Pular para o conteúdo principal

ORANDO E LOUVANDO A MEIA NOITE

“E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” e “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Atos 16:25 e 31

No início do capítulo 16 de Atos, Paulo montou sua equipe missionária que tinha o Jovem Timóteo, Silas e o Dr. Lucas. Em sua caminhada confirmaram as igrejas que foram visitadas na primeira viagem, estabelecendo presbíteros, entregando as decisões do Concílio e os fortalecendo na Fé. Foram seguindo as direções dadas pelo Senhor até chegarem em Trôade e entenderem que a segunda viagem missionária se daria na Macedônia.

Partindo dali foram para Samotrácia e Neápolis, mas não se detiveram ali pois o objetivo era a Macedônia. Aqui tiramos uma primeira lição por mais atraente que sejam as oportunidades no meio de nosso caminho, não podemos sair do foco ao qual o Senhor nosso Deus nos chamou. O chamado era para a Macedônia, e eles não perderam tempo em fazer a obra onde o Senhor não lhes dera chamado.

Chegando em Filipos, uma importante cidade da Macedônia, tiveram experiências muito fortes e sua firmeza foi provada quase além dos limites.

Ao chegar em Filipos esperaram o sábado para irem procurar um lugar para orar, perto do rio. Como é importante sempre estar em oração mesmo sabendo que você está na vontade de Deus. A oração não é um fardo ela é um PRIVILÉGIO. O privilégio daqueles que conhecem esse caminho para o coração de Deus.

Ali encontraram um grupo de mulheres trabalhando no enxague de roupas e tecidos tingidos. Sem perder tempo os evangelistas começaram a pregar o evangelho. Todas elas estavam ouvindo mas o Senhor abriu o coração de Lídia “para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.” Atos 16:14. Ela foi profundamente tocada pela mensagem e com toda a sua família foram batizados e a primeira célula... a primeira igreja... a primeira família foram ganhos para Jesus na Macedônia.

Os dias se passavam e Paulo com sua equipe missionária continuavam a pregar o evangelho na cidade e a estabelecer ali uma igreja. Dado dia, uma escrava que tinha um espírito de adivinhação, por muitos dias, seguia os missionários e clamava em voz alta “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.” Atos 16:17. Paulo incomodado com aquilo repreendeu o espírito de adivinhação dela e a moça foi liberta. Ela era duas vezes escrava: Dos senhores que lucravam com suas adivinhações e do espírito que a dominava. Mas isso causou problemas para Paulo e Silas e eles foram presos e “A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado.” Atos 16:22,23

Que coisa hein? Nem sempre um elogio ao nosso ministério é verdadeiro. E nem sempre ele é para nossa edificação. No caso dos missionários, aquele elogio colocava a pregação da palavra no mesmo nível das adivinhações. Temos de ter discernimento com elogios e até mesmo críticas; Muitas vezes por seu posicionamento por Cristo você poderá inclusive sofrer sanções e punições. Nossos missionários foram severamente açoitados e castigados.

ORAÇÃO E LOUVOR, MUITO ALÉM DAS PERSEGUIÇÕES E DORES

Com as costas dilaceradas pelo castigo com varas (40 açoites), e presos pelos pés ao tronco numa escura cela do calabouço, aqueles homens sentiam, certamente, as terríveis dores das feridas e sequer podiam sentar-se para ter um alívio. As horas passavam e eles tiveram todo o tempo para refletir sobre sua caminhada. Mas nem se detiveram a ficar pesando se valia ou não a pena todo aquele sofrimento, quer seja pelo fato de Deus não os haver livrado, quer pelo fato do povo não atender ao evangelho. A única coisa que lhes cabia, como crentes realmente convertidos era “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.” Atos 16:25

Quantas vezes muitos desistem e desanimam de sua caminhada. Minha pergunta para você é O que tem tido o poder de te fazer parar? Pelo que você tem desistido? Quais dos recursos você tem usado nas horas de suas mais duras provações?

Paulo e Silas optaram pelo LOUVOR e ORAÇÃO. E foi aí sem murmuração... sem lamentação que eles viram o agir poderoso de Deus: “De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.” Atos 16:26. Sabe... É na difícil provação, onde mantemos nossa postura de adoradores e crentes de oração, que vemos o agir poderoso de DEUS. Ele chega com seu TERREMOTO libertando, abrindo as prisões, soltando as correntes.

Mais adiante, vemos que o Senhor usou o carcereiro para lavar as feridas deles. Eles pregaram e foram batizar o carcereiro e sua família ainda na madrugada e só depois foram tratar de suas feridas. Quem está focado na obra de Deus não tem muito tempo para “estacionar-se” em suas feridas.
CRÊ NO SENHOR JESUS

Quando o Carcereiro viu o terremoto e as celas abertas pensou que os presos tivessem fugido e ele ia tirar a própria vida, para não ser justiçado por seus superiores. Mas Paulo, de sua cela, escura, bradou NÃO TE FAÇAS MAL POIS ESTAMOS TODOS AQUI. Como Paulo soube, visto que não havia luz ali? O Senhor revelou para ele. O Carcereiro pediu LUZ – novamente uma alusão à Palavra de Deus – Salmo 119:105; Levou-os para fora e perguntou O QUE FAÇO PARA SER SALVO? Sempre que alguém é impactado pelo poder da Palavra de Deus, é levado a querer saber o próximo passo. Naquela mesma madrugada ele CREU e juntamente com sua família foi batizado nas águas. Relembre marcos 16:15-16. Mais uma família salva pelo poder do nome de Jesus. Mas isso ocorreu, porque os missionários superaram suas dores e mantiveram-se firmes à sua fé. Não há recompensas para quem desiste.
POR FIM...

“Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram.” Atos 16:40. Fico a me perguntar, e me permito conjecturar. Quem eram os irmãos agora reunidos na casa de Lídia? Certamente ela e sua casa, o Carcereiro e sua casa, talvez mais algumas famílias daquelas mulheres que ouviram a Palavra junto ao rio. Será que a jovem liberta deu a si mesmo uma oportunidade para ser alcançada pelo evangelho?

Não desista. Não importa o tamanho da luta e sua lista de motivos. O segredo é PERMANECER NO LOUVOR E NA ORAÇÃO.
Com amor em Cristo,

Pastor Gerson L G Lima
Comunidade Restauração e Vida


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre