Pular para o conteúdo principal

Vaso na mão do Oleiro


Vaso de Barro sendo conformado pelo Oleiro

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18: 1-6:
O Pastor J. T. Pugh dizia que todos nós temos coisas que precisam, ser retiradas de nossas vidas; a moldagem do vaso (nossa vida) é Deus quem faz, pela palavra, quando nós abrimos o coração. 
Abrir o coração, de fato, é reagir positivamente e pró-ativamente em relação ao ensino da Palavra de Deus (doutrina). Exemplo: sobre o ato de perdoar, como Jesus ensinou em Mateus. 6:13.
A pregação é toda minha vida, e a minha vida toda deve ser uma pregação.
Quando o Senhor age em nossas vidas a fim de transformar nosso caráter, moldando-nos a sua imagem, Ele lança mão de todos os adventos que nos acontece para nosso bem (Romanos 8: 28).
Então, nestes processos de “moldagem” da vida, precisamos vencer os pensamentos negativos, problemas de infância, traumas, complexos, “machucaduras” do dia a dia, experiência dolorosas, problemas amorosos, traições de amigos, e muitos mais. Se estes eventos e marcas não forem tratados a luz da Palavra de Deus, “as sombras do passado nos impedirão de ver a luz do presente e a glória do futuro” (Pastor J. T. Pugh).
Quando deixarmos nossas vidas serem vulneráveis ao agir de Deus, quando deixarmos que nós mesmos, corajosamente, confrontemos essa situação, mudaremos e venceremos esses obstáculos, que serão fortalezas demolidas pelas armas espirituais (2 Coríntios 10: 3-6).
Pessoas nascidas uma vez (nascimento natural) são vítimas da vida e das maldades, pois o mundo está no maligno 1 João 5:19. Pessoas “nascidas de novo” (João 3: 5-8) vencem o mundo (I João 5: 4).
O mundo está cheio de ódio, ganância, medo, crueldade, egoísmo, raiva, prostituição, sexo ilícito, roubos, mas o poder do sangue de Jesus, isto é, o poder que foi liberado pela mente do Filho de Deus, capacitar-nos a vencer todo o mal (1 João 2:1).
Para poder ajudar a solucionar um problema de outra pessoa, é preciso estar livre dos seus.
Jesus ama o pecador assim como os encontra. Jesus dá a solução, mesmo no estado mais pecaminoso que este se encontre, bastando que este assim deseje e o chame. (Salmo 40) Oh, Solução! Oh, vitória eterna!
A vida é um aprendizado. José teve 20 anos de aprendizado e Moisés, 40 anos; aliás diz-se que Moisés aprendeu sobre o Egito 40 anos e ficou 40 anos no deserto para desaprendê-lo e aprender a confiar em Deus. Enfim, a vida proporciona situações de grande aprendizado e em cada fase podemos aprender e crescer nos valores humanos, espirituais, etc..
 Dependendo da maneira de como encaramos os eventos da vida tornamo-nos mais amáveis ou mais amargurados, mais otimistas ou mais pessimistas, vencedores o fracassados. Os eventos da vida de José eram potenciais para fazer dele um homem amargurado, um bandido, ou um derrotado. Foram anos de provação nos quais ele aprendeu a ouvir a Deus, aceitar sua provação como propulsora de sua vitória. Nunca deixou-se ser envolvido pela aparente derrota do momento. Vemos que seu aprendizado foi benigno quando, já vivendo no sucesso e vitória, dá à seus filhos os nomes de Manasses e Efraim, cujo o significado revela sua postura diante da vida. Leia Gênesis 42:50-52:
“E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano da fome), que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou a José o nome do primeiro filho Manasses: Porque disse: “Deus me fez esquecer a minha dificuldade e de toda casa de meu pai”. E o nome do segundo filho chamou de Efraim, porque disse: “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”.”
Manassés: "que faz esquecer' – é necessário uma atitude positiva em questões de amargura, ressentimento e adversidades. Isso não significa que devamos negar a dura realidade, significar, outrossim, que não devemos ficar presos ao passado, aos rancores e dores; não remoer as pessoas. Isso é ATITUDE, é estar disposto a esquecer e não uma negação da lembrança, mas uma decisão de receber a cura e procurar coisas melhores.
Efraim: 'duplamente frutífero" – uma decisão de “Manassés” possibilita uma visão positiva, uma fé que espera, antecipa e conquista o melhor de DEUS, uma decisão de "Efraim". É nesse momento que abrimos as comportas de bênçãos dos céus, as quais Deus de antemão já nos tem preparado (Efésios 1:3).
O engrandecimento de José não foi fruto do acaso, Faraó declarou a todos “onde acharíamos um homem como este, em quem haja o Espírito de Deus?” Gênesis 41:38.
A grandeza de José foi tamanha que Faraó lhe disse: “Você estará sobre minha família; por suas palavras se governará todo o meu povo; eu serei maior que você apenas no trono. E disse-lhe mais: Veja, agora coloco você com poder em toda a terra do Egito” Gênesis 41:40-41.
DEUS TRANSFORMA O CARÁTER DAS PESSOAS: ABRAÃO  -  ISAQUE  -  JACÓ
Abraão      -           Propenso a Mentir    -    Gênesis 12
Isaque       -           Também tinha dificuldades com a mentira   -           Gênesis 26
Jacó           -           Seu nome significava “enganador”    -           Gênesis 32 e 33
Note que Deus executou seu plano na vida de cada um deles mesmo com suas falhas de caráter. Isso não significa que Deus não corrija as condutas erradas -  Veja Êxodo 20:5, 34:7, Deuterônomio 5:9, e Salmo 99:8 - Mas, significa que Deus investe na graça e na misericórdia para que seus filhos cresçam e mudem sua conduta para melhor. Todavia, a decisão de deixar-nos ser moldados por Deus ainda é nossa. Qual é a sua?



Comentários

Maurinei Tumenas disse…
Muito boa mensagem irmão!
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2:20
Coloquemo-nos nas mão de Deus para sermos por Ele feitos vasos para Sua honra!
Deus te abençõe...
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
BOAS NOVAS disse…
Deus o abençõe meu irmão que seu ministério cresça entre os povos mensagem abençõada obrigado por compartilha-la abrs boa tarde
Obrigado amado do Senhor, quero que saiba que em especial me sinto muito honrrada em ouvir isso de voce, por que mesmo de longe e nao te conhecendo sinto tambem no irmao uma essencia de Deus tao grande, e suas palavras me dao forças é pra mim como a propia boca de Deus falando ao meu coraçao e me motivando a prosseguir nessa nossa caminhada quem nem sempre e facil nao e memso. Quero que o irmao interceda por mim,pois confio em voce como homem de Deus,para que o Senhor me de direçao,sabe bençao estou fazendo um jejum em prol da minha vida sentimental e profissional e quero voltar a ter essa pratica na minha vida, de pagar o preço e renunciar a minha carne para viver e fazer o vontade do Senhor. Tantos sao os motivos amado ao qual precisamos jejuar, esse ano determinei em meu coraçao que quero ser ativa e me comprometr com as coisas do nosso Deus, nao somente falar, mas praticar, e sei que o inimigo se levantara,mas creio no proposito e na vitoria de jesus sobre mim. Que o Senhor Jesus prepare pra mim um homem segundo o coraçao dEle, mas que seja admiravel como pessoa de homem de Deus e com essa linda e intensa sensibilidade das coisas que vem do alto que voce tem. Que papai do ceu abençoe sua casa,sua esposa, seus filhos e propspere seu ministerio a cada dia.Meu coraçao se alegra por ser sua irma em Cristo viu..Fica na paz!!

Quse nao falo viu rrssss...

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat