Pular para o conteúdo principal

Vaso na mão do Oleiro


Vaso de Barro sendo conformado pelo Oleiro

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18: 1-6:
O Pastor J. T. Pugh dizia que todos nós temos coisas que precisam, ser retiradas de nossas vidas; a moldagem do vaso (nossa vida) é Deus quem faz, pela palavra, quando nós abrimos o coração. 
Abrir o coração, de fato, é reagir positivamente e pró-ativamente em relação ao ensino da Palavra de Deus (doutrina). Exemplo: sobre o ato de perdoar, como Jesus ensinou em Mateus. 6:13.
A pregação é toda minha vida, e a minha vida toda deve ser uma pregação.
Quando o Senhor age em nossas vidas a fim de transformar nosso caráter, moldando-nos a sua imagem, Ele lança mão de todos os adventos que nos acontece para nosso bem (Romanos 8: 28).
Então, nestes processos de “moldagem” da vida, precisamos vencer os pensamentos negativos, problemas de infância, traumas, complexos, “machucaduras” do dia a dia, experiência dolorosas, problemas amorosos, traições de amigos, e muitos mais. Se estes eventos e marcas não forem tratados a luz da Palavra de Deus, “as sombras do passado nos impedirão de ver a luz do presente e a glória do futuro” (Pastor J. T. Pugh).
Quando deixarmos nossas vidas serem vulneráveis ao agir de Deus, quando deixarmos que nós mesmos, corajosamente, confrontemos essa situação, mudaremos e venceremos esses obstáculos, que serão fortalezas demolidas pelas armas espirituais (2 Coríntios 10: 3-6).
Pessoas nascidas uma vez (nascimento natural) são vítimas da vida e das maldades, pois o mundo está no maligno 1 João 5:19. Pessoas “nascidas de novo” (João 3: 5-8) vencem o mundo (I João 5: 4).
O mundo está cheio de ódio, ganância, medo, crueldade, egoísmo, raiva, prostituição, sexo ilícito, roubos, mas o poder do sangue de Jesus, isto é, o poder que foi liberado pela mente do Filho de Deus, capacitar-nos a vencer todo o mal (1 João 2:1).
Para poder ajudar a solucionar um problema de outra pessoa, é preciso estar livre dos seus.
Jesus ama o pecador assim como os encontra. Jesus dá a solução, mesmo no estado mais pecaminoso que este se encontre, bastando que este assim deseje e o chame. (Salmo 40) Oh, Solução! Oh, vitória eterna!
A vida é um aprendizado. José teve 20 anos de aprendizado e Moisés, 40 anos; aliás diz-se que Moisés aprendeu sobre o Egito 40 anos e ficou 40 anos no deserto para desaprendê-lo e aprender a confiar em Deus. Enfim, a vida proporciona situações de grande aprendizado e em cada fase podemos aprender e crescer nos valores humanos, espirituais, etc..
 Dependendo da maneira de como encaramos os eventos da vida tornamo-nos mais amáveis ou mais amargurados, mais otimistas ou mais pessimistas, vencedores o fracassados. Os eventos da vida de José eram potenciais para fazer dele um homem amargurado, um bandido, ou um derrotado. Foram anos de provação nos quais ele aprendeu a ouvir a Deus, aceitar sua provação como propulsora de sua vitória. Nunca deixou-se ser envolvido pela aparente derrota do momento. Vemos que seu aprendizado foi benigno quando, já vivendo no sucesso e vitória, dá à seus filhos os nomes de Manasses e Efraim, cujo o significado revela sua postura diante da vida. Leia Gênesis 42:50-52:
“E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano da fome), que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou a José o nome do primeiro filho Manasses: Porque disse: “Deus me fez esquecer a minha dificuldade e de toda casa de meu pai”. E o nome do segundo filho chamou de Efraim, porque disse: “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”.”
Manassés: "que faz esquecer' – é necessário uma atitude positiva em questões de amargura, ressentimento e adversidades. Isso não significa que devamos negar a dura realidade, significar, outrossim, que não devemos ficar presos ao passado, aos rancores e dores; não remoer as pessoas. Isso é ATITUDE, é estar disposto a esquecer e não uma negação da lembrança, mas uma decisão de receber a cura e procurar coisas melhores.
Efraim: 'duplamente frutífero" – uma decisão de “Manassés” possibilita uma visão positiva, uma fé que espera, antecipa e conquista o melhor de DEUS, uma decisão de "Efraim". É nesse momento que abrimos as comportas de bênçãos dos céus, as quais Deus de antemão já nos tem preparado (Efésios 1:3).
O engrandecimento de José não foi fruto do acaso, Faraó declarou a todos “onde acharíamos um homem como este, em quem haja o Espírito de Deus?” Gênesis 41:38.
A grandeza de José foi tamanha que Faraó lhe disse: “Você estará sobre minha família; por suas palavras se governará todo o meu povo; eu serei maior que você apenas no trono. E disse-lhe mais: Veja, agora coloco você com poder em toda a terra do Egito” Gênesis 41:40-41.
DEUS TRANSFORMA O CARÁTER DAS PESSOAS: ABRAÃO  -  ISAQUE  -  JACÓ
Abraão      -           Propenso a Mentir    -    Gênesis 12
Isaque       -           Também tinha dificuldades com a mentira   -           Gênesis 26
Jacó           -           Seu nome significava “enganador”    -           Gênesis 32 e 33
Note que Deus executou seu plano na vida de cada um deles mesmo com suas falhas de caráter. Isso não significa que Deus não corrija as condutas erradas -  Veja Êxodo 20:5, 34:7, Deuterônomio 5:9, e Salmo 99:8 - Mas, significa que Deus investe na graça e na misericórdia para que seus filhos cresçam e mudem sua conduta para melhor. Todavia, a decisão de deixar-nos ser moldados por Deus ainda é nossa. Qual é a sua?



Comentários

Maurinei Tumenas disse…
Muito boa mensagem irmão!
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2:20
Coloquemo-nos nas mão de Deus para sermos por Ele feitos vasos para Sua honra!
Deus te abençõe...
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
Pastor Ladislau disse…
Deus o abençõe meu irmão que seu ministério cresça entre os povos mensagem abençõada obrigado por compartilha-la abrs boa tarde
Fabiana disse…
Obrigado amado do Senhor, quero que saiba que em especial me sinto muito honrrada em ouvir isso de voce, por que mesmo de longe e nao te conhecendo sinto tambem no irmao uma essencia de Deus tao grande, e suas palavras me dao forças é pra mim como a propia boca de Deus falando ao meu coraçao e me motivando a prosseguir nessa nossa caminhada quem nem sempre e facil nao e memso. Quero que o irmao interceda por mim,pois confio em voce como homem de Deus,para que o Senhor me de direçao,sabe bençao estou fazendo um jejum em prol da minha vida sentimental e profissional e quero voltar a ter essa pratica na minha vida, de pagar o preço e renunciar a minha carne para viver e fazer o vontade do Senhor. Tantos sao os motivos amado ao qual precisamos jejuar, esse ano determinei em meu coraçao que quero ser ativa e me comprometr com as coisas do nosso Deus, nao somente falar, mas praticar, e sei que o inimigo se levantara,mas creio no proposito e na vitoria de jesus sobre mim. Que o Senhor Jesus prepare pra mim um homem segundo o coraçao dEle, mas que seja admiravel como pessoa de homem de Deus e com essa linda e intensa sensibilidade das coisas que vem do alto que voce tem. Que papai do ceu abençoe sua casa,sua esposa, seus filhos e propspere seu ministerio a cada dia.Meu coraçao se alegra por ser sua irma em Cristo viu..Fica na paz!!

Quse nao falo viu rrssss...

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…