"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria." Salmos 46:1-3
O Salmo 46 fala alegria pelo livramento concedido pelo Senhor ao Seu povo em tempos de batalhas, onde Jerusalém pode ter sido sitiada. O reformador Martinho Lutero, quando estava escondido em um castelo, deve ter feito a analogia com esse salmo quando compôs o hino "Castelo forte é o nosso Deus". O salmista usa três pausas no salmo, chamadas de SELÁ, cada uma delas tem um sentido no Louvor a Deus como aquele que é o refúgio e fortaleza e uma confissão na dependência do Senhor.
Nesse post vamos falar sobre isso:
Crescimento e expansão nos expõem a riscos diversos: Risco de fracassar, de nos frustrarmos ou magoarmo-nos, por exemplo. Por outro lado "os Muros" que levantamos para nos proteger nos limitam.
Nesta Palavra do Senhor em Zacarias capítulo dois ele nos incentiva a sonhar, planejar, a recomeçar a vida na segurança de que Ele será o muro de fogo que nos permite crescer e nos dá a certeza de sua presença gloriosa em nosso meio.
Mas, o que fazer quando tudo parece insistir em dar errado ou quando não há uma orientação clara?
- O privilégio da intimidade com Deus: Provérbios 3:32, Salmo 25:14, Gênesis 18:7
- Como discernir a voz de Deus: João 10:27
- Ousando pela confiança no Senhor: Zacarias 2:4-5
- O que fazer quando tudo parece insistir em dar errado ou quando não há uma orientação clara? – Salmo 32:8
O privilégio da intimidade com Deus
"Muitas pessoas receberam a Jesus como Senhor e Salvador. Elas irão para o céu mas, nunca aproveitarão da capacidade plena do Espirito Santo que está disponível para elas ou experimentarão o verdadeiro sucesso que Deus quer que elas usufruam na Terra. Simples assim, muitas estarão a caminho do céu mas, não aproveitarão a jornada.
Pessoas que são auto suficientes, com frequência, pensam que depender de Deus é sinal de fraqueza. Mas a verdade é que ao utilizar da habilidade do Espirito Santo, elas podem conquistar mais em suas vidas do que sequer poderiam trabalhando por conta própria.
Eu encorajo você a depender Dele e não de sua própria força. Seja qual for a situação que esteja vivendo, você não precisa passar por ela sozinho.
A Palavra de Deus para você hoje é: Seu pior dia vivido com Deus será melhor do que o seu melhor dia sem Ele. O Espirito Santo está aqui para falar com você e ajudá-lo hoje de todas as formas que precisar." (Extraído do livro Ouvindo Deus a Cada Manhã de Joyce Meyer. Direitos Autorais de Joyce Meyer, 2010.)
Nós não costumamos revelar nossos planos, sonhos e segredos para pessoas que não sejam de nossa mais alta confiança e intimidade conosco. Da mesma maneira o Senhor deseja que cultivemos uma relacionamento profundo com Ele, para que ele revele a nós sua vontade e planos. Ele diz: "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança."Salmos 25:14.
Quando desenvolvemos nossa intimidade com Ele, Ele nada nos ocultará: "Então o Senhor disse: "Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas." Gênesis 18:17,18
E como discernir a voz de Deus?
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." João 10:27. Conforme vamos crescendo na intimidade com Deus, aprendemos a reconhecer como Ele fala conosco. "Deus fala de muitas maneiras; apenas lembre se - Ele nunca vai contradizer a Bíblia." (Joyce Meyer). Conforme você vai se aprofundando no conhecimento do Senhor (Oséias 6:3a), você vai aprendendo a discernir entre o certo e o errado. E sobre qual decisão tomar, mesmo em tempos “sem sinais”. 1º Reis 3:9, Hebreus 5:14, Salmo 34:8Ousando pela confiança no Senhor: Zacarias 2:4-5
Todos almejamos ver que nossa vida tem um propósito, e queremos crescer, evoluir, prosperar. Todavia, em contrapartida, não queremos nos sentir vulneráveis demais. Ansiamos por Segurança e Proteção. Crescer e expandir é importante mas a proteção também.Crescimento e expansão nos expõem a riscos diversos: Risco de fracassar, de nos frustrarmos ou magoarmo-nos, por exemplo. Por outro lado "os Muros" que levantamos para nos proteger nos limitam.
