Vaso de Barro sendo conformado pelo Oleiro |
"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18: 1-6:
O Pastor J. T. Pugh dizia que todos nós temos coisas que precisam, ser retiradas de nossas vidas; a moldagem do vaso (nossa vida) é Deus quem faz, pela palavra, quando nós abrimos o coração.
Abrir o coração, de fato, é reagir positivamente e pró-ativamente em relação ao ensino da Palavra de Deus (doutrina). Exemplo: sobre o ato de perdoar, como Jesus ensinou em Mateus. 6:13.
A pregação é toda minha vida, e a minha vida toda deve ser uma pregação.
Quando o Senhor age em nossas vidas a fim de transformar nosso caráter, moldando-nos a sua imagem, Ele lança mão de todos os adventos que nos acontece para nosso bem (Romanos 8: 28).
Então, nestes processos de “moldagem” da vida, precisamos vencer os pensamentos negativos, problemas de infância, traumas, complexos, “machucaduras” do dia a dia, experiência dolorosas, problemas amorosos, traições de amigos, e muitos mais. Se estes eventos e marcas não forem tratados a luz da Palavra de Deus, “as sombras do passado nos impedirão de ver a luz do presente e a glória do futuro” (Pastor J. T. Pugh).
Quando deixarmos nossas vidas serem vulneráveis ao agir de Deus, quando deixarmos que nós mesmos, corajosamente, confrontemos essa situação, mudaremos e venceremos esses obstáculos, que serão fortalezas demolidas pelas armas espirituais (2 Coríntios 10: 3-6).
Pessoas nascidas uma vez (nascimento natural) são vítimas da vida e das maldades, pois o mundo está no maligno 1 João 5:19. Pessoas “nascidas de novo” (João 3: 5-8) vencem o mundo (I João 5: 4).
O mundo está cheio de ódio, ganância, medo, crueldade, egoísmo, raiva, prostituição, sexo ilícito, roubos, mas o poder do sangue de Jesus, isto é, o poder que foi liberado pela mente do Filho de Deus, capacitar-nos a vencer todo o mal (1 João 2:1).
Para poder ajudar a solucionar um problema de outra pessoa, é preciso estar livre dos seus.
Jesus ama o pecador assim como os encontra. Jesus dá a solução, mesmo no estado mais pecaminoso que este se encontre, bastando que este assim deseje e o chame. (Salmo 40) Oh, Solução! Oh, vitória eterna!
A vida é um aprendizado. José teve 20 anos de aprendizado e Moisés, 40 anos; aliás diz-se que Moisés aprendeu sobre o Egito 40 anos e ficou 40 anos no deserto para desaprendê-lo e aprender a confiar em Deus. Enfim, a vida proporciona situações de grande aprendizado e em cada fase podemos aprender e crescer nos valores humanos, espirituais, etc..
Dependendo da maneira de como encaramos os eventos da vida tornamo-nos mais amáveis ou mais amargurados, mais otimistas ou mais pessimistas, vencedores o fracassados. Os eventos da vida de José eram potenciais para fazer dele um homem amargurado, um bandido, ou um derrotado. Foram anos de provação nos quais ele aprendeu a ouvir a Deus, aceitar sua provação como propulsora de sua vitória. Nunca deixou-se ser envolvido pela aparente derrota do momento. Vemos que seu aprendizado foi benigno quando, já vivendo no sucesso e vitória, dá à seus filhos os nomes de Manasses e Efraim, cujo o significado revela sua postura diante da vida. Leia Gênesis 42:50-52:
“E nasceram a José dois filhos (antes que viesse o ano da fome), que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou a José o nome do primeiro filho Manasses: Porque disse: “Deus me fez esquecer a minha dificuldade e de toda casa de meu pai”. E o nome do segundo filho chamou de Efraim, porque disse: “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”.”
Manassés: "que faz esquecer' – é necessário uma atitude positiva em questões de amargura, ressentimento e adversidades. Isso não significa que devamos negar a dura realidade, significar, outrossim, que não devemos ficar presos ao passado, aos rancores e dores; não remoer as pessoas. Isso é ATITUDE, é estar disposto a esquecer e não uma negação da lembrança, mas uma decisão de receber a cura e procurar coisas melhores.
Efraim: 'duplamente frutífero" – uma decisão de “Manassés” possibilita uma visão positiva, uma fé que espera, antecipa e conquista o melhor de DEUS, uma decisão de "Efraim". É nesse momento que abrimos as comportas de bênçãos dos céus, as quais Deus de antemão já nos tem preparado (Efésios 1:3).
O engrandecimento de José não foi fruto do acaso, Faraó declarou a todos “onde acharíamos um homem como este, em quem haja o Espírito de Deus?” Gênesis 41:38.
A grandeza de José foi tamanha que Faraó lhe disse: “Você estará sobre minha família; por suas palavras se governará todo o meu povo; eu serei maior que você apenas no trono. E disse-lhe mais: Veja, agora coloco você com poder em toda a terra do Egito” Gênesis 41:40-41.
DEUS TRANSFORMA O CARÁTER DAS PESSOAS: ABRAÃO - ISAQUE - JACÓ
Abraão - Propenso a Mentir - Gênesis 12
Isaque - Também tinha dificuldades com a mentira - Gênesis 26
Jacó - Seu nome significava “enganador” - Gênesis 32 e 33
Note que Deus executou seu plano na vida de cada um deles mesmo com suas falhas de caráter. Isso não significa que Deus não corrija as condutas erradas - Veja Êxodo 20:5, 34:7, Deuterônomio 5:9, e Salmo 99:8 - Mas, significa que Deus investe na graça e na misericórdia para que seus filhos cresçam e mudem sua conduta para melhor. Todavia, a decisão de deixar-nos ser moldados por Deus ainda é nossa. Qual é a sua?
Comentários
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2:20
Coloquemo-nos nas mão de Deus para sermos por Ele feitos vasos para Sua honra!
Deus te abençõe...
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
Quse nao falo viu rrssss...