Pular para o conteúdo principal

Vivendo a realidade da Vida em Cristo

 

Igreja do Santo Sepulcro: A compreensão da necessidade de um Salvador

Já no primeiro século, os cristãos veneravam o lugar sobre o qual foi erguida a Igreja do Santo Sepulcro, onde Jesus Cristo teria morrido e ressuscitado. O nome aramaico do lugar, Gólgota (Calvariaeem latim), tem ecos de morte em seu significado: “Lugar da Caveira” (Jo 19.17). Embora os opositores do cristianismo tenham tentado destruir sua memória, eles involuntariamente ajudaram a preservar a importância do local.

Durante o século 4, Constantino construiu ali uma igreja para servir de monumento ao lugar da ressurrei­ção de Cristo. A igreja foi construída, reconstruída e ampliada (boa parte do que vemos hoje data do período dos cruzados). Diferentes religiões, seitas e grupos étnicos têm obscurecido o local original. Muitos cristãos hoje ficam tão desconcertados com a religiosidade e o tradicionalismo dos acontecimentos na Igreja do Santo Sepulcro que rejeitam sua autenticidade, apesar da esmagadora evidência histórica que afirma o contrá­rio. 

A Igreja parece bastante estranha àqueles acostumados ao culto ocidental. Ícones de ouro, sacerdotes que cantam e incenso forte preenchem os espaços entre as paredes de pedra escuras e frias. Seis diferentes grupos cristãos disputam os trabalhos ali. Conflitos territoriais emergem de vez em quando.

Se não tomarmos cuidado, nosso caráter poderá se parecer muito com a Igreja do Santo Sepulcro. Um mundo que nos observa pode enxergar apenas nossa hipocrisia e, com isso, deixar de ver nosso Salvador. 

Nossa vida deveria ser uma porta para que outros enxerguem a Deus, e não obstáculos de religiosidade os quais eles devem contornar para que consigam ver o evangelho. 

É irônico que a Igreja do Santo Sepulcro demonstre a própria necessidade do evento que ela reverencia: a morte de Cristo na cruz. 

Precisamos de um Salvador, e nosso pecado revela isso.

Adaptado da Bíblia de Estudo Swindoll, publicado pela Editora Mundo Cristão. Extraído do App Youversion.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat