Pular para o conteúdo principal

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.”
Mateus 21:31b a 32

Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". João 1:14.

Da eternidade, o Reino de Deus é uma força que adentra a história com amor que liberta os oprimidos e traz o "Shalom" de Deus. O termo hebraico Shalom é mais abrangente do que "PAZ”, simboliza a condição ideal para a vida (vida abundante João 10:10b), e com essa vida têm-se progresso, prosperidade, saúde, justiça e profundo contentamento espiritual, perdão, restauração. Não há Shalom fora de Deus: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". João 14:27

O anúncio da Boa Nova é o sentido da pregação do evangelho. A benevolência de Deus que a religião escondeu, mas Cristo abertamente revelou. Este evangelho tem a força de incluir pessoas, transformar realidades, alcançar Os Improváveis, para o rumo da história das pessoas nesta vida e para a eternidade. Enquanto os líderes religiosos escondiam e manipulavam o favor de Deus, o Senhor Jesus o revelava e os maiores pecadores, ouviam a mensagem das Boas Novas e o apelo que se se seguia: ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO e se agarravam à ele com todas as forças - Marcos 1:14-15.

Mateus e Zaqueu como publicanos e Maria Madalena, que fora liberta de de sete demônios, além da mulher pecadora da casa de Simão e da mulher adúltera, foram algumas das muitas vidas alcançadas e transformadas pelo poder do Evangelho de Cristo.

O acréscimo dos salvos à Igreja era obra de Deus e a Igreja posicionada em Fé era o ambiente no qual o Senhor introduziu os que iam herdar a salvação, "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" Atos 2:46,47

Ordem e Progresso. A Igreja recém instituída em Atos 2 estava organizada e capacitada pelo Espírito Santo de Deus. O mesmo Espírito que pairava no caos da terra e disse haja luz enchia a Igreja de poder para viver a vida cristã e testemunhar de Cristo. A beleza da Comunhão Cristã era uma força evangelizadora e isso incluía o cuidado mútuo entre os convertidos. Ou, nas palavras do professor Nonato: "duas estratégias potencializavam a evangelização o serviço Cristão e o cuidado e proteção. Eles falavam a respeito da vida e tinham uma vida que falava, refiro-me ao testemunho que eles davam de Cristo e demonstravam em suas vidas".

Mesmo a perseguição tornou-se uma força evangelizadora e um instrumento de Deus que dizia MEXAM-SE. No livro Práticas pastorais, da Intersaberes, o escritor Cícero Bezerra nos mostra QUAL ERA A MENSAGEM DO EVANGELHO que a Igreja foi chamada a pregar:

Uma mensagem acerca de Deus. Acerca de um Deus todo poderoso e Salvador: "Tudo provém de Deus" 2 Coríntios 5:18-20. É uma mensagem que nos diz quem ele é, que fala de seu caráter de seus padrões e sobre o que ele requer de nós.

É uma mensagem sobre o pecado e a queda do homem. Pois com o pecado veio a ira de Deus e a consequente condenação. Mesmo sem lei, a consciência do homem trata com ele a respeito do Pecado.
  • “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;” Romanos 5:12
  • “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23
  • “Pois o salário do pecado é a morte...” Romanos 6:23a
  • “Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os)” Romanos 2:14-15.
Uma mensagem acerca da Restauração e da obra Redentora de Cristo - João 1:29, 3:16 e 1 Tim. 1:15
  • "Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor". - Lucas 2:11
  • "Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus". Romanos 3:24
Mas é importante notar que a fé que salva não está na expiação em si, mas em Cristo que realiza a expiação. A cruz é um símbolo de morte e maldição, Cristo nos trouxe vida por meio de sua morte na cruz. Nossa esperança não está na cruz, mas em Cristo que morreu na cruz por nós - Atos 16:32 e Sl. 34:5.

O Evangelho é, também, uma mensagem sobre Arrependimento. Ser Cristão não é uma mera adesão à Igreja, mas consiste em passar por uma transformação que se inicia com o ouvir da mensagem de salvação, e em resposta a isso ter Arrependimento, prossegue-se para salvação e consolida-se em santificação. Por isso, a fé é essencial para operar a salvação - Hebreus 11:6 e Romanos 10:17. A fé que possibilita a Salvação ao mesmo exige da pessoa o Arrependimento como resposta. Por isso o objeto da Fé é e tem que ser sempre Jesus. Esta fé em Jesus consiste em crer em tudo o que ele fez por nós como Redentor, assim nos apossamos da graça e somos justificados pela fé. O Arrependimento é uma resposta positiva e normalmente dolorida em relação a obra de Jesus - Atos 2:37. O Arrependimento pede batismo e com ele recebe-se o dom do Espírito Santo.

E assim nasce uma comunidade transformada que transforma. Agora, perceba que uma nova vida requer mudanças de postura, novos padrões são requeridos: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". 1 Coríntios 6:9-12
  • "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor." Efésios 5:1-10 . A leitura pode ser ampliada sobre esse assunto no capítulo 4:17 a 6:9 do livro de Efésios.
Uma pessoa transformada e uma comunidade transformada esperam a volta de Jesus mantendo a santificação - Leia o Capítulo 2 de Tito em seu devocional.

Bem, e o que isso tudo o que falamos tem a ver com o texto base no início desta mensagem?

Nesta passagem de Mateus 21 Jesus argumentava com os escribas e fariseus a respeito da resposta desdenhosa que eles davam a mensagem Salvadora, inicialmente pregada por João Batista e, depois, por ele mesmo, Jesus. No entanto a religiosidade cegava a visão daqueles homens e eles rejeitavam a Jesus.

Por outro lado, os publicanos e prostitutas, que eram considerados a escória da sociedade, completamente impuros e separados de Deus, ao ouvirem a mensagem de salvação pregada por Jesus, recebiam e criam em seus corações, apegando-se à graça oferecida com todas as forças e com toda a fé. Desesperados por reconhecerem-se como pecadores, eles agarravam-se à graça imerecida que lhes era oferecida por Jesus. Perdão. Refrigério. Consolo. Libertação. Salvação. E a partir desse encontro transformador com Jesus começavam uma nova vida.

A proposta do Evangelho é essa: Perdão irrestrito e gracioso de Deus. A resposta que o pecador dá a Ele é crer e com isso o Senhor possibilita uma nova vida, transformada e vitoriosa. O Senhor chama a todos para viver em novidade de vida. É chegado o tempo de restauração e transformação de vidas. É tempo de para se viver o testemunho de alguém transformado pelo evangelho. É tempo de ser uma Igreja transformada que transforma.
  • Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. - 1 Pedro 3:15
Evangelho é literalmente as boas novas para aqueles que ao olharem para suas vidas não veem esperança de restauração, de retorno nem de Salvação e desesperadamente clamam "E agora, o que faremos?" Atos 2:37. O sacrifício vicário de Cristo Jesus proporciona o resgate e uma nova história que começa a ser contada quando mediante a Fé Nele, Jesus, o pecador recebe o perdão que Ele nos concede graciosamente.
  • "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Efésios 2:8-10
Creia em Jesus e na obra redentora da cruz. Que esta palavra possa encorajar pessoas a viverem as virtudes de um EVANGELHO TRANSFORMADOR.

No amor de Cristo,

Gerson L G Lima - Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess