Pular para o conteúdo principal

FORTALECIDOS

 


Leitura: 1º Pedro 5:6-11

“O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces”. 1º Pedro 5:10

A vida é uma somatória de caminhos, decisões e eventos que nos acontecem, e de como aprendemos a lidar com a pressão e consequências que nos sobrevêm. 

Nem sempre conseguiremos reagir adequadamente aos dilemas da vida e muitas vezes tomaremos rumos que não são os mais adequados. Mesmo sendo salvos pela fé em Jesus, mesmo tendo um relacionamento vital com nosso Senhor, podemos por vezes deixar de ouvi-lo e tira os olhos (foco) dele. Inevitavelmente teremos consequências de nossas escolhas, e elas poderão ser boas ou más, ter um efeito temporário ou duradouro, podem ser tranquilas ou trágicas, podem ser reversíveis ou não. Podem nos aproximar ou nos afastar de nosso Propósito de Vida.

A proposta deste post é reconhecermos de onde surgem as pressões e como lidar com forças que independem de nossa vontade e nos induzem a escolhas que muitas vezes trazem dissabores, cansaço, lágrimas e frustração. É levar-nos à liberdade e fluidez em nosso relacionamento com Cristo a ponto de, firmados no amor de Deus, possamos redefinir conceitos, reorientar rumos e renovar nossa submissão ao Senhor e nossa capacidade de ouvir sua voz em meio aos ruídos que as pressões da vida exercem sobre nós, retornando assim ao centro da vontade de Deus.

UM PANORAMA DE DAVI – DA UNÇÃO PARA SER REI AO ALISTAMENTO NO EXÉRCITO FILISTEU

Uma leitura dos capítulos 16 a 27, 29 e 30 de 1º Samuel nos colocam a par de como a vida pode nos trazer esperança, criar expectativas, levar-nos ao ápice das conquistas e, de repente, conduzir-nos distantes de nosso propósito de vida. Davi fora ungido rei de Israel, na sequencia luta com um gigante de nome Golias, derrotando-o, e depois se torna um general de batalhas de muito prestígio. Mas as ações de um rei invejoso e de quem havia se retirado a aprovação de Deus, e de um povo ingrato e mal informado ele é pressionado a sair de Israel e passa a representar o estandarte dos filisteus.

Contudo, Deus deu-lhe a oportunidade de retornar ao seu propósito e chamado. Para isso Davi teve de interpretar de maneira adequada os eventos que aconteceram na segunda metade do capítulo 29 e do capítulo 30 de 1º Samuel, e assim ser reconduzido e reorientado em seus posicionamentos.

FORÇA E DIREÇÃO

Assim também nós se, em alguma área de nossa vida ou ela como um todo, nos encontrarmos pressionados pelas circunstâncias, pelo pecado ou mesmo pelas provações e tentações, podemos parar em tempo oportuno para nos fortalecermos no Senhor, refletir sobre nossas decisões e reorientarmo-nos pela vontade de Deus.

Lemos em 1º Samuel 30:6-8 que Davi se FORTELECEU NO SENHOR e que CONSULTOU AO SENHOR, que lhe respondeu propositivamente – DIRECIONAMENTO PARA ENFRENTAR A PRESSÃO DO MOMENTO.

E em 2º Samuel 2:1-3, ele consulta a Deus que lhe responde novamente. UM DIRECIONAMENTO PARA ONDE IR que o recolocou perto de seu propósito.

Isaías estava certo quando escreveu: “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor... Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Isaías 40:29 e 31.

PROMESSAS E DIREÇÃO PARA NOSSAS VIDAS

Para nossa jornada de Fé e na Fé, temos inúmeras promessas e direcionamentos que, se não nos prometem um vida fácil, nos garantem forças e presença de Deus para mantermo-nos no rumo certo. Confira alguns a seguir.

Leia em sua Bíblia . Faça anotações do que eles indicam sobre permanecer ou retornar ao propósitoc de vida. 1) João 16:33; 2) Hebreus 12:1-4; 3) Hebreus 10:19, 35-39; 1º Sam. 30:6, 8 e 2º Sam. 2:1-3; Salmo 23:4, 31:24, 32:8 e 91:1, 2, 14-16.

Lucas registra o momento angustiante de Jesus no Getsêmani em Luc. 22:41-44. Se foi quando Jesus expirou na Cruz que nossa Salvação foi consumada, ali, no Getsêmani é que ela foi garantida. Sua decisão foi correta não obstante a dor que lhe reservava. Isso deve ser um norte para nós. Precisamos, mesmo em meio à dor e às consequências previamente avaliadas, optar por fazer aquilo que é o correto. Mantermo-nos íntegros mesmo em meio a possíveis dificuldades.

Precisamos entender que tudo o que é bom necessita de cuidado e proteção. E isso despenderá tempo e real interesse.

Estar cansado é diferente de desistir, por isso cuide de tomar decisões quando estiver exausto, momentaneamente sem recursos ou abalado emocionalmente. 

É preciso FORTALECER-SE NO SENHOR. Buscar Nele... esperar por Ele. Recomeçar, reerguer-se, reconhecer posicionamentos equivocados é sinal de humildade e pode recolocar você dentro do propósito de vida e no centro da vontade de Deus. É preciso coragem para ser humilde.

POR FIM...

Deus é nosso esconderijo, e a torre forte e lugar alto e seguro para quem corremos nos dias de angústia.

Saudações de paz.

Gerson L G Lima - Pastor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat