Pular para o conteúdo principal

Vaso na mão do Oleiro


Vaso de Barro sendo conformado pelo Oleiro

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18: 1-6:
O Pastor J. T. Pugh dizia que todos nós temos coisas que precisam, ser retiradas de nossas vidas; a moldagem do vaso (nossa vida) é Deus quem faz, pela palavra, quando nós abrimos o coração. 
Abrir o coração, de fato, é reagir positivamente e pró-ativamente em relação ao ensino da Palavra de Deus (doutrina). Exemplo: sobre o ato de perdoar, como Jesus ensinou em Mateus. 6:13.
A pregação é toda minha vida, e a minha vida toda deve ser uma pregação.
Quando o Senhor age em nossas vidas a fim de transformar nosso caráter, moldando-nos a sua imagem, Ele lança mão de todos os adventos que nos acontece para nosso bem (Romanos 8: 28).
Então, nestes processos de “moldagem” da vida, precisamos vencer os pensamentos negativos, problemas de infância, traumas, complexos, “machucaduras” do dia a dia, experiência dolorosas, problemas amorosos, traições de amigos, e muitos mais. Se estes eventos e marcas não forem tratados a luz da Palavra de Deus, “as sombras do passado nos impedirão de ver a luz do presente e a glória do futuro” (Pastor J. T. Pugh).
Quando deixarmos nossas vidas serem vulneráveis ao agir de Deus, quando deixarmos que nós mesmos, corajosamente, confrontemos essa situação, mudaremos e venceremos esses obstáculos, que serão fortalezas demolidas pelas armas espirituais (2 Coríntios 10: 3-6).
Pessoas nascidas uma vez (nascimento natural) são vítimas da vida e das maldades, pois o mundo está no maligno 1 João 5:19. Pessoas “nascidas de novo” (João 3: 5-8) vencem o mundo (I João 5: 4).
O mundo está cheio de ódio, ganância, medo, crueldade, egoísmo, raiva, prostituição, sexo ilícito, roubos, mas o poder do sangue de Jesus, isto é, o poder que foi liberado pela mente do Filho de Deus, capacitar-nos a vencer todo o mal (1 João 2:1).
Para poder ajudar a solucionar um problema de outra pessoa, é preciso estar livre dos seus.
Jesus ama o pecador assim como os encontra. Jesus dá a solução, mesmo no estado mais pecaminoso que este se encontre, bastando que este assim deseje e o chame. (Salmo 40) Oh, Solução! Oh, vitória eterna!
A vida é um aprendizado. José teve 20 anos de aprendizado e Moisés, 40 anos; aliás diz-se que Moisés aprendeu sobre o Egito 40 anos e ficou 40 anos no deserto para desaprendê-lo e aprender a confiar em Deus. Enfim, a vida proporciona situações de grande aprendizado e em cada fase podemos aprender e crescer nos valores humanos, espirituais, etc..
 Dependendo da maneira de como encaramos os eventos da vida tornamo-nos mais amáveis ou mais amargurados, mais otimistas ou mais pessimistas, vencedores o fracassados. Os eventos da vida de José eram potenciais para fazer dele um homem amargurado, um bandido, ou um derrotado. Foram anos de provação nos quais ele aprendeu a ouvir a Deus, aceitar sua provação como propulsora de sua vitória. Nunca deixou-se ser envolvido pela aparente derrota do momento. Vemos que seu aprendizado foi benigno quando, já vivendo no sucesso e vitória, dá à seus filhos os nomes de Manasses e Efraim, cujo o significado revela sua postura diante da vida. Leia Gênesis 42:50-52:
“E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano da fome), que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou a José o nome do primeiro filho Manasses: Porque disse: “Deus me fez esquecer a minha dificuldade e de toda casa de meu pai”. E o nome do segundo filho chamou de Efraim, porque disse: “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”.”
Manassés: "que faz esquecer' – é necessário uma atitude positiva em questões de amargura, ressentimento e adversidades. Isso não significa que devamos negar a dura realidade, significar, outrossim, que não devemos ficar presos ao passado, aos rancores e dores; não remoer as pessoas. Isso é ATITUDE, é estar disposto a esquecer e não uma negação da lembrança, mas uma decisão de receber a cura e procurar coisas melhores.
Efraim: 'duplamente frutífero" – uma decisão de “Manassés” possibilita uma visão positiva, uma fé que espera, antecipa e conquista o melhor de DEUS, uma decisão de "Efraim". É nesse momento que abrimos as comportas de bênçãos dos céus, as quais Deus de antemão já nos tem preparado (Efésios 1:3).
O engrandecimento de José não foi fruto do acaso, Faraó declarou a todos “onde acharíamos um homem como este, em quem haja o Espírito de Deus?” Gênesis 41:38.
A grandeza de José foi tamanha que Faraó lhe disse: “Você estará sobre minha família; por suas palavras se governará todo o meu povo; eu serei maior que você apenas no trono. E disse-lhe mais: Veja, agora coloco você com poder em toda a terra do Egito” Gênesis 41:40-41.
DEUS TRANSFORMA O CARÁTER DAS PESSOAS: ABRAÃO  -  ISAQUE  -  JACÓ
Abraão      -           Propenso a Mentir    -    Gênesis 12
Isaque       -           Também tinha dificuldades com a mentira   -           Gênesis 26
Jacó           -           Seu nome significava “enganador”    -           Gênesis 32 e 33
Note que Deus executou seu plano na vida de cada um deles mesmo com suas falhas de caráter. Isso não significa que Deus não corrija as condutas erradas -  Veja Êxodo 20:5, 34:7, Deuterônomio 5:9, e Salmo 99:8 - Mas, significa que Deus investe na graça e na misericórdia para que seus filhos cresçam e mudem sua conduta para melhor. Todavia, a decisão de deixar-nos ser moldados por Deus ainda é nossa. Qual é a sua?



Comentários

Maurinei Tumenas disse…
Muito boa mensagem irmão!
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2:20
Coloquemo-nos nas mão de Deus para sermos por Ele feitos vasos para Sua honra!
Deus te abençõe...
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
Pastor Ladislau disse…
Deus o abençõe meu irmão que seu ministério cresça entre os povos mensagem abençõada obrigado por compartilha-la abrs boa tarde
Fabiana disse…
Obrigado amado do Senhor, quero que saiba que em especial me sinto muito honrrada em ouvir isso de voce, por que mesmo de longe e nao te conhecendo sinto tambem no irmao uma essencia de Deus tao grande, e suas palavras me dao forças é pra mim como a propia boca de Deus falando ao meu coraçao e me motivando a prosseguir nessa nossa caminhada quem nem sempre e facil nao e memso. Quero que o irmao interceda por mim,pois confio em voce como homem de Deus,para que o Senhor me de direçao,sabe bençao estou fazendo um jejum em prol da minha vida sentimental e profissional e quero voltar a ter essa pratica na minha vida, de pagar o preço e renunciar a minha carne para viver e fazer o vontade do Senhor. Tantos sao os motivos amado ao qual precisamos jejuar, esse ano determinei em meu coraçao que quero ser ativa e me comprometr com as coisas do nosso Deus, nao somente falar, mas praticar, e sei que o inimigo se levantara,mas creio no proposito e na vitoria de jesus sobre mim. Que o Senhor Jesus prepare pra mim um homem segundo o coraçao dEle, mas que seja admiravel como pessoa de homem de Deus e com essa linda e intensa sensibilidade das coisas que vem do alto que voce tem. Que papai do ceu abençoe sua casa,sua esposa, seus filhos e propspere seu ministerio a cada dia.Meu coraçao se alegra por ser sua irma em Cristo viu..Fica na paz!!

Quse nao falo viu rrssss...

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada)


"Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras."

HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9

A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida.

De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26

De onde vem o corte?

Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma!

Os pontos de corte são 3, a…

Um Evangelho que transforma

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé." Romanos 1:16,17        O evangelho que somos chamados a viver é um evangelho MOTIVADOR, INSPIRADOR e TRANSFORMADOR.
       Jesus afirmou ser o PÃO DA VIDA (Mateus 6:48). O termo PÃO DA VIDA é de muita importância pois é o alimento básico que está em todas as mesas. Do rico ao pobre.        Tudo o que for essencial e necessário não nos faltará, é promessa de Deus.        Porém, muito mais que simplesmente se aproximar de Jesus pelo que Ele pode fazer por nós, o Evangelho que somos chamados a viver e comunicar é o evangelho da transformação, da restauração de nossas vidas pelos valores do Reino de Deus. Fato que muitas vezes nos faz ficar na contramão do pensamento deste mundo. Por isso quem ama esse mundo (e seu sistema de valores) …

Um exemplo de Oração

"(Jesus) Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou..." (Mateus 26:39)
Há várias coisas para nós aprendermos da parte da oração do Salvador em Sua hora de provação. A primeira é que a Sua oração era oração solitária; ele se retirou até mesmo de Seus três discípulos preferidos. Da mesma maneira nós devemos orar em segredo, especialmente em tempos de provação. A oração familiar, oração social, oração na Igreja, são preciosas, mas elas não são suficientes.

Em segundo lugar, foi oração humilde. Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão"e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo.

Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa. Ele orou ao Seu "Abba, Pai", literalmente, o seu "Papai". No dia de sua provação você…