Pular para o conteúdo principal

A marca de uma grande igreja

A meditação a seguir, adaptada do livro "O Que Deus tem de melhor para Minha Vida" do Escritor Lloyd J. Ogilvie publicado pela Editora Vida, revela-nos alguns pontos muito importantes para avaliarmo-nos no contexto da Igreja de Jesus Cristo. 

Muito mais do que avaliar denominações religiosas, será interessante que nós mesmos passemos pelo crivo desta pequena lista de checagem e, aproveitando a "alvorada" de um novo ano que se aproxima, façamos de nossa vida com Deus uma vida de comunhão e propósitos, alinhada com a vontade do Senhor Jesus.

Comecemos pela Leitura bíblica de Atos 2:38-47.


Versículo-chave: Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas (Atos 2:41)

Eis aqui um quadro da igreja como devia ser e que serve de referência para todas as igrejas em todas as épocas.

Tinha Cristo como centro

As pessoas que se uniam à Igreja haviam aceitado sem rodeios a pregação de Cristo - crucificado, ressurreto, habitando nos discípulos. O Cristo vivente era o seu Salvador, Senhor e Amigo íntimo. As igrejas, ao se tomarem instituições religiosas, afastam­ -se de Cristo e perdem sua eficácia e poder. A fonte da vitalidade é o ensino e a pregação da vida em Cristo e Cristo em nós. E é essa verdade que dá poder e torna uma igreja dinâmica.

Era uma Igreja que orava 
A oração era o canal mediante o qual o Espírito do Senhor fluía nos crentes e, através deles, de uns para com os outros. Uma igreja que ora transforma-se numa igreja sobrenatural. Ousa tentar o impossível, sabendo que aquilo para o qual o Senhor dá a direção, ele também provê. Tantas igrejas hoje em dia estão tentando realizar somente as coisas que conseguem fazer com a força humana. O que está a sua igreja ousando executar no nome de Cristo, que somente o Espírito d'Ele poderia realizar?

Era uma Igreja amorosa e generosa
Não somente se dedicavam a Cristo, mas também uns aos outros na vida comum da igreja. As necessidades materiais e espirituais eram partilhadas com a compreensão de que a porção que cada um dava era para o benefício mútuo de todos.

Era uma Igreja que curava
O mesmo poder para curar as necessida­ des psicológicas, físicas e espirituais das pessoas, revelado em Jesus de Nazaré, agora estava presente na Igreja. Ele deu o dom de curar mediante a oração, a fim de minorar o sofrimento do povo.

Era uma Igreja que crescia
Mas, perceba-se, que era o Senhor quem diariamente acrescentava as pessoas. Ele havia criado uma Igreja magnética, na qual as pessoas amavam a ele e umas às outras.

Para Refletir: "Dedicação alguma a Cristo será completa sem o propósito de renovação da igreja."

Desejo-lhes um ano de 2012 de grandes bênçãos e de grande comunhão com Jesus Cristo. Que Ele seja o CENTRO  de nossas vidas. A Ele a honra, a força, a glória e o poder para Sempre.
Pastor Gerson Luiz 
Comunidade Restauração e Vida
Extraído e Adaptado  do livro "O que Deus tem de Melhor para Sua Vida" 
de Lloyd John Ogilvie - Editora Vida

Dr. Lloyd John Ogilvie concentra seu ministério sobre o cuidado, encorajamento e apoio às empresas, políticos e líderes comunitários. Durante 23 anos atuou como pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Hollywood, Califórnia, e também tinha um rádio nacionalmente sindicado e do ministério de televisão. De 1995 a 2003, atuou como capelão do Senado dos Estados Unidos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat