Pular para o conteúdo principal

FAVORECIDOS


"Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Lucas 22:19

EM MEMÓRIA DE MIM


1- Fazer algo em memória de alguém significa relembrar e repetir algo feito antes. É tornar presente um momento que ocorreu no passado.

2- Foi Jesus quem disse esta expressão "fazei isto em memória de mim". Ele disse essas palavras aos seus discípulos tomando a última Ceia.

3- O significado da expressão "fazei isto em memória de mim" é muito profundo. A Páscoa judaica ou "Festa da Libertação", comemora a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito). Jesus deu um novo significado a este ato, nesse sentido, a Páscoa comemorava a libertação do Egito enquanto a Ceia celebra a libertação do pecado e do sistema desse mundo, com a consequente condenação.

4- "Fazer isto em memória de mim" é, sem dúvida, um marco para relembrar o momento mais extraordinário da história onde Jesus sofreu, pagou um alto preço por nossos pecados, mas ressuscitou e deu-nos a vida eterna.

5- Toda a vez que comer do pão e tomar do cálice na ceia, faça em memória de Jesus Cristo

A PRIMEIRA PÁSCOA

“Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR” Êxodo 12.11

1-      TESTEMUNHO: “lombos cingidos”

2- LIBERTAÇÃO: “sandálias nos pés”

3- COMPROMISSO: “cajado na mão”

4- DESPRENDIDOS – quem está sem pressa demora-se em um lugar. Não se acostume com esse mundo.

A CEIA DO SENHOR

A Santa Ceia é uma ordenança do próprio Cristo a sua Igreja. Na noite em que nosso Senhor instituiu o sacramento da Ceia, Ele pegou o pão, o abençoou e disse: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19). Depois, tomando o cálice, Ele deu graças e disse: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lucas 22:20).

Ao participar da Ceia, o redimido se alimenta espiritualmente de Cristo! Isso indica que só deveria tomar a Santa Ceia quem realmente é capaz de discernir exatamente o que ela significa.

Depois ele diz que quem “come do pão e bebe do cálice sem discernir o corpo, come e bebe para a sua própria condenação” (1 Coríntios 11:28,29).

Sobre 1 Cor. 11:30 - «FRACOS» não somente fisicamente, mas, também moralmente, mentalmente e espiritualmente. «DOENTES físicas, morais e espirituais porque não discernir o Corpo e o Sangue de Cristo nos elementos da Santa Ceia. Os coríntios participavam dela de qualquer maneira sem fazer caso do seu ato santo. Haviam perdido o apetite pela doce Palavra de Deus – Apoc. 3:17. «MUITOS QUE DORMEM (MORTOS)» muitos em Corinto começaram a enfraquecer, passaram a ficar doentes vindos em seguida a morrerem. Os coríntios haviam sido atingidos por doenças e até pela morte, por causa da sua irreverência para com o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.

O Objetivo da disciplina é para NÃO SERMOS CONDENADOS COM O MUNDO. 1 Cor. 11:32;

Como alguém que não tem consciência do sacrifício de Cristo, e que ao não discernir a comunhão em seu Corpo trata o próprio Senhor com indiferença, pode participar de uma celebração tão significativa? As Escrituras não indicam que uma pessoa deva ser batizada antes de poder receber a Ceia do Senhor. No entanto, a mesma condição tanto para o batismo quanto para participar da Ceia do Senhor é a salvação através da fé na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. O batismo é um símbolo externo de que uma pessoa foi recebida como parte do Corpo de Cristo. Se a participação na Santa Ceia indica a comunhão do Corpo do Senhor, obviamente o batismo é uma condição elementar de entrada no Corpo.

Para tomarmos a Ceia do Senhor precisamos ser salvos em Jesus Cristo e estarmos conscientes de seu significado e assim preparados para dela participar. Os filhos são santificados pelos pais, e isso é mera transmissão automática, fala do posicionamento dos pais no corpo, e como eles ensinam seus filhos. Vejamos Deut. 6:4. 

CONSELHOS PARA PARTICIPARNOS DA CEIA

1- Dedicar tempo à oração
2- Retirar do coração e da vida qualquer coisa que esteja sendo um empecilho entre a pessoa e Deus.
3- Se alguém ofendeu outro deve pedir perdão. O ofendido deve liberar o perdão graciosamente.
4- 1 João 1:9-10

COMO VOCÊ DEVE PROCEDER EM SUA VIDA COM DEUS

1- Vida de Devoção – Ter um tempo definido com Deus (Gn. 3, Dn. 6:10, Sl. 55:17).

a.       Procure a Deu de todo o coração – Sl. 34:4, Jer. 29:12-13

b.      Espere em Deus – Sl. 40

c.       Peça com Fé – Tiago 1:5-7 e Conforme a vontade de Deus 1 João 5:114, Para isso mude sua maneira de pensar – Rom. 12:2 e Rom. 10:17

d.      Peça em nome de Jesus – João 14:13

2-      ESTUDE SUA BÍBLIA – A leitura da Bíblia produz paz, piedade, santidade, vida eterna plena, ensina-nos a resistir à tentação e a compreender nossa comunhão com Deus e obter suas promessas.

a.       A Bíblia é a Escritura inspirada por Deus 2 Tim 3:16, tem o selo de Jesus (Mc. 12:10)

b.      As palavras do Senhor são plenas e suficientes – Lucas 16:29, 21

Benefícios:

c.       Limpa o Coração – Sl. 119:11, João 15:3 e Efésios 5:26

d.      Produz Fé - João 20:31, Rm 10:17 e 15:4

e.      Edifica nossa vida – 1 Pedro 2:2 e Atos 20:32


Fontes de pesquisa: Portal Estilo e Adoração, Portal Got Questions Portuguese, Blog O detalhe da Palavra, Site BibliaOn, livreto O Caminho da Vitória (David F. Gray), livreto O pastor e a Igreja (Ralph Reynolds e Willian Cole).

Com saudações de paz,

Gerson L G Lima - Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat