senhor sabia que Judas Iscariotes tinha uma predisposição a ser um traidor (João 6:64) mas deixou-o com outros que também eram descrentes, para trabalhar-lhe o arrependimento. Porém, Judas resistiu-lhe até o fim, quando então o diabo entrou nele (Lucas 22:3). Após isso, ele entregou Jesus aos seus algozes, com sadismo e, por fim, preferiu suicidar-se a arrepender-se.

O crente pode chegar a cometer pecado mas, se sua inclinação é para Deus, ele deixa-se ser tocado, quebrantado e conduzido ao arrependimento. O apóstolo João fala que “Se confessarmos os nossos pecados Ele(o Senhor) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a justiça” 1 João 1:7. Veja também Ezequiel 18:21-23. Nossas ações demonstram quais foram nossas escolhas.

Examine em sua Bíblia mais algumas referências que demonstram qual seja a vontade de Deus para nós nesse assunto: Salmo 51, 2 Crônicas 7:14, Mateus 5:3-5, Romanos 6, 1 João 1:6 a 2:2.

Há uma luta entre o Espírito e a natureza carnal. Quem vencer mostrará seus resultados. Isso depende de quem vamos deixar agir em nós. Se o Espírito, o Fruto do Espírito; se a carne, as obras da carne.

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Deuteronômio 30:19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…