Nunca me esquecerei da visita que fiz a uma senhora que estava morrendo de câncer. Ela vinha assistindo ao nosso programa por muitos anos. Sua filha tinha me pedido pata visitá-la. A casa ficava no fim de uma rua sem calçamento. Quando entrei, a filha me encaminhou a uma escada. No alto havia um quarto especialmente construído para a mãe. Quando abri a porta, o cheiro de morte dominava o ambiente. Aproximei-me da cama dela. Seu corpo estava destruído pelos efeitos do câncer. Sua voz estava muito fraca e eu quase não podia ouvi-la. Mas demonstrava um espírito forte.
"Quero que você saiba quanto aprecio o seu programa", ela me disse alegremente. "Ouço você falar no rádio três vezes ao dia."
Fiquei com ela por quase uma hora. Quando saí, estava tão comovido que não pude conter as lágrimas.
Eu estava enfrentando muita pressão no meu ministério, e estava me sentindo desanimado quando fui visitar aquela senhora. Mas aqui estava uma mulher confinada a um pequeno quarto, desfigurada pelo câncer, e a poucos dias da morte, entretanto não tinha nada a reclamar. Não sentia pena de si mesma. Saí de lá com uma nova atitude, convencido de que se ela podia sentir-se otimista em tais circunstâncias, eu certamente podia fazer o mesmo.
Se queremos nos libertar da masmorra da depressão, um dos primeiros passos é quebrar as grades da autocomiseração. Calcula-se que 80 por cento de todas as doenças têm sua origem em problemas emocionais. Mais da metade dos leitos de hospitais nos Estados Unidos são ocupados por pacientes que sofrem de perturbações emocionais.
Há uma batalha enorme que se trava dentro de cada um de nós. É uma batalha para a conquista da mente, reunindo as forças do desespero, do desânimo e do desapontamento contra os grandes defensores da saúde humana: a alegria, a paz e a esperança.
Quer estejamos conscientes ou não, é uma luta espiritual comandada, de um lado, pelo diabo, e, do outro lado, por Deus. A depressão é uma poderosa lutadora a favor das forças de Satanás. Você e eu somos o campo de batalha. O apóstolo Paulo torna isso muito claro em 2 Coríntios 10:3-5: "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porém as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus para destruir fortalezas; anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. "
Quando estamos deprimidos, muitas vezes nos enchemos de pensamentos de inferioridade, desespero e outras atitudes mentais negativas. Cristo quer tomar estes pensamentos e afastá-los da nossa vida. Ele precisa ser Senhor dos nossos pensamentos, para poder ser Senhor da nossa vida.
Salomão disse que o homem "como imagina em sua alma, assim ele é" (provérbios 23:7). Isto significa que nossos pensamentos podem controlar-nos.
Se nos demorarmos em coisas negativas, ficaremos deprimidos. Por isso é que Salomão disse em Provérbios 4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração."
Como, então, podemos nos proteger contra a depressão? Por um lado, precisamos compreender que temos armas divinas. Efésios 6 descreve a armadura espiritual do soldado cristão que inclui o cinturão da verdade, a couraça da justiça, o capacete da salvação, a preparação do evangelho da paz, o escudo da fé e a espada do Espírito. Esta última arma é que me parece ser o segredo. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. Na medida em que a usarmos contra as forças negras da depressão, alcançaremos a vitória. Hebreus 4:12 diz que a Palavra é "apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". A Palavra de Deus nos capacitará a ver claramente qual é o problema que causou a depressão. O Salmo 119:30 diz: "A revelação das tuas palavras esclarece." Na medida em que você lê a Palavra de Deus, ela irá lançar luz sobre o seu problema. A depressão é escuridão espiritual e nenhuma escuridão pode resistir à luz de Deus.
Ao passo que você compreende que a depressão é uma batalha pelo domínio da sua mente, então começará a ver a necessidade de escapar do seu domínio.
No próximo post veremos COMO VENCER A DEPRESSÃO. Não deixe de acompanhar.
Abraços,
Pr. Gerson Luiz
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Esta é mais uma mensagem de Rex Humbard (In memorian)
Esta é mais uma mensagem de Rex Humbard (In memorian)
Comentários