Pular para o conteúdo principal

UM MINISTÉRIO PRODUTIVO


Versículo Chave: “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações.” Ef. 1:16
Texto Chave: Efésios 1:15-19

Quando começamos a imergir dentro da visão da igreja em células, fiquei impactado com o resultado que causava em mim, nos obreiros e em cada pessoa que ia passando pelo ECD e assimilando a visão na RV. Participamos de duas Conferências Vinha Paraná (205/2016) e fui imensamente tocado ao ver as 4500/5000 pessoas que estavam presentes nos eventos. Escutando ministrações de uma hora e uma hora e meia cada durante todo o dia, todos ávidos em receber de Deus e, obviamente, eu e nossa pequena comitiva também. Ouvir o pastor Aluizio e outros ministrantes falando como chegaram a 100 mil células entre todas as igrejas filiadas, fazendo as mesmas coisas há 18 anos e trazendo palavras poderosas e impactantes foi “refrescante e renovador” para minha vida. 

Qual o segredo que sustentava esse verdadeiro avivamento? Como que eles avançavam revigorados, ao invés da ideia simplesmente “derreter” frente a outros modismos impostos por uma corrente secular que invade a igreja nos últimos tempos, a sociedade líquida? 

Lembrei de Paulo. Qual o segredo de seu ministério imensamente produtivo cuja amplitude foi da pequena Palestina, passou pela Ásia menor e chegou à Europa? O que sustentava seu ministério, sua fé, sua coragem, e o êxito que ele tinha mesmo quando estava preso? Em Atos dos Apóstolos capítulo 19, Lucas nos relata a passagem de Paulo em Éfeso, colocou discípulos na verdade do batismo em nome de Jesus e no poder do Espírito Santo. Formou discípulos em curso de 3 anos, milagres e maravilhas eram realizados, feiticeiros se convertiam e se desfaziam de seus livros de magia queimando-os numa fogueira, cujo valor dos livros montava 50 mil dracmas, equivalente ao salário de um trabalhador por mais de 161 anos. Dividiu a cidade que antes era 100% devota à santa deusa Artemis, e por causa disso foi perseguido, mas Deus ali operou poderosamente.

DE ONDE O APÓSTOLO PAULO ARRUMAVA FORÇAS?

Como suportar tanta pressão, perseguição, lutas no âmbito natural e espiritual e ainda estruturar uma igreja dentro do plano de salvação e vida cristã nos moldes apostólicos? Como ter um ministério Produtivo. É o que vamos descobrir agora. 

Obviamente, sua força é o próprio Senhor Jesus. POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE. Fil. 4:13.

1. A IMPORTÂNCIA DA IGREJA – UMA COMUNIDADE AMIGOS DE FÉ

Em Atos 19 lemos de discípulos judeus e gregos que caminhavam com ele aprendendo na Escola de Tirano. Lemos dos assistentes Timóteo e Erasto, Gaio, Aristarco, de “alguns amigos”. Que outros nomes de companheiros de Paulo você lembra? Ele cita nomes, mostrando que o relacionamento era pessoal.

Ele não estava só, tinha UMA COMUNIDADE AMIGOS DE FÉ, que davam suporte à obra. Sozinho ninguém subsiste, precisamos de amparo de uma família, célula, igreja, amigos.

Em Rom 15:4-7, Paulo explica que para se estabelecer essa COMUNIDADE AMIGOS DE FÉ, é necessário esforço, perdão, paciência, ânimo. Isso se constrói ativamente.

2. ORAÇÃO

Paulo era um intercessor: “não deixo de agradecer a Deus por vocês. Em minhas orações, peço que Deus... Oro para que seu coração seja iluminado... Também oro...” Ef. 1:16-19. Veja também Efésios 3:14, 16 e 18.

Esta é uma prática que certamente foi ensinada para os novos cristãos que iam sendo salvos em Éfeso. Muitos deles foram libertos de espíritos malignos, por anos de feitiçarias e magias, e pela devoção à deusa pagã Diana (Ártemis), apenas uma vida de oração consistente poderia lhes garantir êxito na fé na vida cristã.

Paulo cria tanto no poder da oração devocional e da oração conjunta que pede “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.” Efésios 6:18-20

Em Colossenses 4:12-13, Paulo lhes fala de um irmão chamado EPAFRAS que sempre ora com fervor por eles para que sejam maduros e perseverantes.

Que todos nós descubramos o imenso poder da prática da oração.

Quem precisa que oremos por eles por libertação, proteção, integridade, sabedoria, esperança, cura, consolo, ânimo?

Oremos por nossos entes queridos, nossos filhos, para que possam ter um compromisso verdadeiro com Deus; nossos vizinhos, para que venham conhecer a Cristo. Por situações de calamidade, de perigos, pelos governantes, contra a violência, a imoralidade; oremos pelos missionários, oremos pelas crianças que são vítimas de abuso...

Precisamos orar consistentemente para que Deus dê oportunidades a nossos irmãos em Cristo e a nós, para testemunharmos de Cristo com “as palavras certas, para as pessoas certas, no momento certo”.

3. CONSCIÊNCIA DA GUERRA ESPIRITUAL

·       
Aos Efésios, no capítulo 6:10-19, Paulo orienta sobre a guerra num sentido estratégico. Conhecer quem são os inimigos e seus níveis de poder. Entender o que é “o dia mal” e ter preparo para suportá-lo. 

4. MENTOREAMENTO

Mentor é a pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro. Uma pessoa que pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta.

O livro de Efésios é um NOVO TESTAMENTO concentrado. Sabemos da salvação, do chamado, da eleição, da fé r graça, do crescimento na fé, do poder da unidade, de santidade, de princípios do proceder diário, instruções para casamento, relacionamento familiar, profissional, social, e da guerra espiritual.

Paulo passa o livro continuando a ser o mentor da igreja de Éfeso.

5. CAPACITAÇÃO

Nosso ensino precisa ser bíblico e ter conteúdo objetivo, prático e transformador de vidas, precisa aperfeiçoar nas boas obras – Hebreus 13:21, 2º Tim.3:16.

Em 1º Tess. 1:5-7, Paulo fala que seu evangelho foi a eles com muito mais que Palavras, mas com demonstração de Espírito e Poder. E eles foram imitadores dele e do Senhor Jesus, e então inspiraram a outros. Ensino pelo exemplo faz que o discípulo replique também pelo exemplo.

POR FIM...

Em 3º João 1:12, João fala de um DEMÉTRIO de quem a PRÓPRIA VERDADE DÁ TESTEMUNHO DA VERDADE. Não sabemos se este é o mesmo Demétrio que foi opositor de Paulo em Atos 19, sabemos que pela história que ele era de Éfeso, mas se foi o mesmo Demétrio, fico a pensar que encontrou alguém que acreditou nele como Barnabé acreditou na conversão de Paulo. O Evangelho transforma, acolhe, prepara e envia.

Que esta mensagem lhe faça despertar para quem nos tornamos quando recebemos a Cristo. Somos poderosas testemunhas do Senhor. Sua tropa de elite. Quando subimos para a guerra outros descem, por que somos o Batalhão das Operações ostensivas do reino. Nada nos detém... O Nosso general é Cristo. O menor vale por 100, o maior por mil. Um porá a correr 100, dois farão fugir 10.000. O poder da unidade potencializa nossa força.

Tenha você também UM MINISTÉRIO PRODUTIVO, em Comunidade, em Oração, consciente da Guerra, Discipulando e sendo discipulados, Capacitados na Palavra e em poder.
CANÇÕES SUGERIDAS: Me leva Onde eu possa ouvir tua voz – Filhos do Homem; Tudo a ver com ele – Central Music; Pelo Senhor Marchamos (O nosso general é Cristo) – Comunidade da Graça;  Eu Quero Ser uma Benção – Daniel de Souza.

Fiquem com Deus.

Gerson Luiz G Lima - Pastor
Comunidade Evangélica Restauração e Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre