Pular para o conteúdo principal

UMA VISÃO CONTAGIANTE


Resultado de imagem para paulo em corinto

Faça uma Leitura de Atos Capítulo 18

JESUS É O CENTRO DA MENSAGEM

Paulo sempre tinha por objetivo a mensagem de que Jesus é o Cristo, o Salvador do Mundo. Não há outro propósito que importe, por mais nobre que possa ser. Pregar a Fé em Jesus e batizar era o objetivo inicial de Paulo, e então transformar os salvos em discípulos.

A OBRA PRECISA DE INVESTIMENTO, CORAGEM E VISÃO

A diferença entre “aos sábados” e “diariamente” determinará o ritmo, a qualidade e a quantidade da obra. Investimento financeiro é necessário para que a obra seja estabelecida com qualidade e num ritmo mais intenso. Generosidade e liberalidade são traços de igrejas que crescem mais rapidamente;

Mas não foram só os recursos financeiros que Silas e Timóteo trouxeram que animaram Paulo. A presença deles certamente renovou o ânimo dele e muitas coisas puderam ser colocadas em prática. Ninguém faz a obra sozinho;

Também, quando mudamos a conjugação do verbo de “eles farão”, “tu farás”, ou mesmo ou “eu farei”, para o “nós faremos”, percebemos o crescimento em todas as dimensões.

Precisamos estar envolvidos na visão da igreja, caminhar alinhados com nossa liderança. O crescimento será notável e inevitável.

APÓS A SALVAÇÃO, O FOCO É O DISCIPULADO

Paulo saiu só de Atenas, mas em Corinto procurou aliança. Até a chegada de Silas e Timóteo, Paulo fez amizade e uma sociedade com Áquila e Priscila. Mas ocupou-se em transformá-los em discípulos discipuladores.

Após o tempo que passaram com Paulo, este casal foi capaz de replicar a visão e a mensagem com coragem e determinação;

Nossa tarefa como discipuladores não é só ganhar a pessoa para Cristo. Precisamos consolidá-la no evangelho para que, firmada e decidida, e transforma-la em um discípulo fiel que possa passar pelos momentos bons e pelos difíceis com disciplina e maturidade, mantendo firme sua confissão.

Podemos dizer que terminamos quando esse discípulo está pronto para fazer outros discípulos.

A VISÃO É GARANTIDA PELO SENHOR

Paulo enfrentou as resistências e traições dos judeus com coragem e sobriedade. Foi difícil ver pessoas aquém ele dedicou tempo, armando contra ele, o processando e levando-o aos tribunais.

Mas ele os responsabilizou por suas próprias vidas. Tiveram condições de decidir e ele não levaria culpa por eles.

Porém, ele deve ter sentido a dor do abandono e da ingratidão, assim como Davi expressou no Salmo 55. Mais tarde ele diz aos Coríntios que sua decisão foi amá-los, apesar da resistência deles, inclusive dos que abraçaram a fé (2º Cor. 12:15)

Nos momentos de perseguição, pressão e embates, a presença de amigos foi um consolo de Deus para Paulo. Afinal, ele sentia-se amparado por Tício Justo, Crispo, Priscila e Áquila, Silas e Timóteo e outros que não são mencionados.

 O Senhor Jesus mesmo o sustentava e o animou em uma visão para que ele “Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18:9,10

 “pois tenho muito povo nesta cidade” pode se referir àqueles que já serviam ao Senhor e amparariam Paulo, mas também poderia ser aquelas pedras brutas que nas mãos de um exímio ourives seriam transformadas em diamantes, aqueles que teriam suas vidas transformadas pelo evangelho.

Quantos entre nós éramos assim, uma pedra bruta, mas fomos alcançados por Nosso ourives, o Senhor Jesus.

Essa visão, confirmação de Deus, era o que Paulo precisava para enfrentar com ânimo as lutas que sobrevinham.

DISCÍPULOS BEM INSTRUÍDOS REPLICAM O DNA DA VISÃO

Paulo deixou Corinto após, pelo menos, uma ano e meio de trabalho, levando consigo Priscila e Áquila. Esse tempo todo mostra que a obra de um evangelista não é uma campanha de fim de semana. Trabalhar com pessoas requer tempo e dedicação;

Paulo deixou o casal de discípulos em Éfeso e foi confirmar as igrejas nas cidades por onde havia passado.

 Passou por Jerusalém e para sua base de envio, Antioquia, certamente para prestar contas nesses dois lugares, mostrando que não agia autonomamente, ”E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.” Atos 18:23.

PASSANDO SUCESSIVAMENTE e CONFIRMANDO TODOS OS DISCÍPULOS, nos revela que é necessário SEMPRE confirmar a visão. Ela não muda mas precisa ser renovada de tempos em tempos e SUCESSIVAMENTE para TODOS OS DISCÍPULOS.

 Em Éfeso, Priscila e Áquila acompanham a chegada de um grande pregador, Apolo. Embora eloquente e versado nas escriturar precisava conhecer o batismo em nome de Jesus. Compare essa passagem de Atos 18:24-26 com Atos 19:1-5 e tire suas conclusões. tenho pra mim que Apolo foi batizado no nome de Jesus, até pela comparação que Paulo fazem 1º Coríntios 1:11-13?
 Uma primeira colheita pequena, e que ainda é levada por alguém não pode nos impedir de ansiar por colheitas mais prósperas.

Permaneça firme no propósito e na visão os resultados chegarão.

DESCOBRINDO GRANDES HOMENS E MULHERES DE DEUS

Apolo quis levar a Palavra na região de Acaia e foi apoiado pelos irmãos de Éfeso. Como é revigorante participar de uma comunidade onde as pessoas ajudam-nos a descobrir e desenvolver nosso ministério.

 Talvez a maioria de nós não se torne um Pedro, um Paulo ou Apolo, mas que todos possamos ser APOIADORES E INCENTIVADORES como os irmãos de Éfeso E replicar a visão como PRISCILA E ÁQUILA, pelas mãos dos quais APOLO se tornou ainda mais CAPACITADO.

· Possamos INVESTIR TEMPO E ENSINO nas pessoas de nossa célula. Você recebeu o chamado de ser PAI DE MULTIDÕES.

SEJAMOS TODOS CONTAGIADOS PELA VISÃO DA IGREJA EM CÉLULAS

Por Gerson L G Lima




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre