Texto Bíblico: "6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse". Marcos 16:6-7
Vou compartilhar com vocês hoje, uma pouco sobre a obra de Jesus, preparando e restaurando o ministério do apóstolo Pedro.
Após a ressurreição, algumas mulheres vão ao túmulo de Jesus, mas não o encontram lá. Um anjo as manda ir e anunciar aos discípulos, e a Pedro, que Jesus está vivo e quer encontrar-se com eles na Galiléia.
Interessante é notarmos que o texto diz: "aos discípulos, e a Pedro". Imagine a cena. As mulheres chegam a todos os discípulos e dizem "Pessoa, fomos ao sepulcro mas o Mestre não estava lá - RESSUSCITOU. O Porém, um anjo do Senhor estava lá disse para vocês irem para a Galileia, pois lá o verão. Ah!, Pedro. O Senhor quer te encontrar lá".
Essa observação para Pedro, à parte, deixou-o em grande expectativa. Seu coração imediatamente o acusou: "Você negou Jesus, e três vezes". Pedro quando negou o Senhor, lembrou que o Senhor havia dito que ele o faria. Seu fraco coração não suportou as afrontas e o risco de ser identificado como seguidor do mestre. Mateus escreve que ele saiu do lugar onde estava quando negou a Jesus e chorou amargamente (Mateus 26:75).
Lucas revela algo mais dizendo: "61 E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. 62 E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente." (Lucas 22:61-62)
Quantas vezes somos surpreendidos com nossa fraca devoção a carecemos de Jesus e de seu amor incondicional? O Senhor está nos olhar, todavia, seu olhar não era de juízo, mas de compaixão: ele já sabia que Pedro falharia, pois conhecia seu coração, que precisava do batismo de poder, que viria em Atos 1:8 e 2:1-4.
Pedro e os discípulos foram para a Galiléia, um sentimento de apreensão estava no ar para Pedro: Como seria o encontro com Jesus? Como encarar de frente o Senhor, após tê-lo negado?
O Senhor marcou o encontro lá na Galiléia. Queria levá-los a um lugar conhecido, familiar, para trazer-lhes à memória os tempos de seu chamado, dos primeiros passos no ministério, do primeiro amor (Apocalipse 2:4).
Lá, em dada manhã após voltarem de uma noite frustrada de pesca, o Senhor lhes apareceu na praia, enquanto eles estavam a uns 300 metros dentro do mar (nesse momento eles não o tinham reconhecido). Jesus perguntou-lhes "Filhos, tendes algo para comer?". Eles não tinham nada. Vazios.
O Senhor manda que eles atirem novamente a rede. Numa obediência à voz do mestre lançaram-na e esta imediatamente ficou cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes. Muito mais do que precisavam. O discípulo amado, João, sensível ao que acontecera exclamou a Pedro: 'É O SENHOR'. Chegara a hora. Pedro teria de ficar frente a frente com Jesus!
Ao chegar na praia, encontraram já um peixe na brasa e pão. O Senhor convida: "Vinde, jantai". Depois de terem comido, Jesus chama Pedro e lhe pergunta três vezes: 'Pedro, você me ama' e Pedro sempre confirmando: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo", e o Senhor ratificava: "Apascenta as minhas ovelhas".
Um detalhe importante foi que na terceira vez Pedro entristeceu-se porque o Senhor insistiu nisso e disse-lhe: "Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo".
Sim, Jesus sabia. Mas porque insistir nisso? Jesus havia dado a Pedro as chaves do Reino e um legado (Mateus 16:14-19), mas Pedro jamais poderia desempenhar seu chamado de maneira poderosa, sem ter sido tratado e restaurado naquilo que lhe seria uma pedra de tropeço. Para cada uma das negativas de Pedro (três vezes ele negara a Cristo), uma afirmação dele (três vezes ele disse 'Senhor, tu sabes que te amo') e uma confirmação do Senhor (três vezes o Senhor lhe disse: 'apascenta meus cordeirinhos').
E mais, quando Pedro negou Jesus pela terceira vez o galo cantou e ele lembrou-se de que o Senhor lhe havia dito que isso aconteceria, e saiu e chorou amargamente. Agora, quando o Senhor lhe indagou três vezes "Pedro, amas-me?", ele entristeceu-se. A Bíblia diz que a tristeza segundo Deus opera o Arrependimento (2 Coríntios 7:9-11)
Que obra maravilhosa de Cristo. Que ministério glorioso!!! O Senhor criou uma situação para alcançar e restaurar Pedro, para que ele pudesse ter uma vida livre de culpa e um ministério vitorioso.
Para cada uma das negativas de Pedro e colheu uma nova, positiva, e em cada uma O Senhor confirmava sobre Pedro seu chamado.
O momento da Vitória para nossas vidas:
Querido, permitamo-nos ser conduzidos pelo Senhor a uma restauração completa. Deixemo-lo tratar nossas vidas nas áreas que são necessárias.
Ainda que isso lhe pareça ser desconfortável no começo, será bênção para para sua vida. Perdão, restauração emocional, cura de lembranças degenerativas, capacitação e poder espiritual, alegria e vida abundante estão disponíveis a cada um de nós, hoje.
Cheguemos de coração verdadeiro diante do Senhor, descoberto.
Não deixe sua vida seguir sem essa restauração do Senhor. Hoje é o dia, o momento é agora. Faça sua oração. Sua vida plena, seu ministério em toda dimensão sonhada por Deus está a apenas a distância de uma oração sincera e um tratar amoroso do Senhor (1 João 1:9).
Desejo-lhe vida plena em Cristo Jesus, nosso Senhor. Profetizo sobre você: "Vestes de louvor em vez de espírito angustiado".
Abraço fraterno,
Pastor Gerson Luiz Garcia de Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Comentários
FICA NA DOCE PRESENÇA DO NOSSO SENHOR JESUS.
ELE VAI TE HONRRAR POR TUDO QUE TENS VIVIDO E PASSADO POR AMA-LO.
MATEUS-16,24,25
Encontrei seu blog, gostei MUITOOO....
Vou tornar seguidora.
Ah! Tenho tb um blog, qdo puder nos visite, e caso queira tornar-se um seguidor.
http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/
Deus abençoe,
Suely
Estamos juntos, levando a palavra de salvação!
Deus é conosco!
www.oguardadeisrael.blogspot.com