Nesta Palavra do Senhor em Zacarias capítulo dois ele nos incentiva a sonhar, planejar, a recomeçar a vida na segurança de que Ele será o muro de fogo que nos permite crescer e nos dá a certeza de sua presença gloriosa em nosso meio.
Mas, o que fazer quando tudo parece insistir em dar errado ou quando não há uma orientação clara?
Uma Leitura de Atos capítulo 27 (se possível use a Nova Tradução na Linguagem de hoje - NTLH) será emocionante e contundente. Deus vai falar com você. Paulo, junto com outros presos, foi enviado a Roma para comparecer perante César. Não eram presos comuns pois seriam ouvidos pelo próprio César. No versículo 7, vemos que a viagem começou a ficar difícil pois os "ventos eram contrários" com dificuldade chegaram a um lugar sem muita estrutura, mas ainda seguros. O inverno estava chegando e Paulo recomendou ao centurião que invernassem ali, mas este não quis dar-lhe ouvidos. Isso foi muito custoso, pois insistindo na viagem foram atingidos por um vento chamado EUROAQUILÃO que casou graves transtornos, perigos da vida, desvio de rota, e por fim toda a aparelhagem de condução do navio foi jogada ao mar. Por vários dias eles ficaram sem sol e estrelas (que eram seus "instrumentos de orientação de navegação naquele tempo). Então, o centurião, o capitão e o dono do navio tiveram de ouvir de Paulo: "Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo.Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído." Atos 27:?21-22.
Isso muitas vezes é uma analogia à vida de muitos. Entram em situações difíceis, machucam-se, perdem anos tentando consertar ou amenizar as coisas e têm de encarar a realidade que além do tempo, dos perigos enfrentados, muita coisa nunca mais será a mesma. E mais, pessoas queridas são afetadas pois estão junto no mesmo barco. O recomeço não é fácil, aliás, extremamente difícil, mas tudo começa a mudar, se resolvem cair em si e dar atenção aos conselhos vindos de Deus.
Atos 27:20-44, o que é necessário fazer?
- Enfrentar a provação ainda que demore Muitos dias, ainda que pareça não ter solução e orientação e que o “O vento continuava soprando forte”, mesmo que se perca de TODA esperança de sermos salvos;
- Estabelecer-se em Fé e na sua Identidade em Cristo;
- NÃO TENHA MEDO, lembra de Josué 1:1-10?;
- Volte para a comunhão com Deus. Você vai cumprir o seu propósito;
- Deus na sua bondade te confiou pessoas. Você não apenas receberá o renovo de seu propósito de vida mas influenciará quem estiver com você "nesse barco";
- Tenha Coragem e Tenha Confiança
- Fique no barco para se salvar - Não pule fora do processo. Paulo disse para os navegantes: "Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se". Atos 27:31;
- Alimente-se da Palavra de Deus para continuar vivendo espiritualmente;
- Não a tempestade que dure pra sempre. Se você ficar no processo (no barco), e for se aprofundando em seu relacionamento com Deus você estará são e salvo após a tormenta passar. Paulo termina dizendo “E foi assim que TODOS NÓS chegamos em terra SÃOS E SALVOS” Atos 27:44b NTLH
DESAFIO
Espero que essa Palavra seja bênção sobre a sua vida. Se assim for. Deixe seu comentário ao final.
No amor de Cristo,
Pastor Gerson L G Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida de Curitiba
Comentários