Faça uma Leitura de Atos Capítulo 18
JESUS É O CENTRO DA MENSAGEM
Paulo sempre tinha por objetivo a mensagem de que Jesus é o Cristo, o Salvador do Mundo. Não há outro propósito que importe, por mais nobre que possa ser. Pregar a Fé em Jesus e batizar era o objetivo inicial de Paulo, e então transformar os salvos em discípulos.A OBRA PRECISA DE INVESTIMENTO, CORAGEM E VISÃO
A diferença entre “aos sábados” e “diariamente” determinará o ritmo, a qualidade e a quantidade da obra. Investimento financeiro é necessário para que a obra seja estabelecida com qualidade e num ritmo mais intenso. Generosidade e liberalidade são traços de igrejas que crescem mais rapidamente;Mas não foram só os recursos financeiros que Silas e Timóteo trouxeram que animaram Paulo. A presença deles certamente renovou o ânimo dele e muitas coisas puderam ser colocadas em prática. Ninguém faz a obra sozinho;
Também, quando mudamos a conjugação do verbo de “eles farão”, “tu farás”, ou mesmo ou “eu farei”, para o “nós faremos”, percebemos o crescimento em todas as dimensões.
Precisamos estar envolvidos na visão da igreja, caminhar alinhados com nossa liderança. O crescimento será notável e inevitável.
APÓS A SALVAÇÃO, O FOCO É O DISCIPULADO
Paulo saiu só de Atenas, mas em Corinto procurou aliança. Até a chegada de Silas e Timóteo, Paulo fez amizade e uma sociedade com Áquila e Priscila. Mas ocupou-se em transformá-los em discípulos discipuladores.Após o tempo que passaram com Paulo, este casal foi capaz de replicar a visão e a mensagem com coragem e determinação;
Nossa tarefa como discipuladores não é só ganhar a pessoa para Cristo. Precisamos consolidá-la no evangelho para que, firmada e decidida, e transforma-la em um discípulo fiel que possa passar pelos momentos bons e pelos difíceis com disciplina e maturidade, mantendo firme sua confissão.
Podemos dizer que terminamos quando esse discípulo está pronto para fazer outros discípulos.
A VISÃO É GARANTIDA PELO SENHOR
Paulo enfrentou as resistências e traições dos judeus com coragem e sobriedade. Foi difícil ver pessoas aquém ele dedicou tempo, armando contra ele, o processando e levando-o aos tribunais.Mas ele os responsabilizou por suas próprias vidas. Tiveram condições de decidir e ele não levaria culpa por eles.
Porém, ele deve ter sentido a dor do abandono e da ingratidão, assim como Davi expressou no Salmo 55. Mais tarde ele diz aos Coríntios que sua decisão foi amá-los, apesar da resistência deles, inclusive dos que abraçaram a fé (2º Cor. 12:15)
Nos momentos de perseguição, pressão e embates, a presença de amigos foi um consolo de Deus para Paulo. Afinal, ele sentia-se amparado por Tício Justo, Crispo, Priscila e Áquila, Silas e Timóteo e outros que não são mencionados.
O Senhor Jesus mesmo o sustentava e o animou em uma visão para que ele “Não temas, mas fala, e não te cales; Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18:9,10
“pois tenho muito povo nesta cidade” pode se referir àqueles que já serviam ao Senhor e amparariam Paulo, mas também poderia ser aquelas pedras brutas que nas mãos de um exímio ourives seriam transformadas em diamantes, aqueles que teriam suas vidas transformadas pelo evangelho.
Quantos entre nós éramos assim, uma pedra bruta, mas fomos alcançados por Nosso ourives, o Senhor Jesus.
Essa visão, confirmação de Deus, era o que Paulo precisava para enfrentar com ânimo as lutas que sobrevinham.
DISCÍPULOS BEM INSTRUÍDOS REPLICAM O DNA DA VISÃO
Paulo deixou Corinto após, pelo menos, uma ano e meio de trabalho, levando consigo Priscila e Áquila. Esse tempo todo mostra que a obra de um evangelista não é uma campanha de fim de semana. Trabalhar com pessoas requer tempo e dedicação;Paulo deixou o casal de discípulos em Éfeso e foi confirmar as igrejas nas cidades por onde havia passado.
Passou por Jerusalém e para sua base de envio, Antioquia, certamente para prestar contas nesses dois lugares, mostrando que não agia autonomamente, ”E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.” Atos 18:23.
PASSANDO SUCESSIVAMENTE e CONFIRMANDO TODOS OS DISCÍPULOS, nos revela que é necessário SEMPRE confirmar a visão. Ela não muda mas precisa ser renovada de tempos em tempos e SUCESSIVAMENTE para TODOS OS DISCÍPULOS.
Em Éfeso, Priscila e Áquila acompanham a chegada de um grande pregador, Apolo. Embora eloquente e versado nas escriturar precisava conhecer o batismo em nome de Jesus. Compare essa passagem de Atos 18:24-26 com Atos 19:1-5 e tire suas conclusões. tenho pra mim que Apolo foi batizado no nome de Jesus, até pela comparação que Paulo fazem 1º Coríntios 1:11-13?
Uma primeira colheita pequena, e que ainda é levada por alguém não pode nos impedir de ansiar por colheitas mais prósperas.
Permaneça firme no propósito e na visão os resultados chegarão.
Permaneça firme no propósito e na visão os resultados chegarão.
DESCOBRINDO GRANDES HOMENS E MULHERES DE DEUS
Apolo quis levar a Palavra na região de Acaia e foi apoiado pelos irmãos de Éfeso. Como é revigorante participar de uma comunidade onde as pessoas ajudam-nos a descobrir e desenvolver nosso ministério.Talvez a maioria de nós não se torne um Pedro, um Paulo ou Apolo, mas que todos possamos ser APOIADORES E INCENTIVADORES como os irmãos de Éfeso E replicar a visão como PRISCILA E ÁQUILA, pelas mãos dos quais APOLO se tornou ainda mais CAPACITADO.
· Possamos INVESTIR TEMPO E ENSINO nas pessoas de nossa célula. Você recebeu o chamado de ser PAI DE MULTIDÕES.
SEJAMOS TODOS CONTAGIADOS PELA VISÃO DA IGREJA EM CÉLULAS
Por Gerson L G Lima
Comentários