Pular para o conteúdo principal

BRILHE A SUA LUZ


Texto Base: Mateus 5:13-16

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16.

Na mensagem anterior falamos de Isaías 61 da ênfase sobre o anunciador com a capacitação divina: “O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS ESTÁ SOBRE MIM, POIS O SENHOR ME UNGIU PARA:”  ... ANUNCIAR E REALIZAR cura, libertação, consolo, renovo sobre a vida das pessoas com um propósito de que elas reproduzam essa obra como um Carvalho, árvore longeva, que por toda a vida continua a crescer em todas as dimensões. Lembra do crescimento 4D de Efésios 3:14-20?

Na sequência, vimos que os filhos dessas pessoas que seriam restauradas na promessa seriam RESTAURADORES e RENOVADORES cumprindo também um propósito virtuoso.

Hoje vamos falar sobre todo o impacto prático em nossas vidas desde quando recebemos Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. As boas novas em 4 níveis: 1. Em nós; 2. Em nossa família; 3. Em nossa Igreja; e 4. Em nossa sociedade.

Antes vamos fazer uma recapitulação da maneira como fomos salvos, baseando-nos nas 4 Leis Espirituais propostas pela Cruzada Estudantil para Cristo.

AS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS
Errantes pelos caminhos da vida, procurando preencher um vazio existencial e carentes do grande amor de Deus, ainda que não tivéssemos plena consciência, todos nós necessitávamos de um resgate, precisávamos de Salvação. Deus, por seu grande amor com que nos amou, de ante mão, providenciou-nos um Salvador – Jesus, o verbo encarnado de Deus, o Caminho a Verdade e a Vida, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e ofereceu-nos a oportunidade de sermos resgatados e redirecionados ao propósito da vida. Quando fomos encontrados por Jesus nossa vida foi impactada com tão grande amor e, de repente, vimo-nos tomados pela plenitude de Deus e entendemos que não há nada mais tão sublime pelo qual possamos ansiar. 

Nossa busca chegara ao fim. Encontramos aquele que preencheu todos os anseios. Nunca mais sede, pois bebemos da água da vida – Jesus. Conforme Isaías 30 - 21 “E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.

1. DEUS O AMA E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA SUA VIDA
a. O amor de Deus: João 3:16
b. O plano de Deus: João 10:10
c. Por que a maioria das pessoas não conhece esta vida plena?

2. O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS
a. Por isto ele não pode, por si mesmo, conhecer nem experimentar o amor e Plano de Deus para sua vida. Romanos 3:23 e 6:23a

3. JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O HOMEM PECADOR
a. Romanos 6:23b, Rom. 5:8, 1º Cor. 15:3-4; João 14:6
4. PRECISAMOS RECEBER A JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL
a. João 1:12; Efésios 2:8-9; Apoc. 3:20;
b. Você já recebeu Jesus como Seu Senhor e Salvador Pessoal? Gostaria de fazê-lo agora? Faça a confissão de Fé com o líder da célula agora. Depois de receber a Jesus tenha certeza de que Ele nunca o abandonará – Hb. 13:5
c. Você poderá usar essas quatro leis espirituais a fim de levar algum amigo ou parente a ter um Encontro com Jesus. Desse Encontro se seguirão os passos seguintes como o batismo nas águas, a plenitude do Espírito Santo e a Comunhão com os irmãos e a Santificação – João 3:5-7

OS QUATRO NÍVEIS DE ALCANCE DE NOSSA CONFISSÃO:

1. EM MIM – Em Deuteronômio 6:4-6 lemos que o Senhorio de Deus em nossas vidas é marcado pela entrega total de nossa vida a Ele, amando-o de todo o coração. Cristo em nós é a esperança da glória (Col. 1:27). Nesse relacionamento é necessário alimentarmo-nos da Palavra de Deus que nos manterá firmados – Salmo 119:11, o salmista nos diz “Escondi a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti (Senhor) ”.
a. A certeza de que somos filhos de Deus é um reconforto diário: João 1:12 e 1º João 3:1. Como Salvos no Senhor poderemos reproduzir de seu amor em nossas esferas de relacionamento.

2. EU E MINHA CASA: O legítimo anseio, e que é, também, nosso direito, de ter um lar abençoado, amoroso e harmonioso é totalmente possível dentro da perspectiva divina para nós. Precisamos reivindicar isso como fez Josué: “EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR” (Josué 24:15). Mas não só reivindicar, temos de cooperar para que esse ambiente familiar seja realidade para nós. Em Deut. 6:4, 7-9 temos a instrução de comunicar o senhorio do Senhor para nossos filhos. Ali temos 4 figuras que nos transmitem o alcance de nossa tarefa: Sinais na mão trazem a ideia de TUDO O QUE FIZERMOS; Sinais como testeira entre os olhos – TUDO O QUE PENSAMOS E DE UMA VISÃO MAIS PROFUNDA; Escrever nos umbrais da casa – TUDO O QUE SE REFERE À CASA COMO LAR; E escrever nos portões da casa – TUDO O QUE SE REFERE A VIR DE FORA PARA NOSSA CASA. Todos esses aspectos devem ser filtrados ou vividos sob a perspectiva do Senhorio de Deus em nossas vidas. Nossos filhos precisam que os ensinemos NO CAMINHO (Prov. 22:6) ou seja, precisamos ensiná-los no caminhar do dia a dia. Eles aprendem a dar significado à Fé em Deus por aquilo que eles veem em nós. Nosso casamento e nossa família são bênção do Senhor – Salmo 128.

3. EU E MINHA IGREJA – Quando entendemos quem nos tornamos no Senhor, também recebemos a compreensão de nosso lugar no corpo de Cristo, sua amada Igreja. A Igreja de Jesus é edificada e forte, tão forte a ponto de que as portas do inferno não prevalecem contra ela (Mateus 16:18). Mas, muito mais que programações, estruturas, bens imóveis ou denominações a igreja é o ajuntamento de pessoas salvas por Cristo que cumprem um propósito de reproduzir para o mundo a nova vida que Deus tem para todo aquele que crer. Igreja são pessoas que demonstram o amor prático. Para Paulo, eram seus amigos, irmãos, discípulos, que tinham rosto, nome, sentimentos, sorrisos, atitudes de amor.
a. Leia Romanos 16:1-16 e identifique nomes de pessoas e alguns detalhes que demonstre essa “humanidade”: tinha casais, famílias, amigos, irmãos, pessoas que ajudavam, apoiavam, sofriam, oravam. Etc.
b. Cite o nome de alguém de sua célula e faça um reconhecimento de algum aspecto que você admira ou do que esse alguém representa para você. Diga-lhe uma Palavra de apoio.

4. REFLETINDO A CRISTO PARA OUTROS: após entendermos quem somos em Cristo, de que temos o direito e o dever de usufruir de um ambiente saudável no lar, e de que pertencemos a uma igreja que é muito mais do que pedra e cimento, programações ou estruturas organizacionais, chegamos ao ponto de percebermos que, como igreja, podemos impactar nossa sociedade com essa vida plena. Nossos amigos, colegas de escola e trabalho e nossos parentes que ainda não conhecem a Cristo, podem vê-lo refletido em nossas vidas. Nosso proceder, nossa alegria, nossos zelo e devoção, até mesmo nossa maneira de sofrer, pode impactar a vida das pessoas. Testemunhe com a sua vida... testemunhe com palavras e com a Palavra de Deus... testemunhe com o amor de Deus... Como na canção Tu és “Que cresça mais e mais Tua luz, E o mundo inteiro possa ver... Me faz o Teu reflexo, Que possam ver-Te em mim. ”

POR FIM...
· “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros (LUZES) no mundo”. Filipenses 2:15
· “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16.

· BRILHE A SUA LUZ. Esteja firmado em quem você é. Filho de Deus pela fé em Jesus. Sua família, sua igreja local, seus amigos e vizinhos serão impactados com sua vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre