Pular para o conteúdo principal

LEGADO DE FÉ


Versículo Chave: “Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas”. Sal. 145:4

Textos Base: Salmo 78:4-7 e 145:3-4

A COMUNIDADE DE FÉ tem uma importância muito grande para a preservação da Palavra de Deus e sua inspiração para a edificação de seus membros na Fé e para o alcance de novos convertidos. Lemos nos Salmos sobre essa importância: Josué 4:21-24, Salmos 22:31, 44:1-2, 78:4, 145:4-6, veja também Êxodo 13:14,15, Deuteronômio 6:7.

Havia uma profunda reverência do povo de Deus pelas Santas Escrituras. Literalmente tremiam diante da Palavra escrita. O povo de Deus deveria manter a Palavra viva e isso através da transmissão oral. Eles repetiam constantemente suas Escrituras, como Deuteronômio 6.7 mostra-nos claramente: “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. Essas repetições criavam tal familiaridade com o texto que mesmo que uma palavra fosse alterada, ela seria imediatamente notada e, sem dúvida, seriam feitos protestos veementes.

Eavey, educador cristão norte-americano, disse que “uma história da educação verdadeiramente cristã indica, através dos tempos, o desenvolvimento da educação que começou com Deus, continuou a centralizar-se em Deus e agora se propaga sob a direção de Deus”.

No antigo Testamento e no período intertestamentário, vemos que a comunidade de Israel mantinha a verdade bíblia através das instituições de Fé como o LAR, O TEMPLO, A SINAGOGA E AS ESCOLAS DE PROFETAS.

Os propósitos da educação hebraica eram transmitir a herança histórica, em especial dos patriarcas e de Deus através da história; instruir na conduta ética, assegurar a presença de Deus e sua adoração e com isso a significação do homem com seu propósito na vida e suas ânsias existenciais respondidas na centralidade em Deus.

Já no novo Testamento, temos a Igreja de Jesus. Um bom começo para entendermos a vida dos membros da igreja de Cristo é uma leitura de Atos 2:38-47. Ao ler esse texto bíblico quais os elementos da Fé cristã que você identifica que faziam parte da igreja do primeiro século? Minha lista chegou em 13 itens. E a sua?

Como nós podemos e/ou devemos fazer para que a fé genuína atinja a geração de nossos filhos e netos?

 Paulo nos ensina que a verda de, vida e poder do evangelho são preservadas no compartilhamento de uma geração de fiéis íntegros para outros que tenham esse mesmo padrão: - 2 Timóteo 2:1-2
 
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. 

Vejamos alguns exemplos de como o povo de Deus reunido pode fazer a diferença.

ISRAEL COM SAMUEL EM MIZPÁ – 1 Samuel 7:3-13 – Nessa passagem Israel se reuniu pedindo ajuda a Deus através da oração de Samuel. Um Povo reunido pelo propósito do Arrependimento coletivo recebeu a Bênção do Senhor. EBENÉZER – Pedra de ajuda – Até aqui nos ajudou o Senhor; A bênção do perdão, da restauração e do renovo da igreja local é motivo de gratidão e reconhecimento.

DAVI E ISRAEL. A ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE - 2 Samuel 6:14 – Aqui vemos a adoração extravagante e desmedida de Davi e do Povo de Israel pela chegada da Arca do Senhor em Jerusalém. A Arca da Aliança era o símbolo da presença de Deus. E como povo unido podemos chegar a esse êxtase espiritual pela presença de Deus em nosso meio.

JOSAFÁ E O POVO DE ISRAEL, O PODER LIBERTADOR DO LOUVOR - 2 Crônicas 20:1-30 – “E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.” 2 Crônicas 20:21,22. Olha que poder maravilhoso foi o louvor do povo de Deus juntos! Quão importante é a igreja unida nos dias de hoje em louvor ao Senhor Jesus. Quantos desafios são vencidos somente porque juntos louvamos ao Senhor.

NEEMIAS E O POVO DE JERUSALÉM NO AJUNTAMENTO DE ALEGRIA – Neemias 8:10 e 12:27:31, 37-40, 43. “porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe”. Neemias 12:43. 52 dias desde o início das obras de reparação das muralhas de Jerusalém. Quando, enfim, o trabalho foi concluído o povo todo se alegrou no Senhor. Juntos devemos celebrar as conquistas do povo de Deus.

A importância da comunhão e da unidade do povo de Deus é vista em inúmeras outras situações na igreja do Novo Testamento, veja:
  • A Igreja e a busca pelo poder do Espírito Santo – Atos 2:1-4
  • A Igreja nos seus primeiros movimentos quando se edificava ao mesmo tempo em que impactava a sociedade de Jerusalém – Atos 2:42-47
  • A Igreja e a oração que rompeu em avanço em meio a perseguições – Atos 4:31-32
  • A igreja e a libertação de Pedro em Atos 12:1-17. “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”. Atos 12:5. O poder da unidade da igreja em intercessão é impressionante. Tão somente acreditemos e pratiquemos o ministério da oração intercessória que veremos grandes coisas acontecer na vida das pessoas.
NA GLÓRIA ETERNA DO SENHOR
  • A Igreja e o ajuntamento na gloria - Apocalipse 7:9-11 – Ainda um último exemplo da importância do povo de Deus. Esse registro em Apocalipse 7 fala-nos de como será maravilhoso o ajuntamento dos santos salvos em Cristo Jesus. Será uma reunião gloriosa do povo de Deus no dia Senhor onde diremos: “Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro”. Apocalipse 7:10
  • Esforcemo-nos para manter a unidade do Espírito e juntos desfrutarmos desse tempo em que seremos colocados na vida eterna com nosso Deus.
Jamais encontraremos igrejas perfeitas, com pessoas perfeitas. Somos falhos e vivemos com pessoas falhas. Portanto, em algum momento passaremos por dificuldade ou algum problema em nossos relacionamentos. Porém, nada disso deve ser motivo grande o suficiente para nos afastarmos do Senhor. Crescemos como igreja de uma maneira coerente e interdependente, ou seja, precisamos um dos outros e precisamos valorizar isso – veja Efésios 4:16.

Seja como for, precisamos juntos CONGREGAR e juntos CRESCEREMOS, e juntos marcaremos nossa geração deixando para a próxima um LEGADO DE FÉ.

Explore mais o assunto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre