Pular para o conteúdo principal

AVANÇANDO PARA A MATURIDADE NA FÉ

Texto base: Hebreus 6:1-12

Versículo Chave: “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.” Heb. 6:9

Arrependimento, mudança de vida, batismo, fé no Senhor, ressurreição dos mortos, e juízo eterno. Todos esses assuntos são extremamente importantes pois são colocados como a base da Fé cristã, os chamados PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA DOUTRINA DE CRISTO. Mesmo assim, eles são apenas os primeiros passos. O escritor tem em mente que isso já deve estar incorporado em nossa maneira de crer.

A partir desses conhecimentos ele espera que avancemos para a maturidade na fé. Oséias escreve isso desta maneira “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” Oséias 6:3.

Além das montanhas de problemas e pecados e dos vales de incertezas e infortúnios, existe um viver venturoso de satisfação e descobertas revigoradoras que vêm pela intimidade com o Senhor.

Muitos, por não aceitarem desafio proposto pelo Senhor Jesus ou por negligenciarem o chamado de crescer e amadurecer ficam empacados em sua vida com Deus abrindo margem para o naufrágio na fé. Paulo fala sobre isso em 1º a Timóteo 1:18-20.

Jesus propõe: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Mateus 7:13,14

Quando o escritor de Hebreus diz não haver mais oportunidade para quem abandona a fé , não é é porque Deus não possa fazer algo (aliás, ele já o fez, olhe para o Calvário e para o túmulo vazio, e verá que Ele já o fez); a questão é que chega um ponto onde o temor ao Senhor já não está presente na vida daqueles de abandonaram a fé e as verdades bíblicas já não fazem efeito em sua vida, pois estão com a mente cauterizada e eles vão para trás e não para frente em sua vida com Deus.

Quando puder examine essas referências nas bìblia: 1º Timóteo 4:2 (NTLH), Provérbios 26:11-12, 2º Pedro 2:20-22 e o Jeremias 7:23

O chamado para a MATURIDADE indica que o que nos guardará de darmos passos para trás é exatamente a disposição prática de dar passos para frente.

O escritor fala de dois terrenos que receberam a chuva (um sentido figurado das bênçãos de Deus). Um deles é cultivado, ou seja, a terra é tratada, arada, adubada e semeada, e dá frutos. Outra, não foi cultivada, assim “produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada.” Hebreus 6:7-8.

Em relação aos seus leitores, o escritor da carta aos Hebreus mostra que tinha EXPECTATIVAS ELEVADAS quando diz “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.” Hebreus 6:9. A dica aqui é para que sigam o modelo da vida de Cristo (compare com Efésios 4:11-16 e Romanos 8:29-30) e que imitem a fé dos santos mais experientes.

O comentário bíblico de Matew Henri diz “Existem coisas que nunca se separam da salvação; coisas que mostram que a pessoa está no caminho da salvação, e que resultará na sua salvação eterna... As obras de amor feitas para a glória de Cristo ou para os seus santos por amor a Cristo... o amor que trabalha.”

É necessário entendermos a importância do crescimento. Tem coisas que não são mais admissíveis para cristãos que a tempos servem a Deus. É preciso deixar as coisas de menino: 1º Coríntios 13:11.

Nos tornamos maduros quando exercitamos a prática de identificar e escolher entre o bem e o mal – hebreus 5:13-14.

O Senhor espera que sempre lhe ofereçamos o melhor. Ele não aceita coisas ruins e medíocres – leia Malaquias 1:6-14. Lealdade dividida é chamada de adultério espiritual em Malaquias 2. O cristão deve sempre estar preparado e optar em oferecer com Excelência ao Senhor Jesus Cristo. Não haverá tempo para preparo quando o Senhor vier buscar sua Igreja. Subirão com Cristo aqueles que já estão cheios de Deus e que já vivem a gloriosa dimensão da fé e dependência do Senhor – Leia Mateus 24:42-51, 25:21, 23, 26 e 30 e Lucas 12:42.

Lemos em 1º João 2:12-19 sobre três classes de crentes: Filhinhos, Jovens e Pais. Minha visão sobre o que João está querendo transmitir aos seus leitores é assim:
  • FILHINHOS, são imaturos mas são uma folha em branco, o que mais precisam é de amor e segurança que o Pai lhes dá, para eles João oferece “Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.” 1 João 2:12 E 14. 
  • JOVENS, são fortes mas precisam descobrir como usar essa força e vencerem o medo, para eles João diz: “Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.” 1 João 2:13
  • PAIS, são experientes e já sabem gerar e cuidar de seus filhos, são frutíferos. João os aconselha a conservar a intimidade com o Senhor: “Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio.” 1 João 2:13-14
A MATURIDADE É UM CAMINHO. UM PROCESSO CONTÍNUO. Muitas vezes pode haver choro e dor, mas as descobertas venturosas em relação a Deus valerão a pena.

Pense sobre seu discipulado com Deus. A seguir proponho algumas questões para serem refletidas. Pode ser uma reflexão solitária, ou partilhando o assuntos com o cônjuge, com os pais, com um companheiro de igreja ou numa célula..

1.Quais são as marcas da maturidade espiritual?
2. Como você pode aprender a andar no controle do Espírito Santo?
3. Você define alvos específicos de como crescer em sua vida com Deus? O que tem feito para chegar em novos níveis com o Senhor Jesus?
4. Quais as mudanças que você tem percebido em sua vida com Deus?
5. Quais são seus maiores problemas em sua caminhada na maturidade cristã?
6. Das três fases da vida cristã (FILHINHOS, JOVENS E PAIS), o que você acredita que deve manter?
7. Existem pessoas hoje em quem você se espelha como exemplo de conduta cristã? Você acredita que inspira outros?
Seja como for, pense que a Maturidade Espiritual não é um ponto de chegada mas um processo venturoso que lhe fará crescer em intimidade com Deus e ajudará a crescer como uma pessoa santificada em Cristo. 

Leve de cada fase o melhor: Segurança, Força e Experiência.

Se esta palavra te abençoou envie-me um testemunho, e veja outras mensagens do blog. Compartilhe com outros.

Fique com Deus,

Gerson L G Lima
Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre