Pular para o conteúdo principal

O LUGAR DA PRESENÇA DE DEUS


Texto Base: Deuteronômio 1-14

Versículo Chave: “Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.” Deuteronômio 12:7

O livro de Deuteronômio significa a repetição da Lei e começa com uma revisão da história de Israel seguida por algumas das leis básicas dos livros anteriores, pois a geração que estava para se apossar da Terra Prometida, era criança ou não havia nascida quando a Lei foi dada 40 anos antes no monte Sinai. Não se pode avançar para as promessas de Deus sem a base de sua Palavra. O Sumário do livro de Deuteronômio pode ser colocado assim: Um Deus, um povo, um santuário. Israel é o povo Santo (7:6 e 14:2) que expressa sua Fidelidade Ao Deus único. A proximidade de Deus se encontra intimamente relacionada com a sua presença no acampamento, no deserto, e na terra prometida, a qual os israelitas estavam para tomar posse. Essa proximidade representava um Deus acessível em graça e misericórdia. Por todo o livro de Deuteronômio, Moisés instruiu os israelitas aguardar e lembrar da lei do senhor. No capítulo 12, Moisés instrui sobre o culto a Deus. Um local e um jeito para se prestar culto a Deus.

Fiz uma visita para uma senhora que me disseram que não congregava em uma igreja local a muitos e muitos anos, após decepções em sua vida pessoal e familiar. Em um momento de nossa conversa eu lhe disse que como pastor estaria a disposição para ajudá-la e nossa igreja local também. Mas ela disse-me que ela tinha um lugar que ela gostava de ir pois lá ela via a presença de Deus. Ela sentia-se bem naquela igreja distante a muitos bairros de sua casa. Via a presença de Deus na vida das pessoas que cantavam, do povo que ali congregava e na vida e mensagem do pastor dessa igreja local. Não fiquei chateado por praticamente ela ter declinado de meu convite. Pelo contrário, fiquei feliz por ela ter um lugar que ela sentia e discernia a presença de Deus, embora não conseguisse ir frequentemente.

A igreja local em que sirvo a Deus está saindo um momento difícil de pós pandemia e pós política, onde pessoas não retornaram à comunhão depois da pandemia e outras saíram por questões ligadas à política de nossa nação, discordando de minha posição pessoal, mesmo que eu não tenha uma vez sequer falado de política com ninguém da igreja local o espaço da igreja e nem fora dele. E o desafio de restaurar o nossa comunidade eclesiástica local e recolocá-la em seu chamado e propósito fez-me pensar muito no que aquela senhora falou. Entendemos que a Igreja do Senhor não é um prédio ou um nome de igreja como a nossa Comunidade Evangélica Restauração e Vida. Para nós, a igreja é a reunião de pessoas que vivem uma vida de fé comum baseada na palavra de Deus, e costumamos designar o local de celebração e reunião como "prédio da Igreja", e não a igreja propriamente dita, mas aquela observação da senhora me impactou. O lugar que ela reconhecia como tendo a presença de Deus tinha um nome da instituição e um endereço. Eu disse pra mim mesmo e para Deus: Que a Restauração e Vida da Avenida Florianópolis seja conhecida com uma LUGAR DA PRESENÇA DE DEUS. E isso tem a ver muito mais com pessoas do que com o prédio, mas se a igreja que ali congrega for cheia da presença de Deus, então ali será reconhecido assim também.

Será que somos como Jacó que só percebeu depois do sonho que Deus estava ali? (Gn. 28:16-18).

QUERENDO MAIS... PRECISANDO MAIS

O que mais as pessoas querem hoje é preencher o vazio interior que as consome dia a dia, vazio que muitas vezes é preenchido por prazeres fúteis que se esvaem rapidamente, e depois só fazem aumentar fome de significação. Muitos até poderiam ver na igreja do Senhor Jesus um sinal de esperança, mas isso só acontecerá se eles perceberem nos membros da Igreja uma fome pela presença de Deus tamanha que os fazem buscar mais intensamente pelo Senhor (Jeremias 29:13). No livro CAÇADORES DE DEUS, o escritor Tommy Tenney escreve:

“A diferença entre a verdade de Deus e a revelação de Deus é muito simples. A verdade é onde Deus esteve. A revelação é onde Deus está. A verdade são as trilhas de Deus, Seu rastro, Sua trajetória, mas nos leva aonde? Conduz-nos a Ele. Talvez muitas pessoas fiquem satisfeitas se souberem onde Deus esteve, mas os verdadeiros caçadores de Deus não se contentam em somente estudar Seu rastro ou Suas verdades: eles querem conhecê-Lo, saber onde Ele está e o que Ele está fazendo agora”.(1)
“[...] o mero conhecimento de uma pessoa não é o mesmo que amizade íntima... O verdadeiro avivamento acontece quando as pessoas mais “difíceis” e “inalcançáveis” que você conhece vêm a Jesus. Tais pessoas ainda não foram alcançadas, porque veem em nós pouco de Deus e muito de homens...  o Senhor não vai derramar de Seu Espírito onde não há fome d´Ele. Ele procura pelos famintos. Ter fome significa não estar satisfeito com a “mesmice”, porque ela nos obriga a viver sem o Senhor e Sua plenitude... Ignoramos a chamada de Deus, enquanto, cuidadosamente, contamos nossas migalhas de pão dormido. Enquanto isso, milhares de pessoas, fora das quatro paredes de nossas igrejas, estão famintas por vida. Elas estão doentes e saturadas da exibição dos programas feitos por homens. Estão famintas de Deus, não de histórias sobre Deus. Elas querem comida, mas tudo que temos para lhes oferecer são migalhas que sobraram do banquete que um dia esteve nas mãos de famintos desesperados, protegidos em vitrines de vidro... Deus não tem netos. Cada geração deve experimentar Sua presença..."
No início do século IV os cristãos, mesmo com toda a perseguição do império romano, eram 10% da população do império. A perseguição cessou e o imperador Constantino transformou o Cristianismo na religião oficial do Império Romano. No final século, o cristianismo era 90% da população e saiu de não ter um local apropriado para culto a suntuosas catedrais. Isso significou um crescimento espiritual no mundo? Não. Infelizmente não. As pessoas aderiram à Igreja porque ela era a religião do Estado e não porque reconheceram Jesus como Senhor e nem sentiram a necessidade de serem salvos. E, depois, muitos dos líderes levantado não eram convertidos ou não estavam preparados.

Quando o prédio e o nome da Igreja se tornam referência para as pessoas de fora? Quando os membros se tornam discípulos de Cristo e conduzem outros ao mesmo encontro transformador, fazendo destes discípulos também.

A CASA FAVORITA favorita de Deus somos nós... nós os que reconhecemos Jesus como Senhor e Salvador... nós com um propósito de ser para o louvor da glória... então, o local onde nos reunimos como igreja será chamado CASA DE ORAÇÃO. Esse anseio deve ser prioritário em nossas vidas. Como na canção da banda Filhos do Homem, desejemos: "Eu quero ser um lugar, onde o Senhor gosta de estar. Eu quero ser tua casa favorita. Quero ser o teu altar".

Tommy Tenney escreve: “Embora Deus esteja presente em todos os lugares ao mesmo tempo, há momentos em que Ele concentra a essência de Seu ser em um local específico. É o que muitos chamam de “presença manifesta de Deus”. Quando isso acontece, há uma forte convicção de que o próprio Deus “Se fez presente” em nosso meio.

Em Deuteronômio, Deus relembra Israel, através de Moisés, qual é a essência do ser o Povo de Deus: “Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.” Deuteronômio 12:7. Isso ele tinha dito 40 anos antes no Sinai: “E habitarei no meio dos filhos de Israel e lhes serei por Deus,” Êxodo 29:45. O Senhor mesmo repete isso a João em Apocalipse 21:3: “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.”. Jesus reconhece o templo estrutural como um lugar sagrado: “e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração;” Mateus 21:13a.

Quantos querem que o lugar onde congregamos seja reconhecido como um lugar onde a presença de Deus se manifesta? Como isso acontecerá? Reflita sobre essa mensagem. O que ela está despertando em você?

FOME E SEDE DE DEUS

“Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” Salmos 145:18
“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.” Salmos 16:11
“Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.” Salmos 27:4 
“A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, Senhor, buscarei.” Salmos 27:8
“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.” Salmo 63:1-2 (leia em casa do 1 ao 8)
“Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti.” Salmo 143:6
“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.” João 6:35
Como está a sua fome e sede por Deus?

Por Gerson L G de Lima - Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre