Como morrem as igrejas


Vós sois a luz do mundo e o sal da Terra - Mateus 5:14

Segue mais uma belíssima mensagem do Pastor Lloyd John Ogilvie, do livro O QUE DEUS TEM DE MELHOR PARA SUA VIDA, Editora Vida.

Versículo-chave: Tens nome de que vives, e estás morto (ApocaIipse 3:1).

Poucas críticas à igreja seriam mais cortantes do que ela ter nome de que vive, mas na realidade estar morta. Porém, era exatamente isso o que Cristo tinha a dizer à igreja em Sardes. Sua vida tinha fama, mas Cristo disse que estava morta. Materialmente tinha vida, mas espiritualmente estava morta. O que Jesus quis dizer? Quando é que uma igreja está morta? 


Quando adora o passado. As recordações são reconfortadoras, mas nem sempre estimulantes. Só podemos olhar para o passado com ações de graças, jamais com satisfação própria. A igreja em Sardes descansava em sua reputação.

A igreja também está morta quando ama mais o sucesso do que a Cristo. A igreja deve ser a luz, o sal e o lêvedo do mundo. Deve fazer o que Deus exige, não o que a sociedade quer. A igreja em Sardes tolerava Sardes; não a transformava. 

Além disso, a igreja está morta quando seus membros estão mortos. 

A igreja recebe vida quando o povo está cheio com o Espírito Santo e estuda, partilha e serve. A igreja é levantada dentre os mortos quando o povo religioso, que não conhece a Cristo, entrega-se a ele completamente e recebe o seu Espírito vivo. 

Jesus desafiou a igreja em Sardes a despertar-se e fortalecer o que estava às portas da morte. A igreja letárgica não lhe era aceitável. 

Cristo queria fidelidade. A igreja havia-se desviado da fonte de vida. 

Ele desejava vitalidade. A igreja tem de levar um estilo de vida motivado por Cristo, apresentado em liberdade, expresso em serviço e comunicado em alegria. Ele desejava autenticidade. O evangelho faz que os crentes sejam descontraídos, liberados, renovados, capazes de viver mais, sofrer mais e servir mais que o mundo pagão. Finalmente, Ele desejava reprodutibilidade. O sinal de uma igreja viva é seus membros estarem levando outros a Cristo.

Pensamento do dia: O que diria Cristo acerca da sua igreja?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparente derrota, Vitória de Fato

Amado com amor inabalável

Manhã com Deus