Pular para o conteúdo principal

Como morrem as igrejas


Vós sois a luz do mundo e o sal da Terra - Mateus 5:14

Segue mais uma belíssima mensagem do Pastor Lloyd John Ogilvie, do livro O QUE DEUS TEM DE MELHOR PARA SUA VIDA, Editora Vida.

Versículo-chave: Tens nome de que vives, e estás morto (ApocaIipse 3:1).

Poucas críticas à igreja seriam mais cortantes do que ela ter nome de que vive, mas na realidade estar morta. Porém, era exatamente isso o que Cristo tinha a dizer à igreja em Sardes. Sua vida tinha fama, mas Cristo disse que estava morta. Materialmente tinha vida, mas espiritualmente estava morta. O que Jesus quis dizer? Quando é que uma igreja está morta? 


Quando adora o passado. As recordações são reconfortadoras, mas nem sempre estimulantes. Só podemos olhar para o passado com ações de graças, jamais com satisfação própria. A igreja em Sardes descansava em sua reputação.

A igreja também está morta quando ama mais o sucesso do que a Cristo. A igreja deve ser a luz, o sal e o lêvedo do mundo. Deve fazer o que Deus exige, não o que a sociedade quer. A igreja em Sardes tolerava Sardes; não a transformava. 

Além disso, a igreja está morta quando seus membros estão mortos. 

A igreja recebe vida quando o povo está cheio com o Espírito Santo e estuda, partilha e serve. A igreja é levantada dentre os mortos quando o povo religioso, que não conhece a Cristo, entrega-se a ele completamente e recebe o seu Espírito vivo. 

Jesus desafiou a igreja em Sardes a despertar-se e fortalecer o que estava às portas da morte. A igreja letárgica não lhe era aceitável. 

Cristo queria fidelidade. A igreja havia-se desviado da fonte de vida. 

Ele desejava vitalidade. A igreja tem de levar um estilo de vida motivado por Cristo, apresentado em liberdade, expresso em serviço e comunicado em alegria. Ele desejava autenticidade. O evangelho faz que os crentes sejam descontraídos, liberados, renovados, capazes de viver mais, sofrer mais e servir mais que o mundo pagão. Finalmente, Ele desejava reprodutibilidade. O sinal de uma igreja viva é seus membros estarem levando outros a Cristo.

Pensamento do dia: O que diria Cristo acerca da sua igreja?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo. (2 Co 2.14.) 

De aparentes derrotas Deus tira as Suas maiores vitórias. 
Muitas vezes o inimigo parece triunfar temporariamente, e Deus assim permite. Depois então Ele confunde toda a obra do inimigo, desfaz sua aparente vitória e, como diz a Escritura, "transtorna o caminho dos ímpios". 
Assim Ele nos leva a experimentar uma vitória muito maior do que se não tivesse permitido ao inimigo um aparente triunfo no início. 
A história dos três moços hebreus lançados na fornalha ardente é bastante conhecida, e nos traz um exemplo de vitória aparente do inimigo. Parecia que os servos do Deus vivo iam sofrer uma terrível derrota. Por certo todos nós já estivemos em situações onde parecíamos derrotados — e o inimigo se regozijava. Podemos imaginar a derrota completa que os três jovens pareciam estar sofrendo: lançados na fornalha, com os inimigos observando para vê-los arder naquelas chamas. Porém, em que grande pasmo fica…

Manhã com Deus

Prepara-te para amanhã, para que subas..., e ali te apresenta a mim no cume do monte. Ninguém suba contigo. (Êx 34.2, 3.) 

 O momento matinal com Deus é essencial. Não podemos encarar o dia sem ter olhado para Deus, nem ter contato com outros, sem primeiro ter estado em contato com Deus. Não podemos esperar vitória, se começamos o dia na nossa própria força. Enfrentemos o trabalho de cada dia sentindo a influência de alguns momentos tranqüilos com o coração diante de Deus. Não entremos em contato com ninguém, mesmo os de casa, sem ter primeiro conversado com o grande hóspede e companheiro de nossa vida — Jesus Cristo. Conversemos a sós com Ele regularmente. Conversemos a sós com Ele diante da Bíblia, e enfrentemos os deveres habituais e não habituais de cada dia, tendo a influência dEle a controlar cada um de nossos atos. Tens hoje muito que fazer, talvez; Fala com Deus, primeiro. As coisas mudam tanto de figura Quando encaradas lá, A sós com Deus. Familiariza-O com esses teus ass…

Falar é Prata, Escutar é Ouro

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” Tiago 1:19-20).
Recebi esse texto abaixo para meditação da Rádio BBN e resolvi compartilhar com vocês que acompanham-me pelo BLOG do Pastor Gerson Luiz. A mensagem é muito boa e vai acrescentar muito para quem tirar alguns minutos para ler meditar.
Aproveito para recomendar a programação da Rádio BBN que pode ser sintonizada pela WEB. Copie o link a segui e aproveite: http://www.bbnradio.org/jwplayer/players/browsers/portuguese.htm O ditado popular: “Falar é prata, escutar é ouro” reflete essa verdade preciosa. No texto acima entendemos que muitos de nós ainda precisa escutar mais e falar menos. Infelizmente, muitas vezes fazemos o contrário do que Deus nos exorta em Sua palavra. Quantas vezes somos tardios para ouvir, prontos para falar e mais prontos ainda para nos irar? E assim perdemos a oportunidade de experimentar a justiça…