Pular para o conteúdo principal

O PROPÓSITO DO DESERTO

Faça a leitura de Deuteronômio 8:1-20

Versículo Chave: “Lembrem-se de todo o caminho pelo qual o Senhor, seu Deus, os guiou no deserto durante estes quarenta anos, para humilhar vocês, para pôr vocês à prova, para saber o que estava no coração de vocês, se guardariam ou não os seus mandamentos.” Deut. 8:2

Por que o povo de Israel passou por diversas provas durante seu período de deserto? Conforme lemos no versículo chave, foi para saber o que estava no coração de cada um.

Murmuraram antes de passar o Mar Vermelho, Murmuraram quando chegaram em Mara, quando faltou comida, enjoaram do Maná, reclamaram porque não tinha carne, foram idólatras, insubmissos, traidores, incrédulos. Uns morreram porque a terra os engoliu vivos e outros morreram pela invasão das serpentes. Nesse episódio das serpentes o Senhor mandou que Moisés fizesse uma serpente de bronze e quem olhasse para ela seria curado, tipificando Cristo levantado na cruz – João 3:14-15.

Tudo foi um teste de firmeza, fé e caráter. O tempo de deserto foi o necessário para que a nação se mostrasse apta, saindo da mentalidade escrava que tinham no Egito para uma mentalidade de povo livre, herdeiro de promessas e guiado pelo grande Senhor Jeová.

QUAL O PROPÓSITO DAS PROVAÇÕES ?

Passamos o que passamos por um propósito. As decepções, provações, tentações e dificuldades servem para demonstrar não apenas a Deus mas a nós mesmos, a verdadeira motivação e intenção que rege em nosso coração. Veja 1º Pedro 4:12-14.

Algumas vezes reconhecemos que merecíamos passar pelas provas, porém, muitas vezes sequer entendemos o porquê passamos, pois não vemos sentido no que passamos.

Deus nos prova como provou os Hebreus no deserto (Hebreus 3:14 ao 4:2). Sua Palavra nos investiga profundamente (Hebreus 4:12-13), e dá a oportunidade de nos avaliarmos e avançarmos em nosso discipulado com o Senhor Jesus.

Nossas intenções mais profundas são reveladas. Se há ódio, falta de perdão, incredulidade, imoralidade, irreverência, má vontade, murmuração, rebeldia, etc.

QUAIS SÃOS OS SEUS DESAFIOS NO DESERTO?

Os Hebreus foram provados em Mara, Horebe, Sinai, à beira do Jordão (vários locais e vários momentos). Foram provados na fome, desejo de carne, falta de água, sede, culto ao bezerro, no episódio da vara de amendoeira, no momento em que os espias trouxeram o relatório de Canaã (situações). Foram provados em murmuração ou fé dependente, idolatria ou fidelidade, submissão ou rebeldia, gratidão ou desprezo, orgulho ou humildade.

E você... no que tem sido provado em seu deserto? Falta de perdão com as pessoas, juízo precipitado, palavras de maldição, maus tratos familiares ou a pessoas. problemas de caráter, falta de honestidade, prova financeira, moralidade e vida casta. Permanecer fiel, vencer a incredulidade, ser perseverante na oração, ajustar a vida de acordo com a palavra de Deus. Passamos pela prova da limitação, da enfermidade, da insuficiência. Como enfrentamos a decepção, o orgulho.

Em tudo isso Deus está provando nosso coração. E Ele nos chama a fazer um exame sobre isso – 2º Coríntios 13:5.

  1. Você tem fugido de Deus como Jonas fez? Tem endurecido seu coração como o povo de Israel fez? Quais os sintomas de um coração endurecido? Veja Hebreus 3:7-11 e 4:1-2.
  2. Pelo que você vive? O que tem move a viver? O que, ser for tocado ou tirado de você, pode abalar sua confiança em Deus?
O PÃO significa nossas necessidades diárias. É claro que o Senhor deseja que experimentemos a abundância e o sucesso (veja Isaías 1:19), mas não podemos fazer disso um fim em si mesmo. Muito mais importante que nossas necessidades, desejos e interesses pessoais é sermos saciados pelos preceitos da Palavra de Deus – Deut. 8:3 e Mat. 4:4.

REFLITA SOBRE O SEU DESERTO

Aprendemos que dos Sete níveis de autoridade, os Três primeiros são prerrogativas exclusivas de Deus: 1) A vontade soberana de Deus (agindo eu quem impedirá? Isaías 43:13); 2) A Palavra de Deus (assim será a minha palavra que sair da minha boca. Não tornará para mim vazia, mas efetuará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11); 3) A Consciência (um traço característico de Deus presente em todos os seres humanos – Romanos 1:19-22).

O ser humano sabe quando falha. Sabe o que está fazendo de errado. Pode camuflar, disfarçar e até insistir teimosamente em seu erro, mas sabe que quando está desalinhado com Deus.

A Salvação pela Graça, mediante a Fé, nos revela o amor capacitador de Deus onde Jesus Cristo tomou nosso lugar e pagou o preço de nossos pecados. “O castigo que nos traz a paz, e pelas suas pisaduras fomos sarados” Isaías 53:5. Ele é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo.” João 1:29. O deserto põe em cheque nosso discipulado.

O TESTE DO SUCESSO

Tão difícil quanto o teste do deserto, é o teste de Canaã. Quando as coisas começam a dar certo. Quando a prosperidade chega o desafio passa a ser uma batalha com a soberba, o orgulho, a autossuficiência.

Davi, quando se tornou um rei de sucesso, deixou de sair para a guerra, pecou com Bate Seba, mais tarde mandou fazer um recenseamento para saber o tamanho de sua glória. Deus mandou Natã dizer “...Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel... 2 Samuel 7:8 -9.
DE DETRÁS DAS OVELHAS, isto é:
  • Lembre-se que você era um desconhecido que estava detrás das ovelhas, nuca esqueça disso;
  • Eu te escolhi justamente por isso, por que era um líder servidor, nunca perca isso.
  • Para os hebreus, quando entraram em Canaã, o teste tinha sido o mesmo. “Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos.” Deut. 8:14.
Está chegando o tempo em que muitos aqui estarão entrando em sua Terra Prometida, uma Terra de prosperidade e riquezas (materiais, possivelmente, mas, com toda certeza, ministerial e espiritual). Ouçam o conselho do Senhor “Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. Lembrem do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados.” Deut. 8:17-18.
Receba toda a dimensão do que o Senhor tem reservado para aqueles que passaram pelo seu deserto e que descobriram que o melhor lugar para se estar, e a melhor recompensa a se ter é a Presença de Jesus em suas vidas. Aceite o desafio do discipulado confrontador, reorientador e capacitador do Senhor Jesus e entre em sua Canaã de bênçãos e vitórias. Em nome de Jesus, Amém!

Por Gerson L G Lima
Pastor da Comunidade Restauração e Vida de Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre