Você já ouviu ou usou a expressão: "parece que foi ontem que..." sendo referida a fatos ou ocasiões que se passaram a muitos anos? E terminamos dizendo "Nossa... o tempo voa".
Talvez de outras maneiras, mas todos nós temos instantes assim em que nos damos conta que tudo passa. E, dependendo como vivemos a vida, passa rapidamente. Será impressão?
Talvez de outras maneiras, mas todos nós temos instantes assim em que nos damos conta que tudo passa. E, dependendo como vivemos a vida, passa rapidamente. Será impressão?
A ciência vai nos dizer que todos têm as mesmas 24 horas no dia. Na realidade a ciência dirá que a resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.
Mas, subjetivamente aqui: O tempo voa? Ou será que nós é que voamos em meio aos dias? O salmista disse que "tudo passa rapidamente e nós voamos" (Salmo 90:10 parte final desse versículo.) Alguém disse "A velocidade com que o tempo voa é você quem controla. Entenda seus limites, ajuste sua percepção para conseguir acompanhá-lo".
Agora, como achar esse limite ou esse ajuste? Não deve ser sem propósito para que os dias não sejam tediosos e não tão cheios para que não "degustemos" o sabor da vida.
E se as coisas virarem como um emaranhado de fios e nós de um novelo? É possível cortar as pontas e "salvar" o que não bagunçou. Coragem pra recomeçar, realinhar-se, perdoar e pedir perdão (aos outros e a si mesmo)... e como diz a canção popular "É preciso saber viver".
A capacidade de reinventar-se e criar novas soluções é parte vital dos obstinados. Embora sinônimas no dicionário eu quero fazer uma diferença entre obstinação e teimosia. A obstinação nessa minha reflexão tem como parceiros a resistência, a persistência, a flexibilidade, a resiliência, a misericórdia, a consistência e a inovação. Existe uma intersecção entre a obstinação e teimosia que é "não desistir". No mais pode haver alguns paralelos mas ambas condutas se diferem pois a teimosia não se permite à reflexão, retomada e o ato de reinventar-se e rever seus processos. Reiventemo-nos.
Minha oração é para que quem estiver lendo esse post possa parar o tempo suficiente para realinhamento de suas prioridades e avaliar sua direção. Sim, porque mais importante do que a velocidade com que se vai é a certeza de que está indo na direção certa.
O profeta Isaías escreveu: "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti". Isaías 26:3
Não detenha-se demais em seu passado, quer seja para lamentar ou para comemorar, mas também não despreze a história que te trouxe até aqui. Não deixe de sonhar e fazer planos, mas não permita que a ansiedade sobre o futuro ou a obstinação de conquistas te tire a graciosidade do viver.
E lembre-se que nesse entremeio temos o hoje. E temos de ter clareza de propósitos, valorização das pessoas que nos amam e das que precisam de nós nesse momento, e, acima de tudo, um amor expresso em confiança em nosso Deus que nos conserva em paz. Desta maneira teremos o devido ajuste ao ritmo da vida e "estaremos presentes no presente que é-nos um presente... de Deus". Tudo o que temos é para hoje.
Receba meu abraço fraterno,
Gerson L G Lima
Comentários