Pular para o conteúdo principal

Como morrem as igrejas


Vós sois a luz do mundo e o sal da Terra - Mateus 5:14

Segue mais uma belíssima mensagem do Pastor Lloyd John Ogilvie, do livro O QUE DEUS TEM DE MELHOR PARA SUA VIDA, Editora Vida.

Versículo-chave: Tens nome de que vives, e estás morto (ApocaIipse 3:1).

Poucas críticas à igreja seriam mais cortantes do que ela ter nome de que vive, mas na realidade estar morta. Porém, era exatamente isso o que Cristo tinha a dizer à igreja em Sardes. Sua vida tinha fama, mas Cristo disse que estava morta. Materialmente tinha vida, mas espiritualmente estava morta. O que Jesus quis dizer? Quando é que uma igreja está morta? 


Quando adora o passado. As recordações são reconfortadoras, mas nem sempre estimulantes. Só podemos olhar para o passado com ações de graças, jamais com satisfação própria. A igreja em Sardes descansava em sua reputação.

A igreja também está morta quando ama mais o sucesso do que a Cristo. A igreja deve ser a luz, o sal e o lêvedo do mundo. Deve fazer o que Deus exige, não o que a sociedade quer. A igreja em Sardes tolerava Sardes; não a transformava. 

Além disso, a igreja está morta quando seus membros estão mortos. 

A igreja recebe vida quando o povo está cheio com o Espírito Santo e estuda, partilha e serve. A igreja é levantada dentre os mortos quando o povo religioso, que não conhece a Cristo, entrega-se a ele completamente e recebe o seu Espírito vivo. 

Jesus desafiou a igreja em Sardes a despertar-se e fortalecer o que estava às portas da morte. A igreja letárgica não lhe era aceitável. 

Cristo queria fidelidade. A igreja havia-se desviado da fonte de vida. 

Ele desejava vitalidade. A igreja tem de levar um estilo de vida motivado por Cristo, apresentado em liberdade, expresso em serviço e comunicado em alegria. Ele desejava autenticidade. O evangelho faz que os crentes sejam descontraídos, liberados, renovados, capazes de viver mais, sofrer mais e servir mais que o mundo pagão. Finalmente, Ele desejava reprodutibilidade. O sinal de uma igreja viva é seus membros estarem levando outros a Cristo.

Pensamento do dia: O que diria Cristo acerca da sua igreja?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat