Pular para o conteúdo principal

VENÇA A PREOCUPAÇÃO


Vença a Preocupação
Entregue o seu fardo a Deus
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 1 Pedro 5:7
Diz-se que 90% das coisas que perturbam as pessoas nunca chegam de fato a acontecer.
Deixamos que as coisas cresçam dentro de nós ao invés de as levarmos a Deus e oração e deixarmos com Ele.
Muitos de nós nos esquecemos dos valores reais da vida, tais como o amor de um casal, ou de um filho ou filha, o valor da visão e da audição, e acima de tudo da oportunidade de viver para Cristo e receber Seu dom gratuito da salvação.
Você pode ser como um termômetro ou um termostato. O termômetro simplesmente reflete o ambiente ao seu redor. Você pode se preocupar e se afligir porque as coisas ao seu redor não estão certas. Ou pode ser um termostato, e mudar as coisas para melhor.
Quando os problemas surgirem, e certamente surgirão, você não deve deixar que eles o confundam, nem mudem o seu senso de valores. Você não deve deixar que eles o levem a focalizar em coisas erradas.
Muitas vezes enfrentamos problemas por causa de coisas sobre as quais não temos controle. Quando isso acontece, não devemos deixar que elas afetem o nosso ânimo. Se isso acontecer, os resultados podem nos trazer doença, e até mesmo encurtar a vida. Muitos médicos dizem que a preocupação, a ansiedade, a tensão e a ira podem fazê-lo mais doente do que um vírus.
Todos temos de escolher entre ser pessoas preocupadas como Marta ou pessoas piedosas como Maria. Em Lucas 10, Jesus tinha ido visitar Seus bons amigos Lázaro, Maria e Marta. Ambas tinham trabalhos para fazer e sabiam que Jesus só podia ficar com eles por pouco tempo.
Maria resolveu que o seu trabalho poderia esperar para mais tarde. Sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo-O e falando com Ele. Ela poderia se lembrar e ser fortalecida pelo resto da vida, como resultado daqueles momentos na presença de Jesus.
Mas sua irmã Marta deu prioridade a lavar a louça, limpar panelas, fazer pão, preparar comida, varrer o chão, e assim por diante.
Não só ela continuou fazendo essas coisas, mas deixou que a sua atitude a afetasse ainda mais. Começou a sentir pena de si mesma e se irritou porque Maria não a ajudava. Por isso ficou murmurando. Finalmente foi a Jesus e acusou-O de não Se interessar por ela e tudo que tinha para fazer. Jesus voltou-Se para Marta e disse: “Marta, Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada.”
...Leva-me às águas tranquilas...


A pessoa que se preocupa pode
tomar um pequeno problema
e desenvolvê-lo ao ponto de
parecer uma impossibilidade.
  


Lemos em 1 Pedro 5:6,7: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele ,em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
Jesus quer levar o seu fardo. Ele não quer que você esteja sobrecarregado com os cuidados desta vida. Ele faz este convite a você:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
Paulo escreveu em Filipenses 4:6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

Como Vencer A Preocupação

  1. Tenha um relacionamento correto com Deus.
  2. Leve os seus fardos e preocupações ao Senhor em oração, e deixe-os com Ele.
  3. Fique firme nas promessas da Palavra de Deus.
  4. Mantenha sua confiança no Senhor, seja qual for o problema.
  5. Aprenda a aceitar o que não pode mudar.
  6. Em vez de ficar parado, cheio de preocupação, faça alguma coisa e exerça alguma atividade. Arranje um passatempo. Leia a Bíblia. Saia e ande para que o vento leve as teias de aranha da sua mente.
  7. Compartilhe suas preocupações com um amigo de confiança. Converse com um pastor.
  8. Estabeleça um equilíbrio entre seu trabalho e lazer. Toda pessoa precisa e descanso.
  9. Evite a auto medicação. Os comprimidos nunca irão ensiná-lo a vencer a tensão e a preocupação. Procure um médico. Por amor a si mesmo e à sua família, certifique-se de que não tem nada. Muitas preocupações têm uma causa física.
  10. Evite ficar obcecado consigo mesmo. Quando estiver preocupado, faça alguma coisa por alguém. Você acabará como o homem que disse: “Eu reclamei que não tinha sapatos até me encontrar com alguém que não tinha pés”.
  11. Fuja da solidão. Quando estiver preocupado, saia e vá para onde há gente. Desenvolva interesse pelos outros.
  12. Descanse. Você ficará surpreso de ver quantas preocupações desaparecem com uma boa noite de sono.
  13. Cuide da sua alimentação. Uma dieta pobre ou mal planejada pode ser a causa de mais preocupação e tensão do que você pensa.
  14. Viva sua vida um dia de cada vez. Não se preocupe com o que possa acontecer amanhã. Viva cada dia como um dom de Deus.
  15. Por que preocupar-se quando você pode orar e confiar em Deus?
Promessas da Palavra de Deus
  • “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.” (Salmos 4:8)
  • “Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmos 55:22)
  • “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente; diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Salmos 91:1,2)
  • “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3)
  • “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”(Mateus 6:25-34)
  • “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim...Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:1 e 27)
  • “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1)
  • “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)
  • “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.” (Romanos 14:17-19
  • “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:6,7,19)
  • “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15)
  • “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. (Tiago 1:5)
  • “Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, que é grande. Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Salmos 25:11,12)
  • “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” (Salmos 91:14-16)
  • "Tu Senhor, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o Meu Deus, salto muralhas. O caminho de Deus é perfeito, a palavra do SENHOR  é provada; Ele é escudo para todos os que n'Ele se refugiam." (2 Samuel 22:29-31).
  • “Este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.” (Salmos 48:14)
  •  “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam” (Isaías 58:11)
Texto de Rex Humbard (In memorian), adaptado por  Gerson Luiz - Restauração e Vida

Comentários

Anônimo disse…
Graça e Paz Gerson,

Que Blog maravilhoso o seu, essa postagem que você colocou hoje sobre a preocupação veio de encontro a minha necessidade. Como vc sabe eu envio a palavra do dia para muitas pessoas todos os dias, mas as vezes quem precisa de uma palavra somos nós. Não é?
Que Deus continue te abençoando.

Abraço,

(da minha amiga e irmã em Cristo, MICHELE COUTINHO - Michele escreve o devocional diário no BLOG PALAVRA DO DIA)
Maurinei Tumenas disse…
Uma benção de mensagem meu irmão!
Como diz um velho ditado:"Não conte a Deus o tamanho do seu problema, mas conte ao problema o tamanho do Seu Deus" infelizmente muitos tem feito o contrário.
Obrigado pela palavra.
Maurinei...
http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/
Sonhos De Deus disse…
Bom Dia!


Eu espero que você tenha um belo amanhecer ,
E que , amanhecendo , você desperte sorrindo ...

E que , sorrindo , você siga o seu caminho ,
A sua jornada de trabalho ,
Contagiando todos a sua volta ...passei pr me abençoar com o post, que por sinal está uma benção,te desejar uma semana de muitas mais, muitas vitórias,fica com Deus,meu amigo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